Artigo

o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil

This research had as general objective the teaching of Libras to hearing students in the second period of kindergarten in the municipal network of Parintins-AM. We had as specific objectives to identify which methodologies and resources are used in teaching Libras to these students and to identify t...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Daiane Pond
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7204
id oai:localhost:prefix-7204
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-72042025-03-10T20:51:25Z o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil Oliveira, Daiane Pond Teixeira, Danilza de Souza http://lattes.cnpq.br/9314312780452454 Pinto, Mariê Augusta de Souza Souza, Rosana Ramos de Ensino de Libras Ouvintes Educação Infantil Inclusão CIÊNCIA HUMANA: EDUCAÇÃO Lingua brasileira de sinais Estudantes surdos Inclusão escolar This research had as general objective the teaching of Libras to hearing students in the second period of kindergarten in the municipal network of Parintins-AM. We had as specific objectives to identify which methodologies and resources are used in teaching Libras to these students and to identify the conversation/socialization with the use of Libras among students. The methodology adopted was action research and qualitative research through an interview with the class teacher. We talk about how the choice of built materials was made, and how these materials were applied. With the results obtained, it was seen that the children used Libras in their daily life at school and in socializing with their classmates. With the teacher's interview, we realized the need to offer Libras in early childhood education, as this is the awareness that we must have about the relevance of learning Libras to promote the social inclusion of the deaf community and make its communication more efficient and meaningful. Esta pesquisa teve como objetivo geral ensinar Libras para estudantes ouvintes do 2º período da educação Infantil, na rede municipal de Parintins/AM. Buscou-se identificar os métodos e recursos usados no ensino de Libras para esses estudantes e verificar a conversação/socialização com uso de Libras entre os mesmos. A metodologia adotada foi à pesquisa-ação dentro da abordagem qualitativa por meio de entrevista direcionada à professora da turma. Com os resultados obtidos, foi observado que as crianças usaram a Libras no cotidiano da escola e na socialização com os colegas. Foi feita uma entrevista semiestrutura com a professora e percebemos a necessidade de ofertar Libras na educação infantil, pois essa é a tomada de consciência que devemos ter sobre a relevância da aprendizagem da linguagem de sinais para promover a inclusão social da comunidade surda e tornar a sua comunicação mais eficiente e significativa. 2 Não 2023-12-11T17:44:36Z 2023-12-11T17:44:36Z 2023-07-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7204 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Ensino de Libras
Ouvintes
Educação Infantil
Inclusão
CIÊNCIA HUMANA: EDUCAÇÃO
Lingua brasileira de sinais
Estudantes surdos
Inclusão escolar
spellingShingle Ensino de Libras
Ouvintes
Educação Infantil
Inclusão
CIÊNCIA HUMANA: EDUCAÇÃO
Lingua brasileira de sinais
Estudantes surdos
Inclusão escolar
Oliveira, Daiane Pond
o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil
topic_facet Ensino de Libras
Ouvintes
Educação Infantil
Inclusão
CIÊNCIA HUMANA: EDUCAÇÃO
Lingua brasileira de sinais
Estudantes surdos
Inclusão escolar
description This research had as general objective the teaching of Libras to hearing students in the second period of kindergarten in the municipal network of Parintins-AM. We had as specific objectives to identify which methodologies and resources are used in teaching Libras to these students and to identify the conversation/socialization with the use of Libras among students. The methodology adopted was action research and qualitative research through an interview with the class teacher. We talk about how the choice of built materials was made, and how these materials were applied. With the results obtained, it was seen that the children used Libras in their daily life at school and in socializing with their classmates. With the teacher's interview, we realized the need to offer Libras in early childhood education, as this is the awareness that we must have about the relevance of learning Libras to promote the social inclusion of the deaf community and make its communication more efficient and meaningful.
author_additional Teixeira, Danilza de Souza
author_additionalStr Teixeira, Danilza de Souza
format Artigo
author Oliveira, Daiane Pond
title o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil
title_short o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil
title_full o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil
title_fullStr o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil
title_full_unstemmed o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil
title_sort o ensino da lingua brasileira de sinais para crianças ouvintes na educação infantil
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7204
_version_ 1831969989485133824
score 11.753896