/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados
Este trabalho objetiva discutir as dificuldades que se apresentam na relação ensino aprendizagem de um aluno surdo e seu intérprete numa Licenciatura em Matemática. Primeiramente identificamos as principais dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, evidenciamos algumas dificuldades de interpret...
Autor principal: | Souza, Dainara Silva de |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1406 |
Resumo: |
---|
Este trabalho objetiva discutir as dificuldades que se apresentam na relação ensino aprendizagem
de um aluno surdo e seu intérprete numa Licenciatura em Matemática. Primeiramente identificamos as principais dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, evidenciamos algumas dificuldades de interpretação vivenciadas por dois intérpretes de Libras e concluímos analisando em que termos a Libras facilita o ensino da matemática para este aluno. Para alcançar aos objetivos propostos, realizamos entrevistas com o aluno surdo e seus interpretes de Libras, observamos tanto a prática profissional do intérprete quanto as dificuldades a relação aluno-surdo e intérprete por um período de 30 dias em duas disciplinas da grade curricular deste aluno. Através da análise dos dados obtidos nas entrevistas e nas observações feitas verificamos as dificuldades e os desafios que o aluno surdo e estes profissionais enfrentam diariamente e comentamos as contribuições da Libras exemplificando situações em que seu uso correto facilita no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo. |