Artigo

Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá

The methodology can be understood as the direction or path to solve problems in a way that uses procedures and resources to achieve the desired results. In light of this, the present study has as its main objective to conduct a survey and analysis on the use of active learning methodologies, which d...

ver descrição completa

Autor principal: GOMES, Jeondson Costa
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal do Amapá 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/399
id oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-399
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifap.edu.br:prefix-3992021-08-24T18:59:00Z Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá Active methodologies of learning and digital technologies in the context of the covid-19: a survey and analysis with public school teachers in Macapá GOMES, Jeondson Costa DIAS, Klessis Lopes http://lattes.cnpq.br/9558483576973124 Metodologias ativas Tecnologias digitais Ensino remoto - pandemia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The methodology can be understood as the direction or path to solve problems in a way that uses procedures and resources to achieve the desired results. In light of this, the present study has as its main objective to conduct a survey and analysis on the use of active learning methodologies, which differ by conceiving the teaching and learning process in the student's protagonism; and the use of digital technologies by teachers of the public network of Macapá considering the pandemic and the impact on education, to obtain and generate new information about the possibilities of occurrence of this movement. It used the hypothetical-deductive method, qualitative approach, strategic basic research classification, and bibliographic research foundation. The study interviewed 40 teachers and verified the methodologies and tools used by them in remote teaching, as well as the challenges and difficulties caused by the pandemic. The result showed that active methodologies and digital technologies gained more space and appreciation during the pandemic, and the need to bring this movement closer to more teachers. A metodologia pode ser entendida como o direcionamento ou caminho para solucionar problemas de forma que se utilize procedimentos e recursos para alcançar os resultados desejados. Em função disso, o presente estudo tem como principal objetivo realizar um levantamento e análise sobre o uso de metodologias ativas de aprendizagem, que se diferem por conceber o processo de ensino e aprendizagem no protagonismo do aluno; e a utilização de tecnologias digitais por professores da rede públicas de Macapá considerando a pandemia e o impacto na educação, para obter e gerar novas informações sobre as possibilidades de ocorrência desse movimento. Utilizou o método hipotético-dedutivo, abordagem qualitativa, classificação de pesquisa básica estratégica e fundamentação de pesquisa bibliográfica. O estudo entrevistou 40 professores e verificou as metodologias e ferramentas utilizadas por eles no ensino remoto, bem como os desafios e dificuldades provocados pela pandemia. O resultado mostrou que as metodologias ativas e as tecnologias digitais ganharam mais espaço e apreciação durante a pandemia, e a necessidade de aproximar esse movimento de mais professores. Instituto Federal do Amapá 2021-08-24T18:59:00Z 2021-08-24 2021-08-24T18:59:00Z 2021-04-14 Artigo Acadêmico GOMES, Jeondson Costa. Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá. 2021. 15f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021. http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/399 por Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Instituto Federal do Amapá Brasil Pós-Graduação Informática na Educação IFAP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amapá
collection RI-IFAP
language por
topic Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Ensino remoto - pandemia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Ensino remoto - pandemia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
GOMES, Jeondson Costa
Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá
topic_facet Metodologias ativas
Tecnologias digitais
Ensino remoto - pandemia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The methodology can be understood as the direction or path to solve problems in a way that uses procedures and resources to achieve the desired results. In light of this, the present study has as its main objective to conduct a survey and analysis on the use of active learning methodologies, which differ by conceiving the teaching and learning process in the student's protagonism; and the use of digital technologies by teachers of the public network of Macapá considering the pandemic and the impact on education, to obtain and generate new information about the possibilities of occurrence of this movement. It used the hypothetical-deductive method, qualitative approach, strategic basic research classification, and bibliographic research foundation. The study interviewed 40 teachers and verified the methodologies and tools used by them in remote teaching, as well as the challenges and difficulties caused by the pandemic. The result showed that active methodologies and digital technologies gained more space and appreciation during the pandemic, and the need to bring this movement closer to more teachers.
author_additional DIAS, Klessis Lopes
author_additionalStr DIAS, Klessis Lopes
format Artigo
author GOMES, Jeondson Costa
title Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá
title_short Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá
title_full Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá
title_fullStr Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá
title_full_unstemmed Metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de Macapá
title_sort metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais no contexto da covid-19: um levantamento e análise com professores da rede pública de macapá
publisher Instituto Federal do Amapá
publishDate 2021
url http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/399
_version_ 1781329222172672000
score 11.755432