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Chocar os ovos da experiência: o processo de transição do espectador passivo para espectador ativo
Este trabalho aborda como tema o processo de transição do espectador passivo em espectador ativo. A fim de levantar respostas para a hipótese posta no trabalho que é a existência de uma transição de um espectador passivo para espectador ativo conforme ocorre o processo de instrumentalização que o me...
Autor principal: | Vasconcelos, Cairo Henrique Marques |
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Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1371 |
Resumo: |
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Este trabalho aborda como tema o processo de transição do espectador passivo em espectador ativo. A fim de levantar respostas para a hipótese posta no trabalho que é a existência de uma transição de um espectador passivo para espectador ativo conforme ocorre o processo de instrumentalização que o mesmo recebe por meio do ensino do teatro na escola e a partir de projetos de formação de espectadores. Objetiva-se nesta pesquisa a investigação das características da transição do espectador passivo para espectador ativo no processo de formação do espectador teatral, percebendo o que caracteriza um perfil de espectador passivo, além de identificar as características do perfil do espectador ativo e abordando um levantamento de discussões sobre o que caracteriza a transição de um espectador passivo em espectador ativo. A metodologia utilizada para a construção da pesquisa é constituída por revisão bibliográfica, tendo como técnica de pesquisa o estudo e análise de publicações. Desse modo, foi feita uma revisão de literatura dos estudos de Flávio Desgranges (2003), Leonel Martins Carneiro (2017), Maura Penna (2015), Augusto Boal (2011), entre outros. A partir da revisão bibliográfica, realizou-se uma análise dos discursos de estudantes sobre as impressões diante de espetáculos que assistiram. Concluiu-se nesse trabalho que os aspectos históricos foram fatores que moldaram o espectador no decorrer dos tempos, e ainda, à transição de um espectador passivo para espectador ativo dá-se por meio da instrumentalização por meio de incentivos de formações de espectadores que estes espectadores vivenciam. |