Trabalho de Conclusão de Curso

Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus

Procrastinating in the educational context refers to postponing the beginning or completion of the course of action or decision aimed at studying. Often, university students need to deal with countless academic and study tasks, both simple and complex, which often have simultaneous and competing dea...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Mylena Chaves Muniz dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325
id oai:localhost:prefix-7325
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-73252025-03-10T21:05:55Z Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus Santos, Mylena Chaves Muniz dos Resende, Gisele Cristina http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 Fonseca, Laimara Oliveira da http://lattes.cnpq.br/7967629511747812 Torres, Marck de Souza Silva, Rafaela Levinthal da Procrastinação acadêmica Psicologia Avaliação psicológica Academic procrastination Psychology Psychological assessment CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Procrastinação Estudantes de psicologia - Administração do tempo Estudantes universitários - Avaliação Procrastinating in the educational context refers to postponing the beginning or completion of the course of action or decision aimed at studying. Often, university students need to deal with countless academic and study tasks, both simple and complex, which often have simultaneous and competing deadlines. The objective of this work is to identify and characterize academic procrastination in Psychology university students, as well as to compare the level of procrastination in relation to age and gender. The method adopted is quantitative, transversal, descriptive and correlational. 123 students from Psychology courses in the city of Manaus/AM participated in this study. Data were collected using the Academic Procrastination Scale (APS) adapted for Brazil and an economic level questionnaire. The data were analyzed using central tendency statistics (mean and standard deviation) and correlation between gender and course periods, such as exams and assessments. The results demonstrate that Procrastination is a behavior that is related to gender and the period of tests and assessments. It is hoped that the study will help academic coordinators to understand how procrastination behavior occurs and the moments at higher levels, contributing to the reflection on teaching methods, health strategies and reception in the academic environment. Procrastinar no contexto educacional alude em protelar o início ou a conclusão do curso de ação ou decisão voltada ao estudo. Frequentemente, os universitários precisam lidar com inúmeras tarefas acadêmicas e de estudo, simples e complexas, que, muitas vezes, apresentam prazos simultâneos e concorrentes entre si. O objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar a procrastinação acadêmica em estudantes universitários de Psicologia, bem como comparar o nível de procrastinação em relação a idade e ao gênero. O método adotado é quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Participaram deste estudo, 123 estudantes de cursos de Psicologia na cidade de Manaus/AM. Os dados foram coletados por meio da Escala de Procrastinação Acadêmica (APS) adaptada para o Brasil e questionário de nível econômico. Os dados foram analisados por estatísticas de tendência central (média e desvio padrão) e correlação entre gênero e períodos do curso, como os de provas e avaliações. Os resultados demonstram que a Procrastinação é um comportamento que tem relação com o gênero e o período de provas e avaliações. Espera-se que o estudo auxilie as coordenações acadêmicas a perceberem como o comportamento de procrastinação acontece e os momentos de níveis mais elevados contribuindo para a reflexão de métodos de ensino, estratégias de saúde e acolhimento no ambiente acadêmico. 3 Seria interessante possuir menos etapas, mas entendo que todas são válidas. E o modelo que consta na página informa que a ata de defesa deve estar dentro do documento do tcc, o que deixa confuso. Não 2024-01-24T19:50:00Z 2024-01-24T19:50:00Z 2023-10-31 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FAPSI - Faculdade de Psicologia Manaus (AM) Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Procrastinação acadêmica
Psicologia
Avaliação psicológica
Academic procrastination
Psychology
Psychological assessment
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Procrastinação
Estudantes de psicologia - Administração do tempo
Estudantes universitários - Avaliação
spellingShingle Procrastinação acadêmica
Psicologia
Avaliação psicológica
Academic procrastination
Psychology
Psychological assessment
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Procrastinação
Estudantes de psicologia - Administração do tempo
Estudantes universitários - Avaliação
Santos, Mylena Chaves Muniz dos
Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus
topic_facet Procrastinação acadêmica
Psicologia
Avaliação psicológica
Academic procrastination
Psychology
Psychological assessment
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Procrastinação
Estudantes de psicologia - Administração do tempo
Estudantes universitários - Avaliação
description Procrastinating in the educational context refers to postponing the beginning or completion of the course of action or decision aimed at studying. Often, university students need to deal with countless academic and study tasks, both simple and complex, which often have simultaneous and competing deadlines. The objective of this work is to identify and characterize academic procrastination in Psychology university students, as well as to compare the level of procrastination in relation to age and gender. The method adopted is quantitative, transversal, descriptive and correlational. 123 students from Psychology courses in the city of Manaus/AM participated in this study. Data were collected using the Academic Procrastination Scale (APS) adapted for Brazil and an economic level questionnaire. The data were analyzed using central tendency statistics (mean and standard deviation) and correlation between gender and course periods, such as exams and assessments. The results demonstrate that Procrastination is a behavior that is related to gender and the period of tests and assessments. It is hoped that the study will help academic coordinators to understand how procrastination behavior occurs and the moments at higher levels, contributing to the reflection on teaching methods, health strategies and reception in the academic environment.
author_additional Resende, Gisele Cristina
author_additionalStr Resende, Gisele Cristina
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Santos, Mylena Chaves Muniz dos
title Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus
title_short Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus
title_full Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus
title_fullStr Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus
title_full_unstemmed Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus
title_sort procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em manaus
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325
_version_ 1831970019670491136
score 11.753896