Artigo

Libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos

The present work aimed to analyze the late acquisition of Brazilian Sign Language by deaf academics, as L1 or L2, and its challenges and difficulties within the academic context. To understand the process of acquiring the Brazilian Sign Language LIBRAS, it is necessary to understand that in this pro...

ver descrição completa

Autor principal: Passos, Amanda Tássia Zacarias
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8243
id oai:localhost:prefix-8243
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-82432025-03-10T21:24:52Z Libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos Passos, Amanda Tássia Zacarias Stoller, Fábio Tadeu Cabral http://lattes.cnpq.br/3366252047905020 Santos, Vanessa Nascimento dos Costa, Leonardo Pessoa da fabiostoller libras@gmail com Aquisição tardia da Libras Aquisição de linguagem L1/L2 Ensino aprendizagem Surdos Late acquisition of Libras L1/L2 Language acquisition Teaching learning Deaf LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS . . The present work aimed to analyze the late acquisition of Brazilian Sign Language by deaf academics, as L1 or L2, and its challenges and difficulties within the academic context. To understand the process of acquiring the Brazilian Sign Language LIBRAS, it is necessary to understand that in this process there is the importance of the influencing environment on language acquisition; and also the challenges and difficulties, generated by this acquisition, in the teaching and learning of deaf subjects in higher education. Based on bibliographic and field references, as a methodology used in research into the acquisition of Sign Language as L1 or L2, its theoretical basis was the works of the authors Quadros (1997), which explains the acquisition of Libras as L1 and L2 by deaf children; and Gesser (2010) who deals with issues regarding the teaching methodology of Libras as an L2. The research methodology was qualitative, a case approach that aimed to investigate the scientific knowledge of deaf academics in relation to the late acquisition of the Brazilian sign language as L1 and L2. From data collection, it was possible to identify the characteristics of each deaf subject according to the acquisition of Libras, as a first or second language, and their challenges and difficulties in higher education classrooms. O presente trabalho teve como objetivo analisar a aquisição tardia da Língua Brasileira de Sinais por surdos acadêmicos, como L1 ou L2, e seus desafios e dificuldades dentro do âmbito acadêmico. Para conhecer o processo da aquisição da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS é preciso compreender que nesse processo há a importância do ambiente influenciador sobre a aquisição de linguagem; e também os desafios e dificuldades, gerados dessa aquisição, no ensino aprendizagem dos sujeitos surdos no ensino superior. A base em referências bibliográficas e de campo, como metodologia usada na pesquisa de aquisição da Língua de Sinais como L1 ou L2, teve como base teórica as obras dos autores Quadros (1997), que expõe sobre a aquisição da Libras como L1 e L2 por crianças surdas; e Gesser (2010) que trata sobre questões da metodologia de ensino de Libras como L2. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, uma abordagem de caso que teve como objetivo investigar os conhecimentos científicos dos acadêmicos surdos em relação à aquisição tardia da língua brasileira de sinais como L1 e L2. A partir das coletas de dados, foi possível conhecer identificar as características de cada sujeito surdo de acordo com a aquisição da Libras, como primeira ou segunda língua, e seus desafios e dificuldades em salas de aulas no ensino superior. 1 Não 2024-12-05T15:16:54Z 2024-12-05T15:16:54Z 2024-04-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8243 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Aquisição tardia da Libras
Aquisição de linguagem L1/L2
Ensino aprendizagem
Surdos
Late acquisition of Libras L1/L2
Language acquisition
Teaching learning
Deaf
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
spellingShingle Aquisição tardia da Libras
Aquisição de linguagem L1/L2
Ensino aprendizagem
Surdos
Late acquisition of Libras L1/L2
Language acquisition
Teaching learning
Deaf
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
Passos, Amanda Tássia Zacarias
Libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos
topic_facet Aquisição tardia da Libras
Aquisição de linguagem L1/L2
Ensino aprendizagem
Surdos
Late acquisition of Libras L1/L2
Language acquisition
Teaching learning
Deaf
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
.
.
description The present work aimed to analyze the late acquisition of Brazilian Sign Language by deaf academics, as L1 or L2, and its challenges and difficulties within the academic context. To understand the process of acquiring the Brazilian Sign Language LIBRAS, it is necessary to understand that in this process there is the importance of the influencing environment on language acquisition; and also the challenges and difficulties, generated by this acquisition, in the teaching and learning of deaf subjects in higher education. Based on bibliographic and field references, as a methodology used in research into the acquisition of Sign Language as L1 or L2, its theoretical basis was the works of the authors Quadros (1997), which explains the acquisition of Libras as L1 and L2 by deaf children; and Gesser (2010) who deals with issues regarding the teaching methodology of Libras as an L2. The research methodology was qualitative, a case approach that aimed to investigate the scientific knowledge of deaf academics in relation to the late acquisition of the Brazilian sign language as L1 and L2. From data collection, it was possible to identify the characteristics of each deaf subject according to the acquisition of Libras, as a first or second language, and their challenges and difficulties in higher education classrooms.
author_additional Stoller, Fábio Tadeu Cabral
author_additionalStr Stoller, Fábio Tadeu Cabral
format Artigo
author Passos, Amanda Tássia Zacarias
title Libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos
title_short Libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos
title_full Libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos
title_fullStr Libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos
title_full_unstemmed Libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos
title_sort libras, primeira ou segunda língua?: um panorama dos desafios e dificuldades geradas pela aquisição tardia da língua por surdos acadêmicos
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8243
_version_ 1831970164506099712
score 11.755432