Periódico

Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware

Autor principal: Baptista, Leandro Vasconcelos
Outros Autores: de Azevedo, Rodolfo Brito, Goldschmidt, Andrea Inês
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2015
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2428
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-2428
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-24282021-08-17T00:59:31Z Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático Baptista, Leandro Vasconcelos de Azevedo, Rodolfo Brito Goldschmidt, Andrea Inês teaching strategies; biology teaching; biology’s history and philosophy estratégias; ensino de biologia; história e filosofia da biologia The fragmentation of the school’s knowledge is configured in a harmful way to the teaching, making it harder to the student, the appropriation of knowledge and the construction of a contextualized vision that would allow them a critical perception of reality. In the trials of overcoming the fragmentation, we observe as possibilities, the usage of strategies faced with the traditional program, the inclusion of History and Biology’s Philosophy (HFB) and the insertion of practical and joinable classes. Therefore, some reflexions are presented that emerged from the strategies development to the proposal of practical classes during the internship program, with freshmen groups from the High School in a public school. Strategies were developed to the cellular biology contents and its human aspects. Our challenge was made of the planning starting from the Teaching Strategies, in a perspective of reaching the Biology from the “Constitution of the Biologic Knowledge) and from practical activities that emphasize the usage of experiments and construction of models. Although many difficulties may have appeared during the process, the motivation and the envelopment shown by the students confirm the didactic potential of the strategies in the classroom and the modality of the teaching in practical classes A fragmentação do conhecimento escolar se configura de forma nociva para o ensino, dificultando ao educando a apropriação do conhecimento e a construção de uma visão contextualizada que lhe permita uma percepção crítica da realidade. Na tentativa de superação da fragmentação, observamos como possibilidades a utilização de estratégias ante ao programa tradicional, a inclusão da História e Filosofia da Biologia (HFB) e a inserção de aulas práticas participativas. Assim, são apresentadas reflexões que emergiram do desenvolvimento de estratégias para proposição de aulas práticas durante o Estágio Curricular Supervisionado, com turmas de primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública. Foram desenvolvidas estratégias para os conteúdos de biologia celular e seus aspectos relacionados ao metabolismo energético, controle gênico, fotossíntese e reprodução humana. Nosso desafio se consistiu no planejamento a partir de Estratégias de Ensino, numa perspectiva de abordar a Biologia a partir dos “Estatutos do Conhecimento Biológico” e de atividades práticas, que enfatizaram o uso de experimentos e construção de modelos. Embora muitas dificuldades tenham surgido no decorrer do processo, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos alunos confirmam o potencial didático do uso de estratégias em sala de aula e a modalidade de ensino de aulas práticas. Universidade Federal do Pará 2015-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2428 10.18542/amazrecm.v12i23.2428 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 12, n. 23 (2015); 31-43 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 12, n. 23 (2015); 31-43 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2428/2760 /*ref*/ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. Editora Artmed, 5ª Edição, 2010, 1396 p. /*ref*/ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A. A didática das ciências. Tradução de Magda S.S. Fonseca. São Paulo: Papirus, 1994. /*ref*/CAPELETTO, A. Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, p. 224, 1992. /*ref*/CORRÊA, A. L. et al. História e Filosofia da Biologia como ferramenta no Ensino de Evolução na formação inicial de professores de Biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 5, n. 2, p. 217-237, São Paulo, 2010. Dispnível em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-05-2/FHB-v05-n2-12.html /*ref*/FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987. 124 p. /*ref*/FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 2, maio/ago. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000 200013&script=sci_arttext. /*ref*/FREITAS, B. S. P. Problematização como estratégia: possibilidades no ensino de fisiologia vegetal. Relatório de estágio para conclusão de curso. UFG, 2012. /*ref*/GARCIA, M. M. A; HYPOLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a04v31n1.pdf /*ref*/GOLDSCHMIDT. A. I. O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças. 2012. Tese (Doutorado em educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2012. /*ref*/LIMA, M. S. L. O estágio nos cursos de licenciatura e a metáfora da árvore. Pesquisaeduca, Santos, v.1, n.1, p.45-48, jan-jun, 2009. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/ pesquiseduca/article/view/44 /*ref*/LIMA, M. E. C. C.; JÚNIOR, O. G. A.; BRAGA, S. A. M. Aprender ciências – um mundo de materiais. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 1999. 78 p. /*ref*/MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3), p. 164-214, 1995. Disponível em: https://www.rbcdh.ufsc.br/index.php/fisica/article/ download/7084/6555. /*ref*/MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 8ª ed. 2003, 128p. /*ref*/NASCIMENTO Jr. A. F. Construção dos Estatutos da Ciência para Biologia numa Perspectiva HistóricoFilosófica: uma abordagem estruturante para seu Ensino. 2010. 437f. Tese (Doutorado em Educação Para Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2010. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102048. /*ref*/PAIS, L. C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da Geometria. 23a Reunião da Anped, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1919t.PDF. /*ref*/PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1994. 200 p. /*ref*/POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E. S. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e ciências: relato de uma experiência. In: GARCIA, W. G.; GUEDES, A. M. (Orgs.). Núcleos de ensino. São Paulo: Unesp, Pró-reitora de Graduação, 2003. p. 113-123. Disponível em: http://www.lsgasques.blogs.unipar.br/files/2009/09/Aulas-Pr%C3%A1ticas-no-ensino-de-biologia-ede-Ci%C3%AAncias-Roteiros.pdf. /*ref*/STACCIARINI, J. M. R.; ESPERIDIÃO, E. Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem. Revista Latino–americana de Enfermagem, 1999 dez; 7(5):59-66. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v7n5/13505.pdf. Direitos autorais 2015 CC-BY
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Baptista, Leandro Vasconcelos
spellingShingle Baptista, Leandro Vasconcelos
Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware
author-letter Baptista, Leandro Vasconcelos
author2 de Azevedo, Rodolfo Brito
Goldschmidt, Andrea Inês
author2Str de Azevedo, Rodolfo Brito
Goldschmidt, Andrea Inês
title Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware
title_short Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware
title_full Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware
title_fullStr Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware
title_full_unstemmed Basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware
title_sort basic triad: the usage of strategies, the inclusion of history and biology’s philosophy and the making of courseware
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2015
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2428
_version_ 1787151754255663104
score 11.755432