Periódico

BNCC, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: MOVIMENTOS ATUAIS DE “CONSTRUÇÃO” DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, A PARTIR DA LEI 13.415/2017

Autor principal: COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2020
Acesso em linha: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9510
id oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-9510
recordtype ojs
spelling oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article-95102023-01-28T01:42:49Z BNCC, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: MOVIMENTOS ATUAIS DE “CONSTRUÇÃO” DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, A PARTIR DA LEI 13.415/2017 COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos Educação Resumo: O presente artigo investiga a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, a flexibilização do currículo e a ideia de protagonismo juvenil, expressa por meio da Reforma do Ensino Médio, implantada no ano de 2017. A Metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, tendo como referenciais os documentos que tratam sobre a reforma. Baseia suas reflexões no Materialismo Histórico Dialético, para o entendimento de elementos históricos e discursivos que permitam a compreensão de que a reforma está alinhada a um discurso neoliberal.  As incursões apontaram que o processo proposto pela reforma desresponsabiliza o Estado pela ampla formação da juventude e seus processos de escolarização, assumindo um discurso de que o protagonismo juvenil se caracteriza como a condução dos jovens sobre seus projetos de vida, sua inserção no mercado de trabalho e por sua conduta cidadã, tendo a BNCC como instrumento alinhador desta política de educação.Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular, Flexibilização Curricular, Protagonismo Juvenil.BNCC, CURRICULAR FLEXIBILIZATION AND YOUTH PROTAGONISM: CURRENT MOVEMENTS OF "CONSTRUCTION" OF BRAZILIAN HIGH SCHOOL, FROM LAW 13.415 / 2017Abstract: This paper investigates the National Common Curricular Base - BNCC, the flexibility of the curriculum, and the idea of youth protagonism, expressed through the High School Reform, implemented in the year 2017. The methodology used was the qualitative bibliographic research, having as reference the documents dealing with the reform. It bases its reflections on Dialectical and Historical Materialism, to comprehend historical and discursive elements that allow the understanding that the reform is aligned to a neoliberal discourse. The incursions pointed out that the process proposed by the reform makes the State not responsible for the extensive formation of youth and their schooling processes, assuming a discourse that youth protagonism is characterized as the conduction of young people over their life projects, their insertion in the labor market. work and for its citizen behavior, having the BNCC as an alignment instrument of this education policy.Keywords: National Common Curriculum Base, Curricular Flexibility, Youth Protagonism UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI 2020-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9510 10.18542/mri.v14i23.9510 Margens: Revista Interdisciplinar; v. 14, n. 23 (2020): Dossiê Diálogos em Educação; 43-60 Margens; v. 14, n. 23 (2020): Dossiê Diálogos em Educação; 43-60 1982-5374 1806-0560 por https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9510/6839 Direitos autorais 2021 Revista Margens Interdisciplinar http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Periódicos Ufpa
collection periodicosUFPA
language por
format Periódico
author COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos
spellingShingle COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos
BNCC, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: MOVIMENTOS ATUAIS DE “CONSTRUÇÃO” DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, A PARTIR DA LEI 13.415/2017
author-letter COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos
title BNCC, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: MOVIMENTOS ATUAIS DE “CONSTRUÇÃO” DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, A PARTIR DA LEI 13.415/2017
title_short BNCC, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: MOVIMENTOS ATUAIS DE “CONSTRUÇÃO” DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, A PARTIR DA LEI 13.415/2017
title_full BNCC, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: MOVIMENTOS ATUAIS DE “CONSTRUÇÃO” DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, A PARTIR DA LEI 13.415/2017
title_fullStr BNCC, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: MOVIMENTOS ATUAIS DE “CONSTRUÇÃO” DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, A PARTIR DA LEI 13.415/2017
title_full_unstemmed BNCC, FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E PROTAGONISMO JUVENIL: MOVIMENTOS ATUAIS DE “CONSTRUÇÃO” DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO, A PARTIR DA LEI 13.415/2017
title_sort bncc, flexibilizaÇÃo curricular e protagonismo juvenil: movimentos atuais de “construÇÃo” do ensino mÉdio brasileiro, a partir da lei 13.415/2017
publisher UFPA | Abaetetuba Campus | PPGCITI
publishDate 2020
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9510
_version_ 1787151870972657664
score 11.755432