Trabalho de Conclusão de Curso

Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM

The study aims to develop a digital interface for the UFAM Distance Education Center (CED/UFAM), using Learning Management System (LMS, called Moodle). The aim is to ensure that the LMS is intuitive and accessible, promoting an effective, efficient and satisfactory learning experience for all users...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Isabelle Colares da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8647
id oai:localhost:prefix-8647
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-86472025-03-10T21:24:27Z Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM Interface design and usability: conceptual proposal for a learning management system for UFAM's Distance Education Center Silva, Isabelle Colares da Mota, Sheila Cordeiro http://lattes.cnpq.br/3880074860430832 Lima, Gean Flávio de Araujo http://lattes.cnpq.br/9582958473077383 Owada, Fernanda Hideko do Nascimento http://lattes.cnpq.br/8400657408368335 sheimota@ufam.edu.br Ambientes virtuais de aprendizagem Investigação baseada em design Usabilidade Learning management system Investigation based on design Usability CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . The study aims to develop a digital interface for the UFAM Distance Education Center (CED/UFAM), using Learning Management System (LMS, called Moodle). The aim is to ensure that the LMS is intuitive and accessible, promoting an effective, efficient and satisfactory learning experience for all users (Nielsen, 2012). Using the Investigation Based on Design (IBD) methodology, this study sought to understand the context of distance learning at CED/UFAM and how the current usability of the platform impacts on the user experience. These users are considered active research objects for constant improvements in the development process. Development involves analyzing the situation and defining the problem, with the participation of users, identifying recommendations based on principles of psychology applied to design, and validating the proposed solutions. The results of this study can contribute to the compilation of good usability practices in the development of LMS's. O estudo tem como objetivo desenvolver uma interface digital para o Centro de Educação a Distância da UFAM (CED/UFAM), utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA, chamado Moodle). O intuito é garantir que o AVA seja intuitivo e acessível, promovendo uma experiência de aprendizagem eficaz, eficiente e satisfatória para todos os usuários (Nielsen, 2012). Por meio da metodologia da Investigação Baseada em Design (IBD), este trabalho buscou compreender o contexto do ensino a distância no CED/UFAM e como a usabilidade atual da plataforma impacta a experiência dos usuários. Esses usuários são considerados objetos de pesquisa ativos para constantes melhorias no processo de desenvolvimento. O desenvolvimento envolve a análise da situação e a definição do problema, com a participação dos usuários, identificação de recomendações baseadas em princípios de psicologia aplicada ao design, e validação das soluções propostas. Os resultados deste estudo podem contribuir para a compilação de boas práticas de usabilidade no desenvolvimento de AVA's. 4 as perguntas podem estar mais destacadas e depois o indicador de campo obrigatório. Não 2025-02-12T13:22:02Z 2025-02-12T13:22:02Z 2024-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Isabelle Colares da. Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM. 2024. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8647 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FT - Faculdade de Tecnologia Manaus (AM) Design - Bacharelado - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
Investigação baseada em design
Usabilidade
Learning management system
Investigation based on design
Usability
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
.
.
spellingShingle Ambientes virtuais de aprendizagem
Investigação baseada em design
Usabilidade
Learning management system
Investigation based on design
Usability
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
.
.
Silva, Isabelle Colares da
Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM
topic_facet Ambientes virtuais de aprendizagem
Investigação baseada em design
Usabilidade
Learning management system
Investigation based on design
Usability
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
.
.
description The study aims to develop a digital interface for the UFAM Distance Education Center (CED/UFAM), using Learning Management System (LMS, called Moodle). The aim is to ensure that the LMS is intuitive and accessible, promoting an effective, efficient and satisfactory learning experience for all users (Nielsen, 2012). Using the Investigation Based on Design (IBD) methodology, this study sought to understand the context of distance learning at CED/UFAM and how the current usability of the platform impacts on the user experience. These users are considered active research objects for constant improvements in the development process. Development involves analyzing the situation and defining the problem, with the participation of users, identifying recommendations based on principles of psychology applied to design, and validating the proposed solutions. The results of this study can contribute to the compilation of good usability practices in the development of LMS's.
author_additional Mota, Sheila Cordeiro
author_additionalStr Mota, Sheila Cordeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Silva, Isabelle Colares da
title Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM
title_short Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM
title_full Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM
title_fullStr Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM
title_full_unstemmed Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM
title_sort design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o centro de educação a distância da ufam
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8647
_version_ 1831970256819585024
score 11.753735