/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Periódico
Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura
Autor principal: | Santana, Larissa Fernanda Crispim |
---|---|
Outros Autores: | Lopes , Queila Barbosa |
Grau: | Periódico |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé
2023
|
Acesso em linha: |
https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7806 |
id |
oai:periodicos.unir.br:article-7806 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.unir.br:article-78062023-12-28T02:20:25Z Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura Santana, Larissa Fernanda Crispim Lopes , Queila Barbosa Letramento acadêmico Gêneros Currículo Esse artigo apresenta pesquisa que objetivou investigar as possibilidades de desenvolvimento de letramento acadêmico para os estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal do Acre considerando o currículo de 2018. Tendo em vista o gênero como ação social (MILLER, 2012), e ainda que os gêneros circulados no ambiente acadêmico demandam um letramento acadêmico para propósitos comunicativos (LEA; STREET, 1998), compreendemos a importância dessa investigação para a formação do professor pesquisador. A abordagem da pesquisa é qualitativa de análise documental e utilizou como dados o Projeto Pedagógico Curricular do curso de Letras Inglês do campus sede da Ufac (Ufac, 2018) e os planos de ensino, aprovados pelo colegiado do referido curso, das disciplinas do primeiro semestre de 2022. Os resultados indicaram o desenvolvimento do letramento acadêmico por uma formação holística, interacionista e decolonial, e a necessidade da inclusão de outros gêneros que circulam no ambiente acadêmico como artigos acadêmicos e projetos de pesquisa, considerando sua importância para professores pesquisadores. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé 2023-12-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7806 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé; v. 16 n. 3 (2023): Literatura infantojuvenil contemporânea, Letramento literário e Amazônia - caminhos analíticos e metodológicos; 197-208 2238-7587 por https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7806/926 Copyright (c) 2023 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Periódicos Unir |
collection |
periodicosUNIR |
language |
por |
format |
Periódico |
author |
Santana, Larissa Fernanda Crispim |
spellingShingle |
Santana, Larissa Fernanda Crispim Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura |
author-letter |
Santana, Larissa Fernanda Crispim |
author2 |
Lopes , Queila Barbosa |
author2Str |
Lopes , Queila Barbosa |
title |
Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura |
title_short |
Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura |
title_full |
Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura |
title_fullStr |
Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura |
title_full_unstemmed |
Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura |
title_sort |
letramentos acadêmicos e a formação do professor: desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura |
publisher |
Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé |
publishDate |
2023 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7806 |
_version_ |
1788049273216040960 |
score |
11.674684 |