/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Licenciada em Matemática do Instituto Federal de Rondônia campus Vilhena.
Autor principal: | Silva, Thalymayra Godoi da |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/278 |
id |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-278 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-2782023-07-27T10:57:38Z Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. Silva, Thalymayra Godoi da Linguagem Matemática Interpretação Língua Materna Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Licenciada em Matemática do Instituto Federal de Rondônia campus Vilhena. O presente trabalho tem como tema a “ A análise de livro didático da série inicial do ensino fundamental II, do ponto de vista da leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos”. O objetivo é abordar a interpretação através de situações problemas, bem como o uso da história da matemática como recurso didático nos estudos em sala de aula, para estimular, com seu ritmo, a decodificação e a interpretação. O uso da linguagem materna conciliada com a linguagem matemática auxilia no trabalho do educador, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. A escolha deste tema surgiu das necessidades de compreender determinados exercícios de matemática, bem como a preocupação de melhorar a fusão entre as linguagens. Tenciona-se com esta iniciativa tornar as aulas de matemática menos metódicas e mais prazerosas, incentivando os alunos a lerem textos lúdicos que envolvem a matemática, despertando neles o interesse pela disciplina. Deduz-se que a interpretação é um recurso valioso dentro de qualquer área de estudo, em específico nesse trabalho na área da matemática, pois as habilidades de leitura e interpretação se tornam aliadas quando o assunto é ler e decodificar, já que para desvendar o que é proposto, além de saber a simbologia e linguagem matemática é preciso ler, entender e compreender. Assim sendo, esse trabalho vem mostrar aos alunos e professores a possibilidade de inovar quanto ao ensino da matemática, procurando fazer uma relação de mão dupla entre quem ensina e quem aprende. Para essa pesquisa, foi usado o método qualitativo para a análise de três livros didáticos do 6º ano e dois livros do 7º ano, dos seguintes autores: Álvaro Andrini e Maria José Vasconcellos, e Edwaldo Bianchinni. Sabendo que o livro didático não pode ser um recurso a ser desconsiderado no processo de ensino-aprendizagem, cogita-se induzir métodos diferenciados a ser complementado durante a ação, dado como exemplo as histórias da matemática e as contextualizações sociais que podem ser desenvolvidas de maneiras diferenciadas nas aulas de matemática. Desse modo, infere-se que os exercícios em torno de um enredo constituem um recurso didático maleável tanto para o docente quanto para o discente, permitindo assim um ensino-aprendizagem em alto grau de desenvolvimento. 2023-03-23T19:30:58Z 2023-03-23T19:30:58Z 2021 tcc SILVA, Thalymayra Godoi da. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/278 pt_BR application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
collection |
RI-IFRO |
language |
pt_BR |
topic |
Linguagem Matemática Interpretação Língua Materna |
spellingShingle |
Linguagem Matemática Interpretação Língua Materna Silva, Thalymayra Godoi da Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. |
topic_facet |
Linguagem Matemática Interpretação Língua Materna |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
como requisito para obtenção do título de
Licenciada em Matemática do Instituto
Federal de Rondônia campus Vilhena. |
format |
tcc |
author |
Silva, Thalymayra Godoi da |
title |
Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. |
title_short |
Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. |
title_full |
Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. |
title_fullStr |
Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. |
title_full_unstemmed |
Ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental II. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2021. |
title_sort |
ler, interpretar e resolver problemas matemáticos: análise de capítulos de livros didáticos do ensino fundamental ii. 2021. 45 f. trabalho de conclusão de curso ( licenciatura em matemática), instituto federal de educação, ciência e tecnologia de rondônia, vilhena, 2021. |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/278 |
_version_ |
1781836597735456768 |
score |
11.755432 |