Periódico

Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura

Autor principal: Santana, Larissa Fernanda Crispim
Outros Autores: Lopes , Queila Barbosa
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé 2023
Acesso em linha: https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7806
id oai:periodicos.unir.br:article-7806
recordtype ojs
spelling oai:periodicos.unir.br:article-78062023-12-28T02:20:25Z Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura Santana, Larissa Fernanda Crispim Lopes , Queila Barbosa Letramento acadêmico Gêneros Currículo Esse artigo apresenta pesquisa que objetivou investigar as possibilidades de desenvolvimento de letramento acadêmico para os estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal do Acre considerando o currículo de 2018. Tendo em vista o gênero como ação social (MILLER, 2012), e ainda que os gêneros circulados no ambiente acadêmico demandam um letramento acadêmico para propósitos comunicativos (LEA; STREET, 1998), compreendemos a importância dessa investigação para a formação do professor pesquisador. A abordagem da pesquisa é qualitativa de análise documental e utilizou como dados o Projeto Pedagógico Curricular do curso de Letras Inglês do campus sede da Ufac (Ufac, 2018) e os planos de ensino, aprovados pelo colegiado do referido curso, das disciplinas do primeiro semestre de 2022. Os resultados indicaram o desenvolvimento do letramento acadêmico por uma formação holística, interacionista e decolonial, e a necessidade da inclusão de outros gêneros que circulam no ambiente acadêmico como artigos acadêmicos e projetos de pesquisa, considerando sua importância para professores pesquisadores. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé 2023-12-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7806 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé; v. 16 n. 3 (2023): Literatura infantojuvenil contemporânea, Letramento literário e Amazônia - caminhos analíticos e metodológicos; 197-208 2238-7587 por https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7806/926 Copyright (c) 2023 Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Periódicos Unir
collection periodicosUNIR
language por
format Periódico
author Santana, Larissa Fernanda Crispim
spellingShingle Santana, Larissa Fernanda Crispim
Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura
author-letter Santana, Larissa Fernanda Crispim
author2 Lopes , Queila Barbosa
author2Str Lopes , Queila Barbosa
title Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura
title_short Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura
title_full Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura
title_fullStr Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura
title_full_unstemmed Letramentos Acadêmicos e a formação do professor: Desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura
title_sort letramentos acadêmicos e a formação do professor: desenvolvimento de escrita acadêmica na licenciatura
publisher Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade - Igarapé
publishDate 2023
url https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7806
_version_ 1788049273216040960
score 11.674684