/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM
The study aims to develop a digital interface for the UFAM Distance Education Center (CED/UFAM), using Learning Management System (LMS, called Moodle). The aim is to ensure that the LMS is intuitive and accessible, promoting an effective, efficient and satisfactory learning experience for all users...
Autor principal: | Silva, Isabelle Colares da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8647 |
id |
oai:localhost:prefix-8647 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-86472025-03-10T21:24:27Z Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM Interface design and usability: conceptual proposal for a learning management system for UFAM's Distance Education Center Silva, Isabelle Colares da Mota, Sheila Cordeiro http://lattes.cnpq.br/3880074860430832 Lima, Gean Flávio de Araujo http://lattes.cnpq.br/9582958473077383 Owada, Fernanda Hideko do Nascimento http://lattes.cnpq.br/8400657408368335 sheimota@ufam.edu.br Ambientes virtuais de aprendizagem Investigação baseada em design Usabilidade Learning management system Investigation based on design Usability CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . The study aims to develop a digital interface for the UFAM Distance Education Center (CED/UFAM), using Learning Management System (LMS, called Moodle). The aim is to ensure that the LMS is intuitive and accessible, promoting an effective, efficient and satisfactory learning experience for all users (Nielsen, 2012). Using the Investigation Based on Design (IBD) methodology, this study sought to understand the context of distance learning at CED/UFAM and how the current usability of the platform impacts on the user experience. These users are considered active research objects for constant improvements in the development process. Development involves analyzing the situation and defining the problem, with the participation of users, identifying recommendations based on principles of psychology applied to design, and validating the proposed solutions. The results of this study can contribute to the compilation of good usability practices in the development of LMS's. O estudo tem como objetivo desenvolver uma interface digital para o Centro de Educação a Distância da UFAM (CED/UFAM), utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA, chamado Moodle). O intuito é garantir que o AVA seja intuitivo e acessível, promovendo uma experiência de aprendizagem eficaz, eficiente e satisfatória para todos os usuários (Nielsen, 2012). Por meio da metodologia da Investigação Baseada em Design (IBD), este trabalho buscou compreender o contexto do ensino a distância no CED/UFAM e como a usabilidade atual da plataforma impacta a experiência dos usuários. Esses usuários são considerados objetos de pesquisa ativos para constantes melhorias no processo de desenvolvimento. O desenvolvimento envolve a análise da situação e a definição do problema, com a participação dos usuários, identificação de recomendações baseadas em princípios de psicologia aplicada ao design, e validação das soluções propostas. Os resultados deste estudo podem contribuir para a compilação de boas práticas de usabilidade no desenvolvimento de AVA's. 4 as perguntas podem estar mais destacadas e depois o indicador de campo obrigatório. Não 2025-02-12T13:22:02Z 2025-02-12T13:22:02Z 2024-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso SILVA, Isabelle Colares da. Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM. 2024. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8647 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FT - Faculdade de Tecnologia Manaus (AM) Design - Bacharelado - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Ambientes virtuais de aprendizagem Investigação baseada em design Usabilidade Learning management system Investigation based on design Usability CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . |
spellingShingle |
Ambientes virtuais de aprendizagem Investigação baseada em design Usabilidade Learning management system Investigation based on design Usability CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . Silva, Isabelle Colares da Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM |
topic_facet |
Ambientes virtuais de aprendizagem Investigação baseada em design Usabilidade Learning management system Investigation based on design Usability CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS . . |
description |
The study aims to develop a digital interface for the UFAM Distance Education Center (CED/UFAM), using Learning Management System (LMS, called Moodle). The aim is to ensure that the LMS is intuitive and accessible, promoting an effective, efficient and satisfactory learning experience for all users (Nielsen, 2012). Using the Investigation Based on Design (IBD) methodology, this study sought to understand the context of distance learning at CED/UFAM and how the current usability of the platform impacts on the user experience. These users are considered active research objects for constant improvements in the development process. Development involves analyzing the situation and defining the problem, with the participation of users, identifying recommendations based on principles of psychology applied to design, and validating the proposed solutions. The results of this study can contribute to the compilation of good usability practices in the development of LMS's. |
author_additional |
Mota, Sheila Cordeiro |
author_additionalStr |
Mota, Sheila Cordeiro |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Silva, Isabelle Colares da |
title |
Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM |
title_short |
Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM |
title_full |
Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM |
title_fullStr |
Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM |
title_full_unstemmed |
Design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o Centro de Educação a Distância da UFAM |
title_sort |
design de interfaces e usabilidade: proposta conceitual de um ambiente virtual de aprendizagem para o centro de educação a distância da ufam |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8647 |
_version_ |
1831970256819585024 |
score |
11.753735 |