Dissertação

A (des)construção do ensino de história em Boa Vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil

This paper intends to discusses how being developed the themes related to history and indigenous culture, taught by the discipline of history, in the State School Professora Maria das Dores Brasil in Boa Vista / RR, because we realize that for many years, the image built by stereotypes in the minds...

ver descrição completa

Autor principal: Veloso, Fabiano Darlindo
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Roraima 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/381
id oai:repositorio.ufrr.br:prefix-381
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ufrr.br:prefix-3812023-07-12T15:15:39Z A (des)construção do ensino de história em Boa Vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil A (des)constration of history teaching in Boa Vista :a study about history and indigenous culture presented to middle school students teacher Maria das Dores Brazil Veloso, Fabiano Darlindo Fernandes, Maria Luiza http://lattes.cnpq.br/4576419544811250 Ensino de história História e cultura indígenas Teaching of history History and indigenous culture CNPQ::CIENCIAS HUMANAS This paper intends to discusses how being developed the themes related to history and indigenous culture, taught by the discipline of history, in the State School Professora Maria das Dores Brasil in Boa Vista / RR, because we realize that for many years, the image built by stereotypes in the minds of Brazilians did that with there was a marginalization of some societies, such as indigenous peoples. For a long time, the historiographical productions excluded people considered without history or companies not whetted the interest of traditional historiography, however, the course of the years, we realized that there was a change in the interests of historians, who introduced new themes in their research related sciences human. This process did there was a change in the production of novel historiography that will influence and change the current teaching of history. Such changes have occurred particularly in the second half of the twentieth century. Coupled with the intense social movements of resistance formed by indigenous representatives, will change the position of the law, which in turn will make mandatory the teaching of history and indigenous culture to all students of basic education in the Brazilian state. In this way, we intend to discuss in this paper the results of field research carried out by ethnography developed in the school environment, with analysis of school documents and interviews with history teachers. O presente trabalho pretende discutir como estão sendo desenvolvidas as temáticas relacionadas a história e cultura indígenas, ministradas por meio da disciplina de história, na Escola Estadual Professora Maria das Dores Brasil, em Boa Vista/RR, pois percebemos que por muitos anos, a imagem construída por meio de estereótipos no imaginário dos brasileiros, fez que com houvesse uma marginalização de algumas sociedades, como por exemplo, os povos indígenas. Por muito tempo, as produções historiográficas excluíram povos considerados sem história ou sociedades que não aguçavam o interesse da historiografia tradicional, porém, ao decorrer dos anos, percebemos que houve uma mudança nos interesses dos historiadores, que introduziram novas temáticas em suas pesquisas relacionadas as ciências humanas. Este processo fez que houvesse uma modificação na produção historiográfica que influenciou e modificou de forma incipiente o atual ensino de História. Tais mudanças ocorreram em especial na segunda metade do século XX. Somadas à intensos movimentos sociais de resistências, formados por representantes indígenas, acarretou em mudanças na legislação, que por sua vez tornou obrigatória o ensino da história e cultura indígena a todos os alunos do ensino básico no Estado brasileiro. Desta forma, pretendemos discutir neste trabalho o resultado da pesquisa de campo elaborada através da etnografia desenvolvida no ambiente escolar, com análise em documentos escolares e entrevistas com os professores de história. Como resultado, observamos graves problemas que são visíveis no ensino de história da escola Maria das Dores Brasil. Agência 1 2021-11-24T20:40:37Z 2021 2021-11-24T20:40:37Z 2017 Dissertação VELOSO, Fabiano Darlindo. A (des)construção do ensino de história em Boa Vista: um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil. 2017. 102f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/381 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras UFRR
institution Repositório Institucional - Universidade Federa de Roraima - UFRR
collection DSpace
language por
topic Ensino de história
História e cultura indígenas
Teaching of history
History and indigenous culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Ensino de história
História e cultura indígenas
Teaching of history
History and indigenous culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Veloso, Fabiano Darlindo
A (des)construção do ensino de história em Boa Vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil
topic_facet Ensino de história
História e cultura indígenas
Teaching of history
History and indigenous culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This paper intends to discusses how being developed the themes related to history and indigenous culture, taught by the discipline of history, in the State School Professora Maria das Dores Brasil in Boa Vista / RR, because we realize that for many years, the image built by stereotypes in the minds of Brazilians did that with there was a marginalization of some societies, such as indigenous peoples. For a long time, the historiographical productions excluded people considered without history or companies not whetted the interest of traditional historiography, however, the course of the years, we realized that there was a change in the interests of historians, who introduced new themes in their research related sciences human. This process did there was a change in the production of novel historiography that will influence and change the current teaching of history. Such changes have occurred particularly in the second half of the twentieth century. Coupled with the intense social movements of resistance formed by indigenous representatives, will change the position of the law, which in turn will make mandatory the teaching of history and indigenous culture to all students of basic education in the Brazilian state. In this way, we intend to discuss in this paper the results of field research carried out by ethnography developed in the school environment, with analysis of school documents and interviews with history teachers.
author_additional Fernandes, Maria Luiza
author_additionalStr Fernandes, Maria Luiza
format Dissertação
author Veloso, Fabiano Darlindo
title A (des)construção do ensino de história em Boa Vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil
title_short A (des)construção do ensino de história em Boa Vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil
title_full A (des)construção do ensino de história em Boa Vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil
title_fullStr A (des)construção do ensino de história em Boa Vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil
title_full_unstemmed A (des)construção do ensino de história em Boa Vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do Ensino Médio da Escola Professora Maria das Dores Brasil
title_sort (des)construção do ensino de história em boa vista : um estudo acerca da história e cultura indígena apresentada aos alunos do ensino médio da escola professora maria das dores brasil
publisher Universidade Federal de Roraima
publishDate 2021
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/381
_version_ 1787156600319901696
score 11.755432