Dissertação

O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação

The immigration issue, especially the Venezuelan one, has raised numerous debates because of the consequences arising from such a process. On the threshold of these discussions, the implications for the Roraima educational system stand out, which has been one of the most affected points due to...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Aline Ellen Nunes de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Roraima 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/784
id oai:repositorio.ufrr.br:prefix-784
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.ufrr.br:prefix-7842024-04-22T19:18:52Z O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação The process of including venezuelan students in a school of the state education network: an intercultural perspective of education Carvalho, Aline Ellen Nunes de Silva, Ivete de Souza da http://lattes.cnpq.br/4056290560443523 Migração internacional International migration Educação intercultural Inclusão educacional Roraima Escola pública Brasil Inclusive education Intercultural education Immigración venezolana Inclusión Educación intercultural Imigrante venezuelano Venezuelan immigrant Public schools Brazil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The immigration issue, especially the Venezuelan one, has raised numerous debates because of the consequences arising from such a process. On the threshold of these discussions, the implications for the Roraima educational system stand out, which has been one of the most affected points due to the intense human mobility that the State experiences, which demands from the population in general and from the school in particular, positions and attitudes that respect existing cultural differences. Thus, the present research has the general objective of analyzing the challenges encountered in the process of inclusion of Venezuelan students regularly enrolled at the Olavo Brasil Filho State School in Boa Vista-RR, from an intercultural perspective of education. Using as specific objectives: To analyze how the inclusion of Venezuelan students in the Olavo Brasil Filho State School occurs and what is the contribution of the intercultural perspective to this process; Investigate the challenges that have arisen in that institution from Venezuelan immigration and know the actions carried out such as projects, reception, lectures and more, in the educational institution in favor of this demand and its educational development, which will certainly strengthen the entry and permanence of these students at the educational institution. To this end, a qualitative approach is used, and the study in question is primarily directed to a bibliographic review on the proposed theme, using the questionnaire, adapted to the current moment, as an instrument for data collection, followed by the further analysis of the information acquired. And so, given the pertinence of the theme, to contribute with the theoretical subsidies reached in the mention of Venezuelan immigration, inclusion and interculturality. A questão imigratória, com destaque para a venezuelana, tem suscitado inúmeros debates em decorrência das consequências advindas de tal processo. No limiar dessas discussões, destacam-se as implicações no sistema educacional roraimense que tem sido um dos pontos mais afetados por conta da mobilidade humana intensa que vive o Estado, o que vem exigir da população em geral e da escola em particular posicionamentos e atitudes que respeitem as diferenças culturais existentes. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os desafios encontrados no processo de inclusão dos estudantes venezuelanos regularmente matriculados na Escola Estadual Olavo Brasil Filho em Boa Vista-RR, numa perspectiva intercultural de educação. Utilizando como objetivos específicos: Analisar como ocorre a inclusão dos alunos venezuelanos na Escola Estadual Olavo Brasil Filho e qual a contribuição da perspectiva intercultural para esse processo; Investigar quais os desafios surgidos na referida instituição a partir da imigração venezuelana e conhecer as ações realizadas como projetos, acolhida, palestras entre outras, na instituição de ensino em prol dessa demanda e do seu desenvolvimento educacional, que certamente fortalecerá a entrada e permanência desses estudantes na instituição de ensino. Para tal, recorre-se a uma abordagem qualitativa, sendo que o estudo em questão se direciona primeiramente a uma revisão bibliográfica a respeito da temática proposta, usando o questionário, adaptado ao momento atual, como instrumento para a coleta dos dados, seguindo para a posterior análise das informações adquiridas. E assim, dada a pertinência do tema, contribuir com os subsídios teóricos alcançados no que se faz menção à imigração venezuelana, à inclusão e à interculturalidade. Agência 1 2022-07-20T19:13:30Z 2022-04-06 2022-07-20T19:13:30Z 2022 Dissertação CARVALHO, Aline Ellen Nunes de. O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em , Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2022. http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/784 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ Universidade Federal de Roraima Brasil PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação UFRR
institution Repositório Institucional - Universidade Federa de Roraima - UFRR
collection DSpace
language por
topic Migração internacional
International migration
Educação intercultural
Inclusão educacional
Roraima
Escola pública
Brasil
Inclusive education
Intercultural education
Immigración venezolana
Inclusión
Educación intercultural
Imigrante venezuelano
Venezuelan immigrant
Public schools
Brazil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Migração internacional
International migration
Educação intercultural
Inclusão educacional
Roraima
Escola pública
Brasil
Inclusive education
Intercultural education
Immigración venezolana
Inclusión
Educación intercultural
Imigrante venezuelano
Venezuelan immigrant
Public schools
Brazil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Carvalho, Aline Ellen Nunes de
O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação
topic_facet Migração internacional
International migration
Educação intercultural
Inclusão educacional
Roraima
Escola pública
Brasil
Inclusive education
Intercultural education
Immigración venezolana
Inclusión
Educación intercultural
Imigrante venezuelano
Venezuelan immigrant
Public schools
Brazil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The immigration issue, especially the Venezuelan one, has raised numerous debates because of the consequences arising from such a process. On the threshold of these discussions, the implications for the Roraima educational system stand out, which has been one of the most affected points due to the intense human mobility that the State experiences, which demands from the population in general and from the school in particular, positions and attitudes that respect existing cultural differences. Thus, the present research has the general objective of analyzing the challenges encountered in the process of inclusion of Venezuelan students regularly enrolled at the Olavo Brasil Filho State School in Boa Vista-RR, from an intercultural perspective of education. Using as specific objectives: To analyze how the inclusion of Venezuelan students in the Olavo Brasil Filho State School occurs and what is the contribution of the intercultural perspective to this process; Investigate the challenges that have arisen in that institution from Venezuelan immigration and know the actions carried out such as projects, reception, lectures and more, in the educational institution in favor of this demand and its educational development, which will certainly strengthen the entry and permanence of these students at the educational institution. To this end, a qualitative approach is used, and the study in question is primarily directed to a bibliographic review on the proposed theme, using the questionnaire, adapted to the current moment, as an instrument for data collection, followed by the further analysis of the information acquired. And so, given the pertinence of the theme, to contribute with the theoretical subsidies reached in the mention of Venezuelan immigration, inclusion and interculturality.
author_additional Silva, Ivete de Souza da
author_additionalStr Silva, Ivete de Souza da
format Dissertação
author Carvalho, Aline Ellen Nunes de
title O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação
title_short O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação
title_full O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação
title_fullStr O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação
title_full_unstemmed O processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação
title_sort o processo de inclusão dos estudantes venezuelanos em uma escola pública da rede estadual de ensino: uma perspectiva intercultural de educação
publisher Universidade Federal de Roraima
publishDate 2022
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/784
_version_ 1797107979611275264
score 11.755432