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Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a...
Autor principal: | Cidade, Lúcia de Souza |
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Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437 |
Resumo: |
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O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no
texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no
que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na
formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua
metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método
dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de
teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja
vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de
Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001);
Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de
oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras
de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de
ler, pois não foram incentivados pelas famílias. |