/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos
The present work proposes a systematic review on the use of textual genres as support for learning Portuguese as an L2 for deaf students, which aims to identify scientific productions related to the topic, as well as the strategies that these genres in Portuguese can offer. The methodology use...
Autor principal: | Muniz, Caroline Silva |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8220 |
id |
oai:localhost:prefix-8220 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-82202025-03-10T21:24:58Z Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos Muniz, Caroline Silva Bastos, Elizandra de Lima Silva https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4465445H3&tokenCaptchar=03AFcWeA5-y5o-KTEpWwxQQ0s5rhCNqOauLltRyfSTGIQ4_hvkvBt9ogSBl-d1rJW0jhDPzsg2jRRTfdK_DrafKiaj6GWREQR6wA7O6MxYz23SP3XTDN7Thb6xh1BRebmpl8fKmDmGDh5f_vHdwQaEkLnqcOajp3Ih9Sj8bPcIXUyXp-TpThDjstmbo_fOGRMvVmTRn6y9vTmiMKn3pFNWx9167-w2wlOoq9oZhUottl_3X3ioHowarV0NcBQ3nDFbS-MK-t0z5a0EzMAKDzQFIF-rEaqul3m6OfhugeMfNNhF4Oue9Y8Ji9eOTdcSMKbydqlMg97c7ZyIYX7aj0TKXwv75qGQ1jQJuYz_EQ7S9oAu7fTnBBQd3JFaqTPqaJHOyqmaV0hYzgDfsUcOAHg6ybg5sia-NW_-1lhK7tcEFvs672UCPsALM0Nl6nijcLtoBZSBY8O2kg02tI65RIGje35bXplPiF4kFWWLnCDKuhLprsVuWCOPZkbOgIjIADusp90j0As-XZVyGLywVdkU1WguGswgOm_3qIBSnrUyxKLeGtLtMqfhw98yJXEPduBl0m1JHSeSbbhqSPWGlsOaUSAkx-TZaBZX9wNPMwNXRQLX8Oy7hPac62Y8lErYz2faNtGF54Q-9vI7JWtQefhdI23g9zyGrGrh0LeV4t7fpTwNz-bSqhkdZ5S74fkV-_NPEujpL6hQAn-3hbugSAMgugG3NYtbtGusmaUJXL3WalNO9iP_LvsFGYuBwk8Rvq0lMeRLaegXJlCE Sales, Taísa Aparecida Carvalho Martins, Eduardo Cardoso carolinemuniz65@gmail.com Gêneros textuais Língua portuguesa Revisão sistemática Educação de surdos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES The present work proposes a systematic review on the use of textual genres as support for learning Portuguese as an L2 for deaf students, which aims to identify scientific productions related to the topic, as well as the strategies that these genres in Portuguese can offer. The methodology used to organize this article is qualitative, with a literature review of the productions found, which were analyzed and placed in tables for a more satisfactory understanding. For the search, inclusion and exclusion criteria were established and the database was the Capes Catalog of Theses and Dissertations. Four works met the inclusion criteria and were subjected to an analysis, in addition to a discussion around the nomenclature used, as some authors prefer to maintain the term textual genre and others opt for the term discursive genre, being a defender of dynamicity, but also of a structure to be respected and the other of the manifestations present in our daily lives. It is pertinent to discuss bilingual teaching for the deaf and how the Portuguese language has been explored within the classroom, and the dissertations provide a little of this panorama, which will be evidenced in the results presented, which will show that textual genres have the its importance in the teaching-learning process of the Portuguese language for deaf students, not as an end in itself, as it involves a specific methodology to make it understandable. O presente trabalho traz como proposta uma revisão sistemática sobre o uso dos gêneros textuais como apoio para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, que tem como objetivo identificar produções científicas relacionadas ao tema, bem como as estratégias que esses gêneros em língua portuguesa podem oferecer. A metodologia utilizada para a organização deste artigo é qualitativa, com revisão da literatura das produções encontradas, que foram analisadas e colocadas em quadros para um entendimento mais satisfatório. Para a busca, foram estabelecidos critérios de inclusão e de exclusão e o banco de dados foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quatro trabalhos corresponderam aos critérios de inclusão e foram submetidos a uma análise, além de uma discussão em torno na nomenclatura utilizada, já que alguns autores preferem manter o termo gênero textual e outros optam pelo termo gênero discursivo, sendo um defensor da dinamicidade, mas também de uma estrutura a ser respeitada e o outro das manifestações presentes em nosso cotidiano. É pertinente a discussão sobre o ensino bilíngue de surdos e de como a língua portuguesa tem sido explorada dentro de sala de aula, e as dissertações trazem um pouco esse panorama, que vai ser evidenciado nos resultados apresentados, que mostrarão que os gêneros textuais têm a sua importância no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa de alunos surdos, não como um fim em si mesmo, pois envolve uma metodologia específica para que seja compreensível. 3 Não 2024-11-29T19:06:13Z 2024-11-29T19:06:13Z 2024-04-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8220 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Gêneros textuais Língua portuguesa Revisão sistemática Educação de surdos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Gêneros textuais Língua portuguesa Revisão sistemática Educação de surdos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Muniz, Caroline Silva Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos |
topic_facet |
Gêneros textuais Língua portuguesa Revisão sistemática Educação de surdos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
The present work proposes a systematic review on the use of textual genres as support
for learning Portuguese as an L2 for deaf students, which aims to identify scientific
productions related to the topic, as well as the strategies that these genres in
Portuguese can offer. The methodology used to organize this article is qualitative, with
a literature review of the productions found, which were analyzed and placed in tables
for a more satisfactory understanding. For the search, inclusion and exclusion criteria
were established and the database was the Capes Catalog of Theses and
Dissertations. Four works met the inclusion criteria and were subjected to an analysis,
in addition to a discussion around the nomenclature used, as some authors prefer to
maintain the term textual genre and others opt for the term discursive genre, being a
defender of dynamicity, but also of a structure to be respected and the other of the
manifestations present in our daily lives. It is pertinent to discuss bilingual teaching for
the deaf and how the Portuguese language has been explored within the classroom,
and the dissertations provide a little of this panorama, which will be evidenced in the
results presented, which will show that textual genres have the its importance in the
teaching-learning process of the Portuguese language for deaf students, not as an end
in itself, as it involves a specific methodology to make it understandable. |
author_additional |
Bastos, Elizandra de Lima Silva |
author_additionalStr |
Bastos, Elizandra de Lima Silva |
format |
Artigo |
author |
Muniz, Caroline Silva |
title |
Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos |
title_short |
Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos |
title_full |
Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos |
title_fullStr |
Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos |
title_full_unstemmed |
Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos |
title_sort |
revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como l2 para surdos |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8220 |
_version_ |
1831970162797969408 |
score |
11.753896 |