Periódico

AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA

Autor principal: CHAVES (SEMED), Paulo Emil Rodrigues
Outros Autores: SILVA (SEDUC), Lucielma Lobato
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2019
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/7852
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-7852
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-78522021-06-16T22:41:47Z AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA CHAVES (SEMED), Paulo Emil Rodrigues SILVA (SEDUC), Lucielma Lobato Educação Este trabalho trata das relações de gênero e suas interfaces com o programa Saberes da terra, fundamentado nos conceitos e princípios da educação do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais, que tem como método a pedagogia da alternância. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida na Escola Corre-Mão, município de Igarapé-Miri-Pá. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa bibliográfica e à realização de entrevistas semiestruturadas com alunas, professores do programa, a fim de termos um recorte de como tais relações se constroem no ambiente escolar e familiar. Tais entrevistas mostraram que, na escola, são reproduzidas as mesmas relações de submissão e preconceito, sobre as quais, ao longo do tempo, as mulheres são submetidas.Palavras-Chave: Educação do campo. Saberes da terra. Relações de gênero. GENDER RELATIONSHIPS AND THEIR INTERFACES WITH THE KNOWLEDGE OF LAND PROGRAM IN THE SCHOOL CORRE-MÃO MUNICIPALITY OF IGARAPÉ-MIRI / PAThis work deals with gender relations and its interfaces with the land knowledge program, based on the concepts and principles of rural education, the fruit of the struggles of social movements, whose method is the pedagogy of alternation. The qualitative research was developed, in the School Run-By the municipality of Igarapé-Miri / Pa. The methodology used was a bibliographical research and the realization of semi-structured interviews with students, teachers of the program, to have a clipping of how such relationships are built in the school and family environment. These interviews showed that at school the same relations of submission and prejudice are reproduced, that over time women are submitted. Key-Words: Field education. Land knowledge. Gender relations.  UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2019-11-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/7852 10.18542/rmi.v12i19.7852 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 12, n. 19 (2018): Artigos Livres; 53-69 Margens; v. 12, n. 19 (2018): Artigos Livres; 53-69 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/7852/5783 Direitos autorais 2019 Revista Margens Interdisciplinar
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author CHAVES (SEMED), Paulo Emil Rodrigues
spellingShingle CHAVES (SEMED), Paulo Emil Rodrigues
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
author-letter CHAVES (SEMED), Paulo Emil Rodrigues
author2 SILVA (SEDUC), Lucielma Lobato
author2Str SILVA (SEDUC), Lucielma Lobato
title AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
title_short AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
title_full AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
title_fullStr AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
title_sort as relaÇÕes de gÊnero e suas interfaces com o programa saberes da terra na escola corre-mÃo municÍpio de igarapÉ-miri/pa
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2019
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/7852
_version_ 1787151851877040128
score 11.755432