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Trabalho de Conclusão de Curso
Passo a Paço nas redes: uma análise da comunicação do festival #SouManaus no Instagram
Considering the importance of cultural festivals for communities, the #SouManaus Passo a Paço stands out as an event that goes beyond artistic celebration, being essential for the economic, social, and cultural development of the Northern region of Brazil, especially Manaus. In this context, this re...
Autor principal: | Gonçalves, Maria Clara Pereira |
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Outros Autores: | Martins, Maria Fernanda Matos |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8199 |
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oai:localhost:prefix-81992025-03-10T21:21:59Z Passo a Paço nas redes: uma análise da comunicação do festival #SouManaus no Instagram Gonçalves, Maria Clara Pereira Martins, Maria Fernanda Matos Souza, Priscila Rabassa de http://lattes.cnpq.br/1725403005842993 Gomes Júnior, Jonas da Silva Gomes, Allan #soumanaus passo a paço Instagram Comunicação digital Marketing cultural Produção cultural Relações públicas Digital communication Cultural marketing Cultural production Public relations CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA . . Considering the importance of cultural festivals for communities, the #SouManaus Passo a Paço stands out as an event that goes beyond artistic celebration, being essential for the economic, social, and cultural development of the Northern region of Brazil, especially Manaus. In this context, this research analyzes the communication between the festival organization and the public, focusing on Instagram, seeking to understand the adopted strategies and their impacts on public participation in the event. The theoretical framework of the study includes cultural marketing, digital communication, and cultural production in public relations. The methodology employed was analysis based on Framing Theory, focusing on the festival's Instagram posts and interactions in the years 2018, 2019, and 2022. To ensure accuracy, four types of frames were developed, based on similarities and patterns identified during data collection, involving the selection of relevant posts and interactions. A qualitative approach with documentary research was used. The aim is also to provide insights and recommendations to enhance future communication strategies of the festival and similar cultural events, through the development of a communication guide. This research not only seeks to understand the evolution of the festival's communication but also aims to provide a tangible contribution to its management and promotion, highlighting the importance of communication as a key element for the success and relevance of cultural events like the #SouManaus Passo a Paço. Considerando a importância dos festivais culturais para as comunidades, o #SouManaus Passo a Paço destaca-se como um evento que vai além da celebração artística, sendo essencial para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região Norte do Brasil, especialmente de Manaus. Neste contexto, esta pesquisa analisa a comunicação entre a organização do festival e o público, com foco no Instagram, buscando compreender as estratégias adotadas e seus impactos na adesão do público ao evento. A base teórica do estudo inclui o marketing cultural, a comunicação digital e a produção cultural em relações públicas. A metodologia empregada foi a análise baseada na Teoria do Enquadramento, com enfoque nas postagens e interações no Instagram do festival nos anos de 2018, 2019 e 2022. Para garantir a precisão, foram desenvolvidos quatro tipos de quadros, baseados em semelhanças e padrões identificados durante a coleta de dados, que envolveram a seleção de postagens e interações relevantes. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa documental. Pretende-se também oferecer insights e recomendações para aprimorar futuras estratégias de comunicação do festival e de eventos culturais similares, por meio da elaboração de um guia de comunicação. Esta pesquisa não apenas busca compreender a evolução da comunicação do festival, mas também fornecer uma contribuição tangível para sua gestão e promoção, destacando a importância da comunicação como elemento-chave para o sucesso e relevância de eventos culturais como o #SouManaus Passo a Paço. 4 Não 2024-11-22T20:27:52Z 2024-11-22T20:27:52Z 2024-04-02 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8199 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FIC - Faculdade de Informação e Comunicação Manaus (AM) Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
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