tcc

Aluno surdo na licenciatura em matemática: desafios a serem superados

Este trabalho objetiva discutir as dificuldades que se apresentam na relação ensino aprendizagem de um aluno surdo e seu intérprete numa Licenciatura em Matemática. Primeiramente identificamos as principais dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, evidenciamos algumas dificuldades de interpret...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Dainara Silva de
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1406
Resumo:
Este trabalho objetiva discutir as dificuldades que se apresentam na relação ensino aprendizagem de um aluno surdo e seu intérprete numa Licenciatura em Matemática. Primeiramente identificamos as principais dificuldades de aprendizagem do aluno surdo, evidenciamos algumas dificuldades de interpretação vivenciadas por dois intérpretes de Libras e concluímos analisando em que termos a Libras facilita o ensino da matemática para este aluno. Para alcançar aos objetivos propostos, realizamos entrevistas com o aluno surdo e seus interpretes de Libras, observamos tanto a prática profissional do intérprete quanto as dificuldades a relação aluno-surdo e intérprete por um período de 30 dias em duas disciplinas da grade curricular deste aluno. Através da análise dos dados obtidos nas entrevistas e nas observações feitas verificamos as dificuldades e os desafios que o aluno surdo e estes profissionais enfrentam diariamente e comentamos as contribuições da Libras exemplificando situações em que seu uso correto facilita no processo de ensino/aprendizagem do aluno surdo.