Periódico

FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011

Autor principal: Brito, Maria dos Remédios de
Outros Autores: Nascimento, Lucineide Soares do
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4249
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-4249
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-42492021-01-06T17:32:14Z FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011 Brito, Maria dos Remédios de Nascimento, Lucineide Soares do Resumo: Neste trabalho analisamos os artigos publicados entre 2005 a 2011 no GT de Didática, da ANPEd. Os objetivos são: a) captar as bases epistemológicas que fundamentam as discussões dos pesquisadores no âmbito do ensino e da aprendizagem de Ciências; e b) provocar o pensamento para as possíveis linhas de fuga de um ensino de Ciências pautado na convivência com o caos e a diferença. Metodologicamente a análise foi pautada na filosofia da diferença a partir das teorias de Deleuze e Guattari e propõe um breve exercício de desconstrução/problematização dos alicerces do pensamento moderno aplicados à educação e que aparecem nesses artigos. O resultado demonstra como as teorias que subsidiam os artigos estão atreladas ao pensamento da representação e que a Didática para/no ensino de Ciências produz um aligeiramento ao confundir ou precipitar a criação de “metodologias” de ensino a partir das proposições teórico-científicas oriundas da psicologia e da sociologia.  Palavras- Chave: Ensino de Ciências. Didática em Ciências. Filosofia da diferença. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4249 10.18542/rmi.v10i14.4249 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 60-74 Margens; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 60-74 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4249/4121 Direitos autorais 2017 Revista Margens Interdisciplinar
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author Brito, Maria dos Remédios de
spellingShingle Brito, Maria dos Remédios de
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011
author-letter Brito, Maria dos Remédios de
author2 Nascimento, Lucineide Soares do
author2Str Nascimento, Lucineide Soares do
title FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011
title_short FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011
title_full FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011
title_sort formaÇÃo docente e ensino de ciÊncias nos artigos do grupo de trabalho de didÁtica da anped de 2005 a 2011
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2017
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4249
_version_ 1787151867656011776
score 11.755432