Artigo

Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos

The present work proposes a systematic review on the use of textual genres as support for learning Portuguese as an L2 for deaf students, which aims to identify scientific productions related to the topic, as well as the strategies that these genres in Portuguese can offer. The methodology use...

ver descrição completa

Autor principal: Muniz, Caroline Silva
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8220
id oai:localhost:prefix-8220
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-82202025-03-10T21:24:58Z Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos Muniz, Caroline Silva Bastos, Elizandra de Lima Silva https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4465445H3&tokenCaptchar=03AFcWeA5-y5o-KTEpWwxQQ0s5rhCNqOauLltRyfSTGIQ4_hvkvBt9ogSBl-d1rJW0jhDPzsg2jRRTfdK_DrafKiaj6GWREQR6wA7O6MxYz23SP3XTDN7Thb6xh1BRebmpl8fKmDmGDh5f_vHdwQaEkLnqcOajp3Ih9Sj8bPcIXUyXp-TpThDjstmbo_fOGRMvVmTRn6y9vTmiMKn3pFNWx9167-w2wlOoq9oZhUottl_3X3ioHowarV0NcBQ3nDFbS-MK-t0z5a0EzMAKDzQFIF-rEaqul3m6OfhugeMfNNhF4Oue9Y8Ji9eOTdcSMKbydqlMg97c7ZyIYX7aj0TKXwv75qGQ1jQJuYz_EQ7S9oAu7fTnBBQd3JFaqTPqaJHOyqmaV0hYzgDfsUcOAHg6ybg5sia-NW_-1lhK7tcEFvs672UCPsALM0Nl6nijcLtoBZSBY8O2kg02tI65RIGje35bXplPiF4kFWWLnCDKuhLprsVuWCOPZkbOgIjIADusp90j0As-XZVyGLywVdkU1WguGswgOm_3qIBSnrUyxKLeGtLtMqfhw98yJXEPduBl0m1JHSeSbbhqSPWGlsOaUSAkx-TZaBZX9wNPMwNXRQLX8Oy7hPac62Y8lErYz2faNtGF54Q-9vI7JWtQefhdI23g9zyGrGrh0LeV4t7fpTwNz-bSqhkdZ5S74fkV-_NPEujpL6hQAn-3hbugSAMgugG3NYtbtGusmaUJXL3WalNO9iP_LvsFGYuBwk8Rvq0lMeRLaegXJlCE Sales, Taísa Aparecida Carvalho Martins, Eduardo Cardoso carolinemuniz65@gmail.com Gêneros textuais Língua portuguesa Revisão sistemática Educação de surdos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES The present work proposes a systematic review on the use of textual genres as support for learning Portuguese as an L2 for deaf students, which aims to identify scientific productions related to the topic, as well as the strategies that these genres in Portuguese can offer. The methodology used to organize this article is qualitative, with a literature review of the productions found, which were analyzed and placed in tables for a more satisfactory understanding. For the search, inclusion and exclusion criteria were established and the database was the Capes Catalog of Theses and Dissertations. Four works met the inclusion criteria and were subjected to an analysis, in addition to a discussion around the nomenclature used, as some authors prefer to maintain the term textual genre and others opt for the term discursive genre, being a defender of dynamicity, but also of a structure to be respected and the other of the manifestations present in our daily lives. It is pertinent to discuss bilingual teaching for the deaf and how the Portuguese language has been explored within the classroom, and the dissertations provide a little of this panorama, which will be evidenced in the results presented, which will show that textual genres have the its importance in the teaching-learning process of the Portuguese language for deaf students, not as an end in itself, as it involves a specific methodology to make it understandable. O presente trabalho traz como proposta uma revisão sistemática sobre o uso dos gêneros textuais como apoio para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, que tem como objetivo identificar produções científicas relacionadas ao tema, bem como as estratégias que esses gêneros em língua portuguesa podem oferecer. A metodologia utilizada para a organização deste artigo é qualitativa, com revisão da literatura das produções encontradas, que foram analisadas e colocadas em quadros para um entendimento mais satisfatório. Para a busca, foram estabelecidos critérios de inclusão e de exclusão e o banco de dados foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quatro trabalhos corresponderam aos critérios de inclusão e foram submetidos a uma análise, além de uma discussão em torno na nomenclatura utilizada, já que alguns autores preferem manter o termo gênero textual e outros optam pelo termo gênero discursivo, sendo um defensor da dinamicidade, mas também de uma estrutura a ser respeitada e o outro das manifestações presentes em nosso cotidiano. É pertinente a discussão sobre o ensino bilíngue de surdos e de como a língua portuguesa tem sido explorada dentro de sala de aula, e as dissertações trazem um pouco esse panorama, que vai ser evidenciado nos resultados apresentados, que mostrarão que os gêneros textuais têm a sua importância no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa de alunos surdos, não como um fim em si mesmo, pois envolve uma metodologia específica para que seja compreensível. 3 Não 2024-11-29T19:06:13Z 2024-11-29T19:06:13Z 2024-04-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8220 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Gêneros textuais
Língua portuguesa
Revisão sistemática
Educação de surdos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Gêneros textuais
Língua portuguesa
Revisão sistemática
Educação de surdos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Muniz, Caroline Silva
Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos
topic_facet Gêneros textuais
Língua portuguesa
Revisão sistemática
Educação de surdos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The present work proposes a systematic review on the use of textual genres as support for learning Portuguese as an L2 for deaf students, which aims to identify scientific productions related to the topic, as well as the strategies that these genres in Portuguese can offer. The methodology used to organize this article is qualitative, with a literature review of the productions found, which were analyzed and placed in tables for a more satisfactory understanding. For the search, inclusion and exclusion criteria were established and the database was the Capes Catalog of Theses and Dissertations. Four works met the inclusion criteria and were subjected to an analysis, in addition to a discussion around the nomenclature used, as some authors prefer to maintain the term textual genre and others opt for the term discursive genre, being a defender of dynamicity, but also of a structure to be respected and the other of the manifestations present in our daily lives. It is pertinent to discuss bilingual teaching for the deaf and how the Portuguese language has been explored within the classroom, and the dissertations provide a little of this panorama, which will be evidenced in the results presented, which will show that textual genres have the its importance in the teaching-learning process of the Portuguese language for deaf students, not as an end in itself, as it involves a specific methodology to make it understandable.
author_additional Bastos, Elizandra de Lima Silva
author_additionalStr Bastos, Elizandra de Lima Silva
format Artigo
author Muniz, Caroline Silva
title Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos
title_short Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos
title_full Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos
title_fullStr Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos
title_full_unstemmed Revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como L2 para surdos
title_sort revisão sistemática sobre o uso de gêneros textuais como recurso para o aprendizado de língua portuguesa como l2 para surdos
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8220
_version_ 1831970162797969408
score 11.753896