/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil
The article aims to present the theoretical and methodological references of the intervention project developed in the Pedagogical Residency Program, at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas. The intervention took place in one of the schools attended by children from Early Childho...
Autor principal: | Cunha, Djennify Araújo da |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8800 |
id |
oai:localhost:prefix-8800 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-88002025-03-19T16:01:46Z A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil Cunha, Djennify Araújo da Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de http://lattes.cnpq.br/5028856385065315 Valente, Paula Rejane de Araújo landacamargo@ufam.edu.br Sistema de escrita alfabética Consciência fonológica Intervenção didática CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . The article aims to present the theoretical and methodological references of the intervention project developed in the Pedagogical Residency Program, at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas. The intervention took place in one of the schools attended by children from Early Childhood Education, focusing on activities directed to significant reading and writing practices, more specifically, the development of phonological awareness skills. On this theme we brought as theoretical assumptions the contributions of Morais (2019) and Soares (2017, 2020), which are national reference in the field of literacy and reading. We conclude that pedagogical practices focused on activities that encourage children to reflect on oral and written language are fundamental for the appropriation of the alphabetic writing system. O artigo tem como objetivo apresentar os referenciais teóricos e metodológicos do projeto de intervenção desenvolvido no Programa de Residência Pedagógica, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas. A ação de intervenção ocorreu em uma das escolas atendidas com crianças da Educação Infantil, tendo como foco atividades direcionadas para práticas de leitura e de escrita significativas, mais especificamente, o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica. Sobre esta temática trouxemos como pressupostos teóricos as contribuições de Morais (2019) e Soares (2017, 2020), os quais são referência nacional no campo da alfabetização e do letramento. Concluímos que práticas pedagógicas com foco em atividades que estimulam as crianças a refletirem sobre a linguagem oral e escrita são fundamentais para apropriação do sistema de escrita alfabética. 5 Não 2025-03-19T16:00:22Z 2025-03-19T16:00:22Z 2024-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8800 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Sistema de escrita alfabética Consciência fonológica Intervenção didática CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
spellingShingle |
Sistema de escrita alfabética Consciência fonológica Intervenção didática CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . Cunha, Djennify Araújo da A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil |
topic_facet |
Sistema de escrita alfabética Consciência fonológica Intervenção didática CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . |
description |
The article aims to present the theoretical and methodological references of the intervention project developed in the Pedagogical Residency Program, at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas. The intervention took place in one of the schools attended by children from Early Childhood Education, focusing on activities directed to significant reading and writing practices, more specifically, the development of phonological awareness skills. On this theme we brought as theoretical assumptions the contributions of Morais (2019) and Soares (2017, 2020), which are national reference in the field of literacy and reading. We conclude that pedagogical practices focused on activities that encourage children to reflect on oral and written language are fundamental for the appropriation of the alphabetic writing system. |
author_additional |
Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de |
author_additionalStr |
Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de |
format |
Artigo |
author |
Cunha, Djennify Araújo da |
title |
A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil |
title_short |
A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil |
title_full |
A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil |
title_fullStr |
A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil |
title_sort |
contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no programa de residência pedagógica na educação infantil |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2025 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8800 |
_version_ |
1831970284245090304 |
score |
11.753896 |