/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória
Autor principal: | Carvalho, Wellington Marçal de |
---|---|
Outros Autores: | de Oliveira Lino, Rúbia, Flávia Ribeiro Rodrigues, Maria |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé
2023
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7713 |
id |
oai:periodicos.unir.br:article-7713 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.unir.br:article-77132023-12-28T02:20:29Z O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória Carvalho, Wellington Marçal de de Oliveira Lino, Rúbia Flávia Ribeiro Rodrigues, Maria Literatura infanto-juvenil; Educação para relações étnico-raciais; Literatura afro-brasileira; Lei n. 10.639/2003 Objetiva compartilhar o trabalho de elaboração coletiva de um audiobook, na perspectiva das educações étnico-raciais, realizado no escopo das atividades do estágio supervisionado, junto aos discentes da Educação Tempo Integral, Anos Finais do Ensino Fundamental, Projeto Sementes do Amanhã, da Escola Estadual Carvalho de Brito, localizada no município de Sabará, MG. Defende-se que o trabalho com a literatura negra e a afro-brasileira, desde os primeiros anos do percurso escolar, incidirá positivamente para formação do corpo discente numa perspectiva em que a diversidade, notadamente, a que diz respeito à ancestralidade de matriz africana e suas diásporas seja ponto estruturante de um tecido social com mitigado grau de intolerância. Conclui-se ter sido assertiva a escolha em trabalhar com O pequeno príncipe preto, do escritor afro-brasileiro Rodrigo França e ilustrações de Juliana Pereira, principalmente se observado o grau de participação dos discentes e a curiosidade em dialogar sobre as várias questões, notadamente sobre tópicos étnico-raciais, suscitados pela enunciação literária dessa obra. O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO, by Rodrigo França, adapted to Audiobook: Building Mechanisms for an Anti-racism and Emancipatory Education ABSTRACT: This article aims to share the collaborative work of an audiobook elaboration, from the ethinics-racial education perspective, produced in the supervised interniship activities scope, with Senior High students, on the Tommorrow Seeds Project (Projeto Sementes do Amanhã), at Escola Estadual Carvalho Brito (Carvalho Brito State Government School), located in Sabara municipality, Minas Gerais state (MG). It is defended that working with Black and Afro-Brazilian Literature since early years of school journey will incide positively on student formation with a perspective that diversity, special note the one about African matrices ancestrality and its diaspors as structuring point of a social fabric with an intolerance degree mitigated. It is realized that it has been assertive to choose working with O pequeno principe negro by Afro-Brazilian writer Rodrigo França, illustrated by Juliana Pereira, mainly if it is observed the students engagement and their curiosity to talk about various matters, notably about ethinics-racial topics aroused by the literary enunciation of that work. KEYWORDS: Children's and youth's Literature; Education for Ethinics-Racial Relations; Afro-Brazilian Literature; Law number 10.639/2003. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé 2023-12-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7713 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé; v. 16 n. 3 (2023): Literatura infantojuvenil contemporânea, Letramento literário e Amazônia - caminhos analíticos e metodológicos; 240-257 2238-7587 por https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7713/935 Copyright (c) 2023 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Periódicos Unir |
collection |
periodicosUNIR |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Carvalho, Wellington Marçal de |
spellingShingle |
Carvalho, Wellington Marçal de O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória |
author-letter |
Carvalho, Wellington Marçal de |
author2 |
de Oliveira Lino, Rúbia Flávia Ribeiro Rodrigues, Maria |
author2Str |
de Oliveira Lino, Rúbia Flávia Ribeiro Rodrigues, Maria |
title |
O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória |
title_short |
O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória |
title_full |
O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória |
title_fullStr |
O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória |
title_full_unstemmed |
O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória |
title_sort |
o pequeno príncipe preto, de rodrigo frança, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória |
publisher |
Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7713 |
_version_ |
1788049270847307776 |
score |
11.755432 |