Periódico

Uma Introdução à Nomeação Bidirecional

Autor principal: Krüger, Gustavo M.
Outros Autores: da Conceição, Djenane B., de Rose, Júlio C. C.
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2024
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/16458
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spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-164582024-07-15T23:29:37Z Uma Introdução à Nomeação Bidirecional Krüger, Gustavo M. da Conceição, Djenane B. de Rose, Júlio C. C. A análise do comportamento verbal feita por Skinner abordou principalmente o comportamento do falante. Em 1996 a Teoria da Nomeação de Horne e Lowe inaugurou um campo de pesquisas sobre comportamento verbal, cujo epicentro tem sido a descrição das contingências necessárias para a integração dos repertórios de ouvinte e de falante em um mesmo indivíduo, o que constitui a Nomeação Bidirecional (do inglês Bidirectional Naming ou BiN). Desenvolvidos os comportamentos pré-requisitos para que as crianças aprendam a se comportar como ouvintes, principalmente a partir da imitação dos seus cuidadores, e como falantes, ecoando a fala dos cuidadores e aprendendo a tatear os objetos/eventos ao seu redor, a integração destes comportamentos se dará conforme as crianças tenham oportunidades de se comportarem como ouvintes de si mesmas, em ambientes ricos em reforçadores fornecidos pela comunidade verbal. A BiN também pode ser induzida experimentalmente, por meio de procedimentos que simulam situações naturais, como o Ensino por Múltiplos Exemplares, que fornece diversas oportunidades para que aprendizes intercalem respostas de ouvinte e de falante sob controle dos mesmos estímulos antecedentes. Estudos que objetivam induzir BiN precisam avaliá-la com testes. Tanto os procedimentos de ensino quanto os de teste são objeto de controvérsias teóricas na literatura sobre quais repertórios estão sendo ensinados diretamente e quais são fruto de aprendizado incidental. Algumas lacunas ainda existentes são o papel dos ecoicos, efeitos da automatização dos procedimentos de ensino e possíveis relações do campo com a Teoria das Molduras Relacionais.Palavras-chave: comportamento verbal, teoria da nomeação, nomeação bidirecional, integração de comportamentos de ouvinte e de falante, aprendizado incidental. Universidade Federal do Pará 2024-07-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/16458 10.18542/rebac.v20i0.16458 BJBA - Brazilian Journal of Behavior Analysis; v. 20: Supl. 1 (2024) Suplemento Especial: Artigos Didáticos Revista Brasileira de Análise do Comportamento; v. 20: Supl. 1 (2024) Suplemento Especial: Artigos Didáticos 2526-6551 1807-8338 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/16458/11152 Direitos autorais 2024 Revista Brasileira de Análise do Comportamento
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