Trabalho de Conclusão de Curso

Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus

Since 2014, when completed 100 years of existence, the Public Relations profession can begin to be recognized as essential for organizations in general and as an interesting path for opportunities in the entrepreneurship area, more specifically in the events area. It is clear that Public Relations p...

ver descrição completa

Autor principal: Ramos, Albérley César de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7730
id oai:localhost:prefix-7730
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-77302025-03-10T21:30:39Z Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus Ramos, Albérley César de Souza Gomes Júnior, Jonas da Silva http://lattes.cnpq.br/4613112222352174 Lira, Aline Ferreira http://lattes.cnpq.br/4562180501831402 Evangelista, Mateus Pacheco Braga http://lattes.cnpq.br/6202974202208534 Empreendedorismo Eventos Relações públicas Entrepreneurship Events Public relations CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA . . Since 2014, when completed 100 years of existence, the Public Relations profession can begin to be recognized as essential for organizations in general and as an interesting path for opportunities in the entrepreneurship area, more specifically in the events area. It is clear that Public Relations professionals are striving to open their own businesses, such as communication agencies, digital marketing, event management and ceremonies, media consulting and strategic communication. In fact, it is based on the hypothesis that the possibilities of action for this professional have been so diversified that they even need to be cataloged to have a real notion and perception of the entire context, especially in the city of Manaus. The main objective of this research is to reflect and ponder about the possibilities and challenges for entrepreneurial performance in events by the Public Relations professional in Manaus. To achieve this objective, this work used a qualitative analysis of the data, which were obtained through the structured interview instrument, applied to three Public Relations professionals who decided to create and manage their own business in the events area in Manaus city. The results show that there is a desire to promote Amazonas' name to the rest of the world, in addition to the desire to satisfy customer needs. However, there is still a lack of incentives for the expansion of the sector, as well as for the improvement of professionals in the area. It is also possible to understand that the events area has been growing and bringing help from new technologies, in addition to the emergence of smaller and more select events. A partir de 2014, quando completou 100 anos de existência, a profissão de Relações Públicas pode começar a ser reconhecida como essencial para as organizações de um modo geral e como um caminho interessante para as oportunidades na área do empreendedorismo, mais especificamente na área de eventos. Percebe-se que os profissionais de Relações Públicas estão se empenhando na abertura de seus negócios próprios, como agências de comunicação, de marketing digital, gestão e cerimonial de eventos, consultoria de mídia e comunicação estratégica. De fato, parte-se da hipótese de que as possibilidades de atuação para esse profissional têm sido tão diversificadas que precisam inclusive ser catalogadas para se ter uma real noção e percepção de todo o contexto, em especial na cidade de Manaus. O objetivo principal desta pesquisa é refletir acerca das possibilidades e desafios para a atuação empreendedora em eventos pelo profissional de Relações Públicas em Manaus. Para cumprir este objetivo, utilizou-se neste trabalho de uma análise qualitativa dos dados, que foram obtidos por meio do instrumento da entrevista estruturada, aplicada a três profissionais de Relações Públicas que decidiram por criar e gerir o próprio negócio na área de eventos na cidade de Manaus. Os resultados mostram que existe a vontade de divulgar o nome do Amazonas para o resto do país, além do desejo de satisfazer as necessidades dos clientes. No entanto, ainda faltam incentivos para o incremento do setor, bem como para o aperfeiçoamento dos profissionais da área. Também é possível entender que a área de eventos vem crescendo e trazendo o auxílio as novas tecnologias, além do surgimento de eventos menores e mais seletos. 3 Formas de pesquisa de informações pra completar o depósito poderiam ser mais fáceis de achar, com ferramentas de autocompletar, ao invés de tirar de dentro do site pra poder achar a resposta. Outra coisa, só liberar abas externas as necessárias se for necessário. Pois polui o ambiente e dá a falta impressão que tudo é importante. E a gente perde tempo tendo que verificar mesmo, se é essencial ou não. Sim As informações poderiam ser mais sintéticas. E essa necessidade de ter que conseguir links externos ao site também dificultam. Poderia ser bem mais prático o processo de descobrir os links, com uma função de autocompletar por exemplo. 2024-09-13T15:07:52Z 2024-09-13T15:07:52Z 2024-08-02 Trabalho de Conclusão de Curso RAMOS, Albérley César de Souza. Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus. 2024. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7730 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Empreendedorismo
Eventos
Relações públicas
Entrepreneurship
Events
Public relations
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
.
.
spellingShingle Empreendedorismo
Eventos
Relações públicas
Entrepreneurship
Events
Public relations
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
.
.
Ramos, Albérley César de Souza
Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus
topic_facet Empreendedorismo
Eventos
Relações públicas
Entrepreneurship
Events
Public relations
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
.
.
description Since 2014, when completed 100 years of existence, the Public Relations profession can begin to be recognized as essential for organizations in general and as an interesting path for opportunities in the entrepreneurship area, more specifically in the events area. It is clear that Public Relations professionals are striving to open their own businesses, such as communication agencies, digital marketing, event management and ceremonies, media consulting and strategic communication. In fact, it is based on the hypothesis that the possibilities of action for this professional have been so diversified that they even need to be cataloged to have a real notion and perception of the entire context, especially in the city of Manaus. The main objective of this research is to reflect and ponder about the possibilities and challenges for entrepreneurial performance in events by the Public Relations professional in Manaus. To achieve this objective, this work used a qualitative analysis of the data, which were obtained through the structured interview instrument, applied to three Public Relations professionals who decided to create and manage their own business in the events area in Manaus city. The results show that there is a desire to promote Amazonas' name to the rest of the world, in addition to the desire to satisfy customer needs. However, there is still a lack of incentives for the expansion of the sector, as well as for the improvement of professionals in the area. It is also possible to understand that the events area has been growing and bringing help from new technologies, in addition to the emergence of smaller and more select events.
author_additional Gomes Júnior, Jonas da Silva
author_additionalStr Gomes Júnior, Jonas da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Ramos, Albérley César de Souza
title Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus
title_short Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus
title_full Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus
title_fullStr Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus
title_full_unstemmed Quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de Manaus
title_sort quem vê close não vê corre: um estudo acerca das perspectivas de atuação do relações públicas empreendedor em eventos na cidade de manaus
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7730
_version_ 1831970156358664192
score 11.753896