Periódico

Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente

Autor principal: Parahyba, Bruna Linéia Antunes
Outros Autores: Goldschmidt, Andréa Inês
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4150
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-4150
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-41502019-09-12T18:27:45Z Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente Teaching flavors: reflective report of the internship experience in the construction of the teaching image Parahyba, Bruna Linéia Antunes Goldschmidt, Andréa Inês estágio docente; formação inicial de professores; reflexão docente initial teacher training; experience in teaching; teacher reflections O artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e atividades desenvolvidas durante o Estágio em Licenciatura em Ciências Biológicas. Este proporciona uma interação direta com a prática docente, aproximando a realidade escolar com o estagiário, o que permite com que a construção docente possa ser estabelecida no decorrer do seu desenvolvimento. É fato que o sistema educacional mostra-se cada vez mais fragilizado, e decorrente disso a desvalorização do professor torna-se algo real. Em meio a isso, existe ainda esperança na profissão docente como meio de transformar a educação, através de uma imagem docente voltada à reflexão e criticidade, tendo como auxílio a escrita para organizar as ações desenvolvidas a fim de transformá-las em ações melhores para o futuro. The article aims to reflect on the experiences and activities developed during the Internship in Licentiate in Biological Sciences. This provides a direct interaction with the teaching practice, bringing the school reality closer to the trainee, which allows the teacher construction to be established in the course of its development. It is a fact that the educational system is becoming increasingly fragile, and as a result the teacher's devaluation becomes real. In the midst of this, there is still hope in the teaching profession as a means to transform education, through a teaching image focused on reflection and criticism, with the help of writing to organize the actions developed to transform them into better actions for the future. Universidade Federal do Pará 2017-07-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4150 10.18542/amazrecm.v13i26.4150 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 26 (2017); 22-40 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 26 (2017); 22-40 2317-5125 1980-5128 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4150/4346 /*ref*/ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Vol. 1, Porto: Porto Editora, 2005. /*ref*/ALBUQUERQUE, A. P. T; SERPA, L. F. S. P; ARAPIRACA, M. A. Formação do educador: reflexões e práticas de sabores, saberes e memórias. In: SOUZA, E. C. (org.) Memoriais: literatura e praticas culturais de leitura. Salvador: Edufba, 2010. /*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A. A contribuição da pesquisa etnográfica para a construção do saber didático. In: OLIVEIRA, M. R. N. S. (org.). Didática: Ruptura, compromisso e pesquisa. 2ª ed., Campinas: Papirus, 1995. /*ref*/BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. /*ref*/BARREIRO, I. M. F; GEBRAN, R. A. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. In: BARREIRO, I.M. F; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 19 nov. 2016. /*ref*/BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 de dez. 2016. /*ref*/BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. /*ref*/CHAVES, S. N. Memórias de formação: reminiscências de formadores de professores sobre suas maneiras de ver e de se na docência. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.1 n – 1, jul./dez, 2004, v. 1, n – 2 – jan./jun. 2005. p. 87-92. /*ref*/CUNHA, R. B. As memórias nos clássicos e nossas clássicas memórias. In: PRADO, G. V. T; SOLIGO. R. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. /*ref*/DIÓGENES, E. CARNEIRO, M. J. A gestão participativa e o projeto político-pedagógico: Um exercício de cidadania. RBPAE. vol. 21, n 1/2, jan./dez. 2005. /*ref*/DOMINGUES, G. S; GUSSO, S. F. K. Estágio Supervisionado e formação de professores: “a integração necessária para a formação docente”. Anais... Educere, 2005. /*ref*/FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. & ROMAN, M. F. A formação de professores reflexivos: a docência como objeto de investigação. Revista do Centro de Educação, v. 38, n. 21, p. 277- 288, 2013. /*ref*/FONTANA, M. J; FÁVERO, A. A. Professor reflexivo: uma interação entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, vol. 8, nº 17, jan/jun 2013. /*ref*/GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo. GRUBHAS, 2013. /*ref*/GOES, C. R. O ser professor na contemporaneidade: entre a utopia de mudar o mundo e o desencantamento com a realidade. Trabalho de conclusão de curso: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. /*ref*/GOLDSCHIMIDT, A. I. Professores como cerrado: a cada chuva o esplendor da primavera. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.12 (24) Jan-Jul 2016. p. 26-38. /*ref*/LIB NEO, J. C. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Editora Heccus, 2013. /*ref*/MEDEIROS, M. A graça das coisas. Porto Alegre: L&PM, 11 ed. 2013. MOTA, E. A. D. O escrito e seu outro. In: PRADO, G. V. T; SOLIGO. R. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas: Editora Alínea, 2007. /*ref*/NÓVOA, A. Entrevista. Revista Pátio, v. VII, n 27, ago./out. 2003, p. 25-28. /*ref*/PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. L. O estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. /*ref*/PRADO, G. V. T; SOLIGO, R. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, G. V. T; SOLIGO. R. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas: Editora Alínea, 2007. /*ref*/PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Colégio Estadual Três Mártires. Palmeira das Missões/RS. 38 p. 2011. /*ref*/RODRIGUES, P. A. M.. Anatomia e Fisiologia de um Estágio. Dissertação de Mestrado, PUCRio, 2009. /*ref*/RAMOS, T. et al. Constructos em narrativas do ser e do se fazer docente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.13 (25) Jul-Dez 2016. p.46-61. /*ref*/ROSA, M. C. C. A escrita dos professores: instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica. In: PRADO, G. V. T; SOLIGO. R. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas: Editora Alínea, 2007. /*ref*/SANTANA, A. R. Olhar sobre tendências: o norte de minha práxis. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13 (25) Jul-Dez 2016. p.93-98. /*ref*/SANTOS, V, J. O sonho de um jovem. São Paulo: Ed. Baraúna, 2010. /*ref*/SANTOS, H. M. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares. In: 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, GT 8- Formação de Professores, 2005, Caxambu. /*ref*/SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar. Vol 7. n. 48 2013/3. /*ref*/SILVA, K. S. Estágio e Escola-Campo – Protagonistas na construção de saberes dos alunos – professores do curso de pedagogia do campus avançado de Catalão – UFG. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. /*ref*/SILVA, N. V.; GOLDSCHMIDT, A. I. Explorando ruas que quero ladrilhar: entre a paixão e o receio de ser professor. Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line. Editora Dra. Valdeci dos Santos. Feira de Santana – Bahia (Brasil), n. 20 (jan. – jun. 2016), 25 jun. 2016, p. 134-161. /*ref*/SOARES, M. Metamemórias-Memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 2ed. 2001. /*ref*/TARDIF, M. Saberes docentes e a formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012. /*ref*/TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2009. /*ref*/VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2002. /*ref*/WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. Direitos autorais 2017 Amaz RECM http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Parahyba, Bruna Linéia Antunes
spellingShingle Parahyba, Bruna Linéia Antunes
Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente
author-letter Parahyba, Bruna Linéia Antunes
author2 Goldschmidt, Andréa Inês
author2Str Goldschmidt, Andréa Inês
title Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente
title_short Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente
title_full Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente
title_fullStr Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente
title_full_unstemmed Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente
title_sort sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4150
_version_ 1787151773816848384
score 11.755432