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O gênero a notícia como recurso didático-metodológico de multiletramento para o ensino de Língua Portuguesa no ensino médio de Parintins-AM

O presente artigo tem por objetivo conhecer as principais características do gênero a notícia como recurso didático-metodológico de multiletramento para o ensino de Língua Portuguesa de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Parintins/AM. A metodologia utilizada foi de natureza qu...

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Autor principal: Nunes, Silvia da Silva
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1443
Resumo:
O presente artigo tem por objetivo conhecer as principais características do gênero a notícia como recurso didático-metodológico de multiletramento para o ensino de Língua Portuguesa de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Parintins/AM. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, pautada na ótica descritiva e explicativa. Caracteriza-se também pela pesquisa bibliográfica e de campo. Como fundamentação teórica, o presente trabalho se apoiou em estudos realizados por Antunes (2009), Marcuschi (2008) Rojo & Moura (2012), PCNs (1999) os quais discutem argumentações a respeito do uso do texto como principal fator do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Os resultados apontam que a partir da socialização dos conhecimentos envolvendo o domínio-discursivo, pode-se dizer que a oficina alcançou resultados positivos. Isso ficou evidente nas habilidades dos alunos ao criarem notícias com diferentes temáticas que tal gênero pode abordar para apresentar para a sociedade. Como por exemplo, o caso das notícias que envolvem a política e noticiários policiais, sobretudo, que os alunos utilizaram a linguagem para diferentes funções como a de informar e contextualizaram essa habilidade no seu processo de ensino-aprendizagem. Ideias que vão ao encontro de propostas de ensino da Língua Portuguesa difundidas por autores renomados no âmbito dessa literatura.