E-book

Corporeidade e currículo escolar: afetos, expressões e intuições

Um estudo que propõe um olhar filosófico renovador sobre o currículo escolar, defendendo uma abordagem que leve em conta a potência dos corpos, suas expressões, afetos e intuições. A obra não apenas questiona o que é ensinado nas escolas, mas também como o ensino é estruturado, refletindo sobre como...

ver descrição completa

Autor principal: Lobo, Huanderson Barroso
Grau: E-book
Idioma: por
Publicado em: Edua - Editora da Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8774
Resumo:
Um estudo que propõe um olhar filosófico renovador sobre o currículo escolar, defendendo uma abordagem que leve em conta a potência dos corpos, suas expressões, afetos e intuições. A obra não apenas questiona o que é ensinado nas escolas, mas também como o ensino é estruturado, refletindo sobre como as normativas curriculares, engessadas e homogêneas, podem cercear as potências criativas dos indivíduos e, consequentemente, a própria ampliação de representações dos seus partícipes. Uma obra que, ao dialogar com a filosofia, a pedagogia e a fenomenologia, convida a pensar na educação como uma experiência não apenas cognitiva, mas também sensorial e afetiva, onde os corpos, em suas múltiplas manifestações, são celebrados e respeitados em sua singularidade.