Artigo

A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil

The article aims to present the theoretical and methodological references of the intervention project developed in the Pedagogical Residency Program, at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas. The intervention took place in one of the schools attended by children from Early Childho...

ver descrição completa

Autor principal: Cunha, Djennify Araújo da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
.
.
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8800
id oai:localhost:prefix-8800
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-88002025-03-19T16:01:46Z A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil Cunha, Djennify Araújo da Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de http://lattes.cnpq.br/5028856385065315 Valente, Paula Rejane de Araújo landacamargo@ufam.edu.br Sistema de escrita alfabética Consciência fonológica Intervenção didática CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO . . The article aims to present the theoretical and methodological references of the intervention project developed in the Pedagogical Residency Program, at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas. The intervention took place in one of the schools attended by children from Early Childhood Education, focusing on activities directed to significant reading and writing practices, more specifically, the development of phonological awareness skills. On this theme we brought as theoretical assumptions the contributions of Morais (2019) and Soares (2017, 2020), which are national reference in the field of literacy and reading. We conclude that pedagogical practices focused on activities that encourage children to reflect on oral and written language are fundamental for the appropriation of the alphabetic writing system. O artigo tem como objetivo apresentar os referenciais teóricos e metodológicos do projeto de intervenção desenvolvido no Programa de Residência Pedagógica, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas. A ação de intervenção ocorreu em uma das escolas atendidas com crianças da Educação Infantil, tendo como foco atividades direcionadas para práticas de leitura e de escrita significativas, mais especificamente, o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica. Sobre esta temática trouxemos como pressupostos teóricos as contribuições de Morais (2019) e Soares (2017, 2020), os quais são referência nacional no campo da alfabetização e do letramento. Concluímos que práticas pedagógicas com foco em atividades que estimulam as crianças a refletirem sobre a linguagem oral e escrita são fundamentais para apropriação do sistema de escrita alfabética. 5 Não 2025-03-19T16:00:22Z 2025-03-19T16:00:22Z 2024-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8800 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Sistema de escrita alfabética
Consciência fonológica
Intervenção didática
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
spellingShingle Sistema de escrita alfabética
Consciência fonológica
Intervenção didática
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
Cunha, Djennify Araújo da
A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil
topic_facet Sistema de escrita alfabética
Consciência fonológica
Intervenção didática
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
.
.
description The article aims to present the theoretical and methodological references of the intervention project developed in the Pedagogical Residency Program, at the Faculty of Education, Federal University of Amazonas. The intervention took place in one of the schools attended by children from Early Childhood Education, focusing on activities directed to significant reading and writing practices, more specifically, the development of phonological awareness skills. On this theme we brought as theoretical assumptions the contributions of Morais (2019) and Soares (2017, 2020), which are national reference in the field of literacy and reading. We conclude that pedagogical practices focused on activities that encourage children to reflect on oral and written language are fundamental for the appropriation of the alphabetic writing system.
author_additional Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de
author_additionalStr Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira de
format Artigo
author Cunha, Djennify Araújo da
title A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil
title_short A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil
title_full A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil
title_fullStr A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil
title_full_unstemmed A contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no Programa de Residência Pedagógica na educação infantil
title_sort contribuição da consciência fonológica para apropriação do sistema de escrita alfabética: uma experiência de intervenção didática no programa de residência pedagógica na educação infantil
publisher Brasil
publishDate 2025
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/8800
_version_ 1831970284245090304
score 11.753896