Artigo

Study of a 9th grade classroom in a municipal school in Humaitá/AM: divergence between generated ethnographic data and questionnaire responses

Este artigo apresenta parte de um projeto de pesquisa cujo propósito foi compreender os fatores que influenciam a aprendizagem de leitura e interpretação de textos entre alunos do 9º ano do ensino fundamental da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública do município de Humaitá/AM. O estu...

ver descrição completa

Autor principal: Figueiredo, Andressa Santos
Grau: Artigo
Idioma: eng
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8383
Resumo:
Este artigo apresenta parte de um projeto de pesquisa cujo propósito foi compreender os fatores que influenciam a aprendizagem de leitura e interpretação de textos entre alunos do 9º ano do ensino fundamental da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública do município de Humaitá/AM. O estudo envolveu a geração de dados a partir de registros observacionais realizados ao longo de um período letivo de 2023. O método incluiu observações de sala de aula, anotações e gravações de aulas, posteriormente transcritas para análise. Paralelamente, foram coletados dados sociais e pessoais por meio de questionários estruturados, abrangendo aspectos como relações familiares, nível socioeconômico, interações intrapessoais em sala de aula e relações com os pares, sendo esses dados cruzados com dados conversacionais obtidos durante as interações. Os resultados revelam que um dos principais fatores para as dificuldades de aprendizagem dos alunos é a falta de incentivo e apoio durante o processo de desenvolvimento dentro do ambiente escolar. Este estudo busca contribuir para a discussão de mudanças necessárias não apenas na escola investigada, mas também em outras instituições de ensino fundamental do município de Humaitá/AM.