/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus
Procrastinating in the educational context refers to postponing the beginning or completion of the course of action or decision aimed at studying. Often, university students need to deal with countless academic and study tasks, both simple and complex, which often have simultaneous and competing dea...
Autor principal: | Santos, Mylena Chaves Muniz dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325 |
id |
oai:localhost:prefix-7325 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-73252025-03-10T21:05:55Z Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus Santos, Mylena Chaves Muniz dos Resende, Gisele Cristina http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 Fonseca, Laimara Oliveira da http://lattes.cnpq.br/7967629511747812 Torres, Marck de Souza Silva, Rafaela Levinthal da Procrastinação acadêmica Psicologia Avaliação psicológica Academic procrastination Psychology Psychological assessment CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Procrastinação Estudantes de psicologia - Administração do tempo Estudantes universitários - Avaliação Procrastinating in the educational context refers to postponing the beginning or completion of the course of action or decision aimed at studying. Often, university students need to deal with countless academic and study tasks, both simple and complex, which often have simultaneous and competing deadlines. The objective of this work is to identify and characterize academic procrastination in Psychology university students, as well as to compare the level of procrastination in relation to age and gender. The method adopted is quantitative, transversal, descriptive and correlational. 123 students from Psychology courses in the city of Manaus/AM participated in this study. Data were collected using the Academic Procrastination Scale (APS) adapted for Brazil and an economic level questionnaire. The data were analyzed using central tendency statistics (mean and standard deviation) and correlation between gender and course periods, such as exams and assessments. The results demonstrate that Procrastination is a behavior that is related to gender and the period of tests and assessments. It is hoped that the study will help academic coordinators to understand how procrastination behavior occurs and the moments at higher levels, contributing to the reflection on teaching methods, health strategies and reception in the academic environment. Procrastinar no contexto educacional alude em protelar o início ou a conclusão do curso de ação ou decisão voltada ao estudo. Frequentemente, os universitários precisam lidar com inúmeras tarefas acadêmicas e de estudo, simples e complexas, que, muitas vezes, apresentam prazos simultâneos e concorrentes entre si. O objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar a procrastinação acadêmica em estudantes universitários de Psicologia, bem como comparar o nível de procrastinação em relação a idade e ao gênero. O método adotado é quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Participaram deste estudo, 123 estudantes de cursos de Psicologia na cidade de Manaus/AM. Os dados foram coletados por meio da Escala de Procrastinação Acadêmica (APS) adaptada para o Brasil e questionário de nível econômico. Os dados foram analisados por estatísticas de tendência central (média e desvio padrão) e correlação entre gênero e períodos do curso, como os de provas e avaliações. Os resultados demonstram que a Procrastinação é um comportamento que tem relação com o gênero e o período de provas e avaliações. Espera-se que o estudo auxilie as coordenações acadêmicas a perceberem como o comportamento de procrastinação acontece e os momentos de níveis mais elevados contribuindo para a reflexão de métodos de ensino, estratégias de saúde e acolhimento no ambiente acadêmico. 3 Seria interessante possuir menos etapas, mas entendo que todas são válidas. E o modelo que consta na página informa que a ata de defesa deve estar dentro do documento do tcc, o que deixa confuso. Não 2024-01-24T19:50:00Z 2024-01-24T19:50:00Z 2023-10-31 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FAPSI - Faculdade de Psicologia Manaus (AM) Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Procrastinação acadêmica Psicologia Avaliação psicológica Academic procrastination Psychology Psychological assessment CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Procrastinação Estudantes de psicologia - Administração do tempo Estudantes universitários - Avaliação |
spellingShingle |
Procrastinação acadêmica Psicologia Avaliação psicológica Academic procrastination Psychology Psychological assessment CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Procrastinação Estudantes de psicologia - Administração do tempo Estudantes universitários - Avaliação Santos, Mylena Chaves Muniz dos Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus |
topic_facet |
Procrastinação acadêmica Psicologia Avaliação psicológica Academic procrastination Psychology Psychological assessment CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Procrastinação Estudantes de psicologia - Administração do tempo Estudantes universitários - Avaliação |
description |
Procrastinating in the educational context refers to postponing the beginning or completion of the course of action or decision aimed at studying. Often, university students need to deal with countless academic and study tasks, both simple and complex, which often have simultaneous and competing deadlines. The objective of this work is to identify and characterize academic procrastination in Psychology university students, as well as to compare the level of procrastination in relation to age and gender. The method adopted is quantitative, transversal, descriptive and correlational. 123 students from Psychology courses in the city of Manaus/AM participated in this study. Data were collected using the Academic Procrastination Scale (APS) adapted for Brazil and an economic level questionnaire. The data were analyzed using central tendency statistics (mean and standard deviation) and correlation between gender and course periods, such as exams and assessments. The results demonstrate that Procrastination is a behavior that is related to gender and the period of tests and assessments. It is hoped that the study will help academic coordinators to understand how procrastination behavior occurs and the moments at higher levels, contributing to the reflection on teaching methods, health strategies and reception in the academic environment. |
author_additional |
Resende, Gisele Cristina |
author_additionalStr |
Resende, Gisele Cristina |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Santos, Mylena Chaves Muniz dos |
title |
Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus |
title_short |
Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus |
title_full |
Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus |
title_fullStr |
Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus |
title_full_unstemmed |
Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em Manaus |
title_sort |
procrastinação acadêmica em estudantes universitários de psicologia em manaus |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7325 |
_version_ |
1831970019670491136 |
score |
11.753896 |