/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011
Autor principal: | Brito, Maria dos Remédios de |
---|---|
Outros Autores: | Nascimento, Lucineide Soares do |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
2017
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4249 |
id |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-4249 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-42492021-01-06T17:32:14Z FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011 Brito, Maria dos Remédios de Nascimento, Lucineide Soares do Resumo: Neste trabalho analisamos os artigos publicados entre 2005 a 2011 no GT de Didática, da ANPEd. Os objetivos são: a) captar as bases epistemológicas que fundamentam as discussões dos pesquisadores no âmbito do ensino e da aprendizagem de Ciências; e b) provocar o pensamento para as possíveis linhas de fuga de um ensino de Ciências pautado na convivência com o caos e a diferença. Metodologicamente a análise foi pautada na filosofia da diferença a partir das teorias de Deleuze e Guattari e propõe um breve exercício de desconstrução/problematização dos alicerces do pensamento moderno aplicados à educação e que aparecem nesses artigos. O resultado demonstra como as teorias que subsidiam os artigos estão atreladas ao pensamento da representação e que a Didática para/no ensino de Ciências produz um aligeiramento ao confundir ou precipitar a criação de “metodologias” de ensino a partir das proposições teórico-científicas oriundas da psicologia e da sociologia. Palavras- Chave: Ensino de Ciências. Didática em Ciências. Filosofia da diferença. UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2017-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4249 10.18542/rmi.v10i14.4249 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 60-74 Margens; v. 10, n. 14 (2016): Dossiê Formação Docente; 60-74 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4249/4121 Direitos autorais 2017 Revista Margens Interdisciplinar |
institution |
Periódicos Ufpa |
collection |
periodicosUFPA |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Brito, Maria dos Remédios de |
spellingShingle |
Brito, Maria dos Remédios de FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011 |
author-letter |
Brito, Maria dos Remédios de |
author2 |
Nascimento, Lucineide Soares do |
author2Str |
Nascimento, Lucineide Soares do |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011 |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011 |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011 |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011 |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011 |
title_sort |
formaÇÃo docente e ensino de ciÊncias nos artigos do grupo de trabalho de didÁtica da anped de 2005 a 2011 |
publisher |
UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4249 |
_version_ |
1787151867656011776 |
score |
11.755432 |