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Artigo
Study of a 9th grade classroom in a municipal school in Humaitá/AM: divergence between generated ethnographic data and questionnaire responses
Este artigo apresenta parte de um projeto de pesquisa cujo propósito foi compreender os fatores que influenciam a aprendizagem de leitura e interpretação de textos entre alunos do 9º ano do ensino fundamental da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública do município de Humaitá/AM. O estu...
Autor principal: | Figueiredo, Andressa Santos |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | eng |
Publicado em: |
Brasil
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8383 |
Resumo: |
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Este artigo apresenta parte de um projeto de pesquisa cujo propósito foi compreender os fatores que influenciam a aprendizagem de leitura e interpretação de textos entre alunos do 9º ano do ensino fundamental da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública do município de Humaitá/AM. O estudo envolveu a geração de dados a partir de registros observacionais realizados ao longo de um período letivo de 2023. O método incluiu observações de sala de aula, anotações e gravações de aulas, posteriormente transcritas para análise. Paralelamente, foram coletados dados sociais e pessoais por meio de questionários estruturados, abrangendo aspectos como relações familiares, nível socioeconômico, interações intrapessoais em sala de aula e relações com os pares, sendo esses dados cruzados com dados conversacionais obtidos durante as interações. Os resultados revelam que um dos principais fatores para as dificuldades de aprendizagem dos alunos é a falta de incentivo e apoio durante o processo de desenvolvimento dentro do ambiente escolar. Este estudo busca contribuir para a discussão de mudanças necessárias não apenas na escola investigada, mas também em outras instituições de ensino fundamental do município de Humaitá/AM. |