/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários
Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Ed...
Autor principal: | Araújo, Áurea Sandra |
---|---|
Outros Autores: | Stefanuto, Vanderlei A., Carvalho, Diego Soares |
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297 https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832 |
Resumo: |
---|
Através do Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
(PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e
documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia,
Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou
destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua
convergência com a Educação Profissional Técnica de
Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além
de discutir a alfabetização científico-tecnológica com
bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não
só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também,
ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros
seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as
contribuições do enfoque CTSA para a formação humana
integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases
progressista e libertadora, por ter em sua essência a
formação crítica e cidadã, formando seres de consciência
planetária. |