tcc

Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio

Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus GuajaráMirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências co...

ver descrição completa

Autor principal: Maia, Jocimara Menacho
Outros Autores: Barros, Maira Sandra de Souza
Grau: tcc
Idioma: pt_BR
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/323
id oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-323
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789-3232023-07-27T10:57:13Z Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio Maia, Jocimara Menacho Barros, Maira Sandra de Souza Abelha Biodiversidade Conteúdos Escola Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus GuajaráMirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia. Considerando que o livro didático é uma das principais ferramentas de ensino, além de ser muito importante para a organização e planejamento do trabalho docente apresentamos o presente trabalho que teve como objetivo analisar as abordagens dos conteúdos referentes à polinização em livros didáticos de Biologia adotados em três escolas públicas estaduais de ensino médio no município de Guajará - Mirim/RO. A metodologia utilizada no trabalho foi pesquisa documental sobre a abordagem da polinização de forma qualitativa, em duas obras de Biologia (quatro livros) do 2° ano e 3º ano do Ensino Médio e a coleta dos dados foram de acordo com Bardin (2016) e Guia de Livros Didáticos (2018). De uma forma geral, os livros abordaram a polinização de forma adequada e suficiente diante dos critérios analisados. Considering that the textbook is one of the main teaching tools, in addition to being very important for the organization and planning of teaching work, we present the present work, which aimed to analyze the approaches to content related to pollination in Biology textbooks adopted in three state high schools in the city of Guajará - Mirim/RO. The methodology used in the work was documentary research on the qualitative approach to pollination, in two Biology works (four books) from the 2nd and 3rd year of high school and data collection was according to Bardin (2016) and Textbook Guide (2018). In general, the books addressed pollination adequately and sufficiently in view of the analyzed criteria. 2023-05-10T21:30:02Z 2023-05-10T21:30:02Z 2021 tcc MAIA, Jocimara Menacho; BARROS, Maira Sandra de Souza. Orientadora: Vanessa Golin. Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Guajará-Mirim. 2021. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/323 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection RI-IFRO
language pt_BR
topic Abelha
Biodiversidade
Conteúdos
Escola
spellingShingle Abelha
Biodiversidade
Conteúdos
Escola
Maia, Jocimara Menacho
Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio
topic_facet Abelha
Biodiversidade
Conteúdos
Escola
description Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus GuajaráMirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.
format tcc
author Maia, Jocimara Menacho
author2 Barros, Maira Sandra de Souza
author2Str Barros, Maira Sandra de Souza
title Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio
title_short Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio
title_full Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio
title_fullStr Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio
title_full_unstemmed Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio
title_sort abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio
publishDate 2023
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/323
_version_ 1781836602684735488
score 11.755432