Periódico

O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS

Autor principal: Fearnside, Philip Martin
Outros Autores: Laurance, William F., Cochrane, Mark A., Bergen, Scott, Sampaio, Patricia Delamônica, Barber, Christopher, D’Angelo, Sammya, Fernandes, Tito
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos 2012
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/10828
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-10828
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-108282021-08-04T14:23:54Z O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS Fearnside, Philip Martin Laurance, William F. Cochrane, Mark A. Bergen, Scott Sampaio, Patricia Delamônica Barber, Christopher D’Angelo, Sammya Fernandes, Tito Desde 1996 o planejamento de investimentos do governo brasileiro tem sido organizado em planos quadrianuais: Brasil em Ação (1996-1999), Avança Brasil (2000-2003), PPA [Plano Plurianual] (2004-2007), PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] (2008-2011), e PAC-2 (2012-2015). Cada plano tem incluído uma longa lista de rodovias, barragens e outros grandes projetos de infraestrutura na Amazônia. Vários desses projetos têm sido incluídos em uma série de planos, pois restrições econômicas não permitiram a realização das obras no ritmo inicialmente imaginado. Este é o caso de obras como a hidrelétrica de Belo Monte e as rodovias BR-163 (Santarém-Cuiabá) e BR-319 (Manaus-Porto Velho). Estes projetos adiados estão hoje sendorealizados ou próximos à realização. Uma série de modelos tem sido elaborada por diferentes grupos para prever as consequências futuras, caso essas obras sejam realizadas. Diferentes modelos captam diferentes aspectos da problemática, e vários deles indicam grandes aumentos de desmatamento e degradação, com graves implicações ambientais e sociais. Um dos modelos parte da premissa de que as estradas teriam efeitos nulos ou até benéficos sobre total de desmatamento, mas essa suposição contradiz o que é observado no mundo real. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos 2012-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/10828 10.5801/ncn.v15i1.10828 Novos Cadernos NAEA; v. 15, n. 1 (2012) 2179-7536 1516-6481 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/10828/7461 Direitos autorais 2016 Novos Cadernos NAEA
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Fearnside, Philip Martin
spellingShingle Fearnside, Philip Martin
O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS
author-letter Fearnside, Philip Martin
author2 Laurance, William F.
Cochrane, Mark A.
Bergen, Scott
Sampaio, Patricia Delamônica
Barber, Christopher
D’Angelo, Sammya
Fernandes, Tito
author2Str Laurance, William F.
Cochrane, Mark A.
Bergen, Scott
Sampaio, Patricia Delamônica
Barber, Christopher
D’Angelo, Sammya
Fernandes, Tito
title O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS
title_short O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS
title_full O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS
title_fullStr O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS
title_full_unstemmed O FUTURO DA AMAZÔNIA: MODELOS PARA PREVER AS CONSEQÜÊNCIAS DA INFRAESTRUTURA FUTURA NOS PLANOS PLURIANUAIS
title_sort o futuro da amazÔnia: modelos para prever as conseqÜÊncias da infraestrutura futura nos planos plurianuais
publisher Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
publishDate 2012
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/10828
_version_ 1787151288323014656
score 11.755432