Periódico

History of teaching arithmetic in the end of the Nineteenth Century: analysis of the work of Antonio Bandeira Trajano

Autor principal: Pais, Luiz Carlos
Outros Autores: Maranhão, Tatiane Aparecida
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2297
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-2297
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-22972021-08-17T00:59:26Z History of teaching arithmetic in the end of the Nineteenth Century: analysis of the work of Antonio Bandeira Trajano História do ensino da aritmética no final do século XIX: uma análise da obra de Antonio Bandeira Trajano Pais, Luiz Carlos Maranhão, Tatiane Aparecida Antonio Trajano; teaching arithmetic; history textbook; intuitive method Antonio Trajano; ensino da aritmética; história do livro didático; método intuitivo This article describes the theme of the History of Brazilian Mathematics Education, aimed at defining the task of researching the production and circulation of textbook entitled Aritmética Elementar Ilustrada, of Antonio Bandeira Trajano, published in 1879, successive reprints of this work circulated around the country for more eight decades, reaching the 140th edition in 1964 by Livraria Francisco Alves. To accomplish this goal were also consulted educational programs, ministerial reports and other textbooks of the same period. These sources were analyzed from the articulated concepts of disciplines and school cultures, proposed by André Chervel, as well as the notion appropriation, proposed by Roger Chartier, aiming to articulate such textbook with the production of other authors from the same time. It was possible to observe the existence of a particular methodological way, produced by the author, inserted into the vacuum of a moment of initial expansion of Brazilian primary school education. The practices suggested by the author is characterized as one of the first attempts to apply in the context of mathematics in primary education in Brazil, the intuitive method of teaching, this time in the pedagogical debate topic. This methodological vision was inserted in a clear pragmatic position conducted with certain zeal in the treatment of mathematical concepts related to the contents of elementary arithmetic. Este artigo aborda a temática da história da educação matemática brasileira, definindo como objetivo a tarefa de pesquisar a produção e a circulação da obra didática intitulada Aritmética Elementar Ilustrada, de Antônio Bandeira Trajano, lançada em 1879. Sucessivas reimpressões dessa obra circularam pelo país por mais de oito décadas, atingindo a 140ª edição, em 1964, pela Livraria Francisco Alves. Para realizar esse objetivo foram também consultados programas de ensino, relatórios ministeriais e outros textos didáticos do mesmo período. Essas fontes foram analisadas a partir dos conceitos articulados de disciplinas e culturas escolares, propostos por André Chervel, assim como a noção apropriação, proposta por Roger Chartier, visando articular a referida obra didática com a produção de outros autores da mesma época. Foi possível constatar a existência de uma maneira metodológica particular, produzida pelo autor, inserida no vácuo de um momento de expansão inicial da educação primária escolar brasileira. As práticas sugeridas pelo autor caracterizam-se como uma das primeiras tentativas de aplicar, no contexto no ensino primário da matemática do Brasil, o método de ensino intuitivo, tema presente no debate pedagógico da época. Essa visão metodológica estava inserida em uma clara posição pragmática conduzida com certo zelo no tratamento dos conceitos matemáticos relativos aos conteúdos da aritmética elementar. Universidade Federal do Pará 2014-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2297 10.18542/amazrecm.v10i20.2297 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 10, n. 20 (2014); 39-50 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 10, n. 20 (2014); 39-50 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2297/2539 /*ref*/ALMEIDA, José Ricardo Pires de. A instrução pública no Brasil (1500-1889). Tradução Antonio Chizzotti. Guedes, Maria do Carmo. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2000. /*ref*/BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1895. 2V. /*ref*/BUISSON, Ferdinand. Conférence sur l'enseignement intuitif, faite aux Instituteurs délégués à L'Exposition Universelle en 1878. (Paris). Tradução de Maria Helena Camara Bastos. Revista História da Educação. Vol. 17, n. 39. Santa Maria. 2013. /*ref*/CALKINS, Norman. Primeiras Lições de Coisas. Versão da 40ª edição por Rui Barbosa. Imprensa Nacional Rio de Janeiro. 1886. /*ref*/CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados IEA – USP, São Paulo, vol. 11, n. 5 pp. 173 – 191, 1991. /*ref*/CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2. Porto Alegre: 1990, pp 177 – 229. /*ref*/CHERVEL, André. La Culture Scolaire. Paris, Editora Belin, 1998. /*ref*/CHOPPIN, Alian. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, 2004. /*ref*/CORREA, Carlos Humberto. Circuito do livro escolar: elementos para a compreensão de seu funcionamento no contexto educacional amazonense (1852 – 1910). Tese de Doutorado defendia na Unicamp. Campinas: 2006. /*ref*/CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Forense, Rio de Janeiro: 2002. /*ref*/CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano. Petrópolis, Vozes: 2007. JULIA, Dominique. A cultura escola como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, no 01 janeiro a julho. São Paulo, 2001. /*ref*/MATTOS, Alderi S.. Os Pioneiros Presbiterianos do Brasil (1859-1900): Missionários, Pastores e Leigos do Século 19. 1ª. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2004. /*ref*/MARANHÃO, Tatiane A. A resolução de problemas, que envolvem divisão, por estudantes de cursos de pedagogia. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande. 2010. /*ref*/MOACYR, Primitivo. A instrução e as Províncias (1934 - 1889). Volume 1, Companhia Editora Nacional. Rio de Janeiro: 1939. /*ref*/PFROMM NETTO, Samuel; DIB, Claudio Zaki; ROSAMILHA, Nelson. O livro na educação. Rio de Janeiro: Primor/INL, 1974. /*ref*/RAZZINI, Márcia de Paula Gregório. A Livraria Francisco Alves e a expansão da escola pública em São Paulo. I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial. Rio de Janeiro. UFF, 2004. /*ref*/TRAJANO, Antonio Bandeira. Um breve relato. Artigo publicado no Jornal O Puritano, Rio de Janeiro: edição de 08 de fevereiro de 1900. /*ref*/VALDEMARIN, Vera Tereza. Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade. Cad. Cedes vol. 20 n. 52 Campinas: 2000. Direitos autorais 2014 CC-BY
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Pais, Luiz Carlos
spellingShingle Pais, Luiz Carlos
History of teaching arithmetic in the end of the Nineteenth Century: analysis of the work of Antonio Bandeira Trajano
author-letter Pais, Luiz Carlos
author2 Maranhão, Tatiane Aparecida
author2Str Maranhão, Tatiane Aparecida
title History of teaching arithmetic in the end of the Nineteenth Century: analysis of the work of Antonio Bandeira Trajano
title_short History of teaching arithmetic in the end of the Nineteenth Century: analysis of the work of Antonio Bandeira Trajano
title_full History of teaching arithmetic in the end of the Nineteenth Century: analysis of the work of Antonio Bandeira Trajano
title_fullStr History of teaching arithmetic in the end of the Nineteenth Century: analysis of the work of Antonio Bandeira Trajano
title_full_unstemmed History of teaching arithmetic in the end of the Nineteenth Century: analysis of the work of Antonio Bandeira Trajano
title_sort history of teaching arithmetic in the end of the nineteenth century: analysis of the work of antonio bandeira trajano
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2297
_version_ 1787151790198751232
score 11.755432