Trabalho de Conclusão de Curso

Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita

This study aims to socialize the relevance of games and games for the development of literacy and literacy, since, although there are many studies on the use of play as a mediation for teaching and learning, it is still a didactic - pedagogical resource little used in the classroom. This is bi...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Solange Pereira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7123
id oai:localhost:prefix-7123
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-71232023-10-27T02:16:37Z Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita Games in the literacy cycle: contributions to the reading and writing Silva, Solange Pereira da Sales, Clotilde Tinoco http://lattes.cnpq.br/5642359058931763 Coelho, Maria Marly de Oliveira http://lattes.cnpq.br/3172102502440463 https://orcid.org/0000-0002-8543-8954 https://orcid.org/0000-0003-0792-1753 Linguagem Ludicidade Aprendizagem Letramento CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Alfabetização Jogos educativos Linguagem e educação This study aims to socialize the relevance of games and games for the development of literacy and literacy, since, although there are many studies on the use of play as a mediation for teaching and learning, it is still a didactic - pedagogical resource little used in the classroom. This is bibliographic research in dialogue with theorists who address the subject, in primary works, as well as in scientific articles. In the analysis of literacy games suggested by some authors, we found the possibilities of contact with reading and writing in a playful way, followed by other activities of linguistic analysis, such as word formation, identification of syllables and rhymes, construction of phrases associated with reading and writing and emphasis on phonemic awareness - sound – letter – sound – spelling relationship, contemplating the alphabetic writing system as the initial linguistic basis of literacy. Faced with these findings, we affirm that the ludic and ludic activities can enhance the work with reading and writing in literacy. Este estudo tem por objetivo socializar a relevância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da alfabetização e letramento, uma vez que, apesar de existirem muitos estudos sobre o uso do lúdico como mediação para o ensino e a aprendizagem, ainda é um recurso didático - pedagógico pouco utilizado na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico em diálogo com os teóricos que abordam sobre o assunto, em obras primárias, bem como em artigos científicos. Na análise dos jogos de alfabetização sugeridos por alguns autores (as), constatamos as possibilidades de contato com a leitura e a escrita de forma lúdica, seguida de outras atividades de análise linguística, como a formação de palavras, identificação de sílabas e rimas, construção de frases associadas à leitura e escrita e ênfase na consciência fonêmica - relação som – letra – som – grafia, contemplando o sistema de escrita alfabética como base linguística inicial da alfabetização. Diante dessas constatações, afirmamos que o lúdico e as atividades lúdicas podem potencializar o trabalho com a leitura e a escrita na alfabetização. 2 Não Muito pouco comentando, não tive orientação de professor(a) primeiro vez fazendo 2023-10-27T02:15:29Z 2023-10-27T02:15:29Z 2023-05-15 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7123 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Linguagem
Ludicidade
Aprendizagem
Letramento
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Alfabetização
Jogos educativos
Linguagem e educação
spellingShingle Linguagem
Ludicidade
Aprendizagem
Letramento
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Alfabetização
Jogos educativos
Linguagem e educação
Silva, Solange Pereira da
Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita
topic_facet Linguagem
Ludicidade
Aprendizagem
Letramento
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Alfabetização
Jogos educativos
Linguagem e educação
description This study aims to socialize the relevance of games and games for the development of literacy and literacy, since, although there are many studies on the use of play as a mediation for teaching and learning, it is still a didactic - pedagogical resource little used in the classroom. This is bibliographic research in dialogue with theorists who address the subject, in primary works, as well as in scientific articles. In the analysis of literacy games suggested by some authors, we found the possibilities of contact with reading and writing in a playful way, followed by other activities of linguistic analysis, such as word formation, identification of syllables and rhymes, construction of phrases associated with reading and writing and emphasis on phonemic awareness - sound – letter – sound – spelling relationship, contemplating the alphabetic writing system as the initial linguistic basis of literacy. Faced with these findings, we affirm that the ludic and ludic activities can enhance the work with reading and writing in literacy.
author_additional Sales, Clotilde Tinoco
author_additionalStr Sales, Clotilde Tinoco
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Solange Pereira da
title Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita
title_short Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita
title_full Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita
title_fullStr Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita
title_full_unstemmed Jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita
title_sort jogos no ciclo de alfabetização: contribuições para a leitura e a escrita
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7123
_version_ 1780970902823895040
score 11.653393