tcc

Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador

O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a...

ver descrição completa

Autor principal: Cidade, Lúcia de Souza
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
EJA
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437
Resumo:
O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias.