Periódico

O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO:: UM ESTUDO NA FRONTEIRA EM GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA)

Autor principal: Freitas dos Santos, Gislaina Rayana
Outros Autores: Fiori Farias, Wendell
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: crossref 2023
Acesso em linha: https://periodicos.unir.br/index.php/culturaefronteiras/article/view/7168
id oai:periodicos.unir.br:article-7168
recordtype ojs
spelling oai:periodicos.unir.br:article-71682023-01-14T22:28:34Z O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO:: UM ESTUDO NA FRONTEIRA EM GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA) Freitas dos Santos, Gislaina Rayana Fiori Farias, Wendell Este artigo constitui-se em um recorte parcial da dissertação de Mestrado intitulado “Educação Matemática: as relações da formação escolar na vida cotidiana dos alunos brasileiros e bolivianos”. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva, realizada em dezembro de 2019, com o objetivo de analisar a Matemática Escolar e suas aproximações com o uso no cotidiano dos alunos brasileiros e bolivianos, efetivada no ensino das duas cidades pesquisadas, Guajará-Mirim (Brasil) e Guayaramerin (Bolívia). Os dados obtidos foram alcançados por meio de visita exploratória de campo, questionários, entrevistas semiestruturada, realizada com 80 alunos e 08 professores brasileiros e bolivianos. Especificamente, este trabalho desvela parte das relações da prática educacional na fronteira Brasil/Bolívia, das cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín, onde verificou-se que o ensino da Matemática apresenta indícios de que os conteúdos ensinados exercem apoio na relação com o comércio, que parte dos alunos indicaram que já desenvolveram ou pretende desenvolver no futuro. Essa relação com a matemática financeira pode aproximar o conteúdo escolar com a vida do aluno da fronteira Brasil/Bolívia, relacionando, dessa maneira, os conteúdos escolares para melhor compreensão dos alunos. crossref 2023-01-14 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf text/html https://periodicos.unir.br/index.php/culturaefronteiras/article/view/7168 Culturas & Fronteiras; v. 7 n. 1 (2023): A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DIFERENTES CONTEXTOS; 34-53 2675-1011 por https://periodicos.unir.br/index.php/culturaefronteiras/article/view/7168/237 https://periodicos.unir.br/index.php/culturaefronteiras/article/view/7168/283
institution Periódicos Unir
collection periodicosUNIR
language por
format Periódico
author Freitas dos Santos, Gislaina Rayana
spellingShingle Freitas dos Santos, Gislaina Rayana
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO:: UM ESTUDO NA FRONTEIRA EM GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA)
author-letter Freitas dos Santos, Gislaina Rayana
author2 Fiori Farias, Wendell
author2Str Fiori Farias, Wendell
title O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO:: UM ESTUDO NA FRONTEIRA EM GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA)
title_short O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO:: UM ESTUDO NA FRONTEIRA EM GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA)
title_full O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO:: UM ESTUDO NA FRONTEIRA EM GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA)
title_fullStr O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO:: UM ESTUDO NA FRONTEIRA EM GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA)
title_full_unstemmed O ENSINO DA MATEMÁTICA E A VINCULAÇÃO DO CONTEÚDO ESCOLAR COM A VIDA DO ALUNO:: UM ESTUDO NA FRONTEIRA EM GUAJARÁ-MIRIM (BRASIL) E GUAYARAMERÍN (BOLÍVIA)
title_sort o ensino da matemÁtica e a vinculaÇÃo do conteÚdo escolar com a vida do aluno:: um estudo na fronteira em guajarÁ-mirim (brasil) e guayaramerÍn (bolÍvia)
publisher crossref
publishDate 2023
url https://periodicos.unir.br/index.php/culturaefronteiras/article/view/7168
_version_ 1773815441236426752
score 11.675088