Periódico

The science teaching in in the OLPC project (One Laptop per Child) in public schools in Rondônia, Brazil

Autor principal: Brasil, Daniele Braga
Outros Autores: Silva, Josemar Farias da, Martines, Elizabeth A. L. de Moraes
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2013
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2183
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-2183
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-21832021-08-17T00:59:23Z The science teaching in in the OLPC project (One Laptop per Child) in public schools in Rondônia, Brazil O Ensino de Ciências no projeto “um computador por aluno” em escolas públicas de Rondônia Brasil, Daniele Braga Silva, Josemar Farias da Martines, Elizabeth A. L. de Moraes one laptop per child; science education; public policy um computador por aluno; ensino de ciências; políticas públicas In  times  of  fierce  technological  development,  in  which  Internet  connected  computers  occupy  a privileged space in the actions and human relationships, the school cannot and should not stand on the sidelines of the process. Several authors point out issues related to the use of laptops by teachers and students in schools in many countries creating a new field of study. Brazil is occurring in the UCA Project  (One Laptop per Child) and Rondônia eight  public  schools had implemented this  project in 2010 and their teachers are receiving training to use in the classroom. This article aims to discuss the process  of  implementation  of  this  project  and  its  use  for  science  teaching in these schools in order that their understanding may support actions aimed at correcting distortions, sophisticate the process and actually contribute to the improvement of education as a whole in the state of Rondônia and other states. The arrival  of laptops in school led to changes that  need to be studied in order to understand their implications  in the lives of the  people involved in the situation of using  this  new technology comes into the hands  of students  and teachers, this being a different situation that occurred exclusively computer labs in schools Em tempos de acirrado desenvolvimento tecnológico, em que computadores ligados à Internet ocupam espaço privilegiado nas ações e nas relações humanas, a escola não pode e não deve se posicionar à margem do processo. Vários autores apontam questões relacionadas à utilização de computadores portáteis por professores e alunos em escolas de vários países, criando um novo campo de estudos. No Brasil está ocorrendo o Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e em Rondônia oito escolas públicas tiveram este projeto implantado em 2010 e seus professores vêm se capacitando para sua utilização em sala de aula. Este artigo se propõe a discutir o processo de implantação deste projeto e sua utilização para o ensino de ciências nessas escolas, com o propósito de que sua compreensão poderá subsidiar ações que visem corrigir distorções, sofisticar o processo e contribuir de fato para a melhoria da educação como um todo no estado de Rondônia e em outros estados. A chegada dos computadores portáteis na escola gerou mudanças que necessitam ser estudadas para que possamos entender as implicações destas nas vidas das pessoas envolvidas na situação da utilização desta nova tecnologia que chega às mãos dos alunos e professores, sendo esta uma situação diferente da que acontecia exclusivamente nos laboratórios de informática das escolas. Universidade Federal do Pará 2013-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2183 10.18542/amazrecm.v10i19.2183 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 10, n. 19 (2013); 30-45 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 10, n. 19 (2013); 30-45 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2183/2475 /*ref*/ALMEIDA, M.E.B. de; PRADO, M.E.B.B. (Orgs.). O Computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011. p. 34-48. /*ref*/ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? Coleção: Questões Fundamentais em Educação. Vol.10. São Paulo: Paulus, 2011. /*ref*/BALL, S. J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. IN: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Org). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 21-53. /*ref*/BRETON, P. História da Informática. São Paulo: Editora Unesp, 1991. /*ref*/CRUZ, S. Blogue, YouTube, Flickr e Delicious: Software Social. In CARVALHO, A. A. A (org.). Manual de ferramentas da WEB 2.0 para professores. Portugal: Ministério da Educação/DGIDC, 15-40. 2008. /*ref*/DOWBOR, L. Tecnologias do Conhecimento. Vozes: Petrópolis, 2008. /*ref*/DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios críticos dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores associados, 2008. /*ref*/GAMBOA, S. S. Revolução Informacional: Pontos de vista para o debate sobre a sociedade da informação. Transinformação, v. 9, n. 1, p. 32-42, janeiro/abril, 1997. /*ref*/GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2008. /*ref*/LEME, M. I. da S. Jerome Bruner: o ensino e suas formas. In: REGO, T. C.(org.) Cultura, Aprendizagem e Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Editora Segmentos, 2011. p. 31–60. /*ref*/LIMA, I. G. de; GANDIN, L. A. Estado, gerencialismo e políticas educacionais: construindo um referencial teórico de análise. 34ª Reunião Anual da ANPED. Natal, 2011. Disponível em: http://www.anped.org.br/app/webroot/34reuniao/.../GT05-667%20int.pdf Acesso em: 02 nov. 2012. /*ref*/MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br . Acessado em: 01 de nov. de 2012. /*ref*/MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos. v. 9, nº 1. p. 4-16. Itajaí, jan/abr 2009. /*ref*/MARTINES, E. A. L. M. Estudo de Caso da Implantação do PROJETO UCA em Rondônia. UNIR: Porto Velho, 2011. (Aprovado pelo CNPq em setembro 2011). /*ref*/MARTINS, L. M. A natureza histórico-social da personalidade. Cadernos CEDES, vol. 24, n. 62, 2004. p. 82-99. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622004000100006. /*ref*/MORAN, J. M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2009. /*ref*/SANTOS, B. S. Os processos da globalização. 2002. Disponível em: http://www.eurozine.com/articles/2002–08–22–santos–pt.html Acesso em: 02 nov. 2012. /*ref*/SOUZA, M. P. Psicologia Escolar e Políticas Públicas em Educação: Desafios Contemporâneos. Em Aberto. Brasília, v. 23, n.83 p. 129-149, março de 2010. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/163/1303. Acesso em 20 nov. 2012. Direitos autorais 2013 CC-BY
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Brasil, Daniele Braga
spellingShingle Brasil, Daniele Braga
The science teaching in in the OLPC project (One Laptop per Child) in public schools in Rondônia, Brazil
author-letter Brasil, Daniele Braga
author2 Silva, Josemar Farias da
Martines, Elizabeth A. L. de Moraes
author2Str Silva, Josemar Farias da
Martines, Elizabeth A. L. de Moraes
title The science teaching in in the OLPC project (One Laptop per Child) in public schools in Rondônia, Brazil
title_short The science teaching in in the OLPC project (One Laptop per Child) in public schools in Rondônia, Brazil
title_full The science teaching in in the OLPC project (One Laptop per Child) in public schools in Rondônia, Brazil
title_fullStr The science teaching in in the OLPC project (One Laptop per Child) in public schools in Rondônia, Brazil
title_full_unstemmed The science teaching in in the OLPC project (One Laptop per Child) in public schools in Rondônia, Brazil
title_sort science teaching in in the olpc project (one laptop per child) in public schools in rondônia, brazil
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2013
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2183
_version_ 1787151805186048000
score 11.674684