Periódico

QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Autor principal: Hayakawa, Ericson
Outros Autores: Baltazar , Anderson, Baltazar , Salete, Pires, Mateus
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Fundação Universidade Federal de Rondônia 2024
Acesso em linha: https://periodicos.unir.br/index.php/RPGeo/article/view/7785
id oai:periodicos.unir.br:article-7785
recordtype ojs
spelling oai:periodicos.unir.br:article-77852024-05-04T02:01:53Z QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS WHAT RIVER IS THIS? SCHOOL GEOGRAPHY AND LIVED SPACE: 3D PRINTING AND REMOTE SENSING DATA FOR WATERSHED TEACHING Hayakawa, Ericson Baltazar , Anderson Baltazar , Salete Pires, Mateus A presença de recursos tecnológicos tem se tornado uma realidade nas instituições de ensino público e privada em seus diferentes níveis (Educação Básica e Ensino Superior). Tecnologias como impressão 3D, corte a laser, realidade virtual, robótica e linguagem de programação e a própria Cartografia digital têm sido incorporadas às práticas pedagógicas. Entretanto, desafios emergem: a capacitação dos professores para o manuseio dessas ferramentas, a integração dos conteúdos disciplinares com as tecnologias. Contata-se por exemplo, que a carga horária de trabalho excessiva dos educadores limita a sua atuação e o uso recursos variados, uma vez que isso demanda tempo e preparo das aulas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização da impressora 3D na prototipagem de bacias hidrográficas de um município da região oeste do Estado do Paraná a partir de dados de sensoriamento remoto – Modelo Digital de Elevação da Shuttle Radar Topography Mission, servindo como um modelo didático para ser utilizado no ensino de Geografia ao abordar esta temática nas aulas. O material 3D impresso tem sido aplicado em ações de extensão, em que os professores e alunos interagem com o recurso didático, como um teste prévio do público que tem contato com esse recurso, para adiante ser inserido em sala de aula. Os primeiros resultados indicam uma resposta satisfatória no que tange ao entendimento desse recurso, sua função e representação. Contudo, pontua-se que ainda seguem as validações desses protótipos, sendo necessário ampliar a testagem desses recursos para validar plenamente os benefícios didáticos e pedagógicos do uso da impressão 3D e do MDE na compreensão do conceito de bacias hidrográficas. The presence of technological resources has become a reality in public and private education institutions at their different levels (Basic Education and Higher Education). Technologies such as 3D printing, laser cutting, virtual reality, robotics and programming languages and digital cartography itself have been incorporated into pedagogical practices. However, challenges emerge: training teachers to use these tools, integrating disciplinary content with technologies. For example, it is noted that the excessive workload of educators limits their performance and the use of varied resources, as this demands time and preparation for classes. In this context, the objective of this work is to verify the use of the 3D printer in the prototyping of river basins in a municipality in the western region of the State of Paraná based on remote sensing data – Digital Elevation Model from the Shuttle Radar Topography Mission, serving as a didactic model to be used in Geography teaching when addressing this topic in classes. The 3D printed material has been applied in extension actions, in which teachers and students interact with the teaching resource, as a preliminary test for the public that has contact with this resource, to later be inserted into the classroom. The first results indicate a satisfactory response in terms of understanding this resource, its function and representation. However, it is noted that validations of these prototypes are still ongoing, and it is necessary to expand the testing of these resources to fully validate the didactic and pedagogical benefits of using 3D printing and MDE in understanding the concept of river basins. Fundação Universidade Federal de Rondônia 2024-05-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.unir.br/index.php/RPGeo/article/view/7785 10.36026/rpgeo.v11i1.7785 Revista Presença Geográfica; v. 11 n. 1 (2024): EDIÇÃO ESPECIAL - POR UM PLANETA MAIS CONHECIDO: CONSOLIDANDO AS GEOTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO; 46 - 55 2446-6646 10.36026/rpgeo.v11i1 por https://periodicos.unir.br/index.php/RPGeo/article/view/7785/1686 https://periodicos.unir.br/index.php/RPGeo/article/view/7785/1687 Copyright (c) 2023 ericson hayakawa, Anderson Alves Baltazar , Salete Alves Baltazar , Mateus Marchesan Pires https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
institution Periódicos Unir
collection periodicosUNIR
language por
format Periódico
author Hayakawa, Ericson
spellingShingle Hayakawa, Ericson
QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
author-letter Hayakawa, Ericson
author2 Baltazar , Anderson
Baltazar , Salete
Pires, Mateus
author2Str Baltazar , Anderson
Baltazar , Salete
Pires, Mateus
title QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
title_short QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
title_full QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
title_fullStr QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
title_full_unstemmed QUE RIO É ESSE? A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ESPAÇO VIVIDO: IMPRESSÃO 3D E DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA O ENSINO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
title_sort que rio É esse? a geografia escolar e o espaÇo vivido: impressÃo 3d e dados de sensoriamento remoto para o ensino de bacias hidrogrÁficas
publisher Fundação Universidade Federal de Rondônia
publishDate 2024
url https://periodicos.unir.br/index.php/RPGeo/article/view/7785
_version_ 1798115002782056448
score 11.755432