Trabalho de Conclusão de Curso

A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial

Training in Psychology recommends, among other factors, the insertion of the student in projects and extension programs with communities. Psychological duty in schools in the public education system has been a field of activity for students from various psychology courses in the city of Manaus. One...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Caio Cesar Martins de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7962
id oai:localhost:prefix-7962
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-79622025-03-10T21:16:06Z A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial Souza, Caio Cesar Martins de Castro, Ewerton Helder Bentes de http://lattes.cnpq.br/9404811031167076 Paes, Jane da Silva Freitas, Rebeca Louise Pevas Lima de Paes, Jane da Silva Formação em psicologia Plantão psicológico Futuro acadêmico e profissional Método fenomenológico Hermenêutica heideggeriana CIENCIAS HUMANAS . . Training in Psychology recommends, among other factors, the insertion of the student in projects and extension programs with communities. Psychological duty in schools in the public education system has been a field of activity for students from various psychology courses in the city of Manaus. One of the issues present in this extension experience concerns the look at the student's being-himself considering the pluridimensionality of the experience. The objective of this study was to understand the perception of academic and professional future among students of Psychology courses at colleges in Manaus. The research is qualitative and the phenomenological research method in Psychology was used. The research instrument was the phenomenological interview that started from a guiding question that presented developments. The analysis of the interviews was carried out using the phenomenological-psychological method and subjected to the scrutiny of Heideggerian hermeneutics. The following categories were identified: a) A look at my history at university: senses and dissent; b) Entering the psychological shift and revealing myself, to the other, to Psychology; c) And the Clínica dos Três Olhares allows me to understand the phenomenality of the experience; d) Psychological shift and new perspective on the professional future: becoming becomes a clearing. It appears that working on psychological duty in public schools enabled participants to resize their views on their own path and find themselves as a being-in-the-world with possibility. A formação em Psicologia preconiza, dentre outros fatores, a inserção do discente em projetos e programas de extensão junto a comunidades. O Plantão psicológico em escolas do sistema público de ensino tem sido campo de atuação de discentes de vários cursos de psicologia na cidade de Manaus. Uma das questões presentes nessa vivência na extensão diz respeito ao olhar lançado sobre o ser-si-mesmo do aluno considerando a pluridimensionalidade da experiência. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de futuro acadêmico e profissional entre acadêmicos de cursos de Psicologia de faculdades em Manaus. A pesquisa é no viés qualitativo e utilizou-se o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. O instrumento de pesquisa foi a entrevista fenomenológica que partiu de uma questão norteadora que apresentou desdobramentos. A análise das entrevistas foi realizada através do método fenomenológico-psicológico e submetida ao crivo da hermenêutica heideggeriana. Foram identificadas as seguintes categorias: a) Um olhar sobre minha história na universidade: sensos e dissensos; b) Adentrar o plantão psicológico e des-velando a mim, ao outro, à Psicologia; c) a Clínica dos Três Olhares me possibilita compreender a fenomenalidade da experiência e d) Plantão psicológico e nova visada sobre o futuro profissional: o devir se torna clareira. Depreende-se que atuar no plantão psicológico em escolas do sistema público possibilitou aos participantes redimensionarem seus olhares sobre o próprio caminhar e encontrarem-se como ser-no-mundo sendo de possibilidade. 4 Sim Falta de clareza em realizar os procedimentos de submissão e orientações confusas 2024-10-09T17:56:48Z 2024-10-09T17:56:48Z 2024-03-20 Trabalho de Conclusão de Curso SOUZA, Caio Cesar Martins de. A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7962 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FAPSI - Faculdade de Psicologia Manaus (AM) Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Formação em psicologia
Plantão psicológico
Futuro acadêmico e profissional
Método fenomenológico
Hermenêutica heideggeriana
CIENCIAS HUMANAS
.
.
spellingShingle Formação em psicologia
Plantão psicológico
Futuro acadêmico e profissional
Método fenomenológico
Hermenêutica heideggeriana
CIENCIAS HUMANAS
.
.
Souza, Caio Cesar Martins de
A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial
topic_facet Formação em psicologia
Plantão psicológico
Futuro acadêmico e profissional
Método fenomenológico
Hermenêutica heideggeriana
CIENCIAS HUMANAS
.
.
description Training in Psychology recommends, among other factors, the insertion of the student in projects and extension programs with communities. Psychological duty in schools in the public education system has been a field of activity for students from various psychology courses in the city of Manaus. One of the issues present in this extension experience concerns the look at the student's being-himself considering the pluridimensionality of the experience. The objective of this study was to understand the perception of academic and professional future among students of Psychology courses at colleges in Manaus. The research is qualitative and the phenomenological research method in Psychology was used. The research instrument was the phenomenological interview that started from a guiding question that presented developments. The analysis of the interviews was carried out using the phenomenological-psychological method and subjected to the scrutiny of Heideggerian hermeneutics. The following categories were identified: a) A look at my history at university: senses and dissent; b) Entering the psychological shift and revealing myself, to the other, to Psychology; c) And the Clínica dos Três Olhares allows me to understand the phenomenality of the experience; d) Psychological shift and new perspective on the professional future: becoming becomes a clearing. It appears that working on psychological duty in public schools enabled participants to resize their views on their own path and find themselves as a being-in-the-world with possibility.
author_additional Castro, Ewerton Helder Bentes de
author_additionalStr Castro, Ewerton Helder Bentes de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Souza, Caio Cesar Martins de
title A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial
title_short A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial
title_full A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial
title_fullStr A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial
title_full_unstemmed A percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “Plantão Psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial
title_sort percepção de futuro acadêmico e profissional entre alunos plantonistas do programa “plantão psicológico”: o olhar sob o viés da fenomenologia-existencial
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7962
_version_ 1831970077652549632
score 11.755432