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A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: atendimento educacional dos alunos em classe comum
O presente trabalho de pesquisa buscou refletir a respeito do papel do professor que atua na educação inclusiva, levando em consideração a literatura e a legislação sobre a educação das pessoas com necessidade especiais, incluídos na rede regular de ensino da escola comum. A Lei de Diretrizes e Base...
Autor principal: | Limeira, Bruna Thaís de Oliveira |
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Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1702 |
Resumo: |
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O presente trabalho de pesquisa buscou refletir a respeito do papel do professor que atua na educação inclusiva, levando em consideração a literatura e a legislação sobre a educação das pessoas com necessidade especiais, incluídos na rede regular de ensino da escola comum. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e a Declaração de Salamanca deram consideráveis avanços quanto a orientação para a educação inclusiva nos sistemas de ensino, de modo a contemplar os direitos e as necessidades educativas de todos os educandos. Considerando o exposto a presente pesquisa tem como tema: A Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva: Atendimento Educacional dos alunos em classe comum. E como questões norteadoras: Qual a concepção dos educadores sobre a educação especial e inclusão? Qual a importância da formação de professores, para atuar na perspectiva da educação inclusiva, na formação inicial? A formação continuada deve ser feita somente com professores ou toda a equipe de gestão deveria se atualizar? Como trabalhar para que ocorra a inclusão nas salas de aula, apesar da quantidade de alunos? Na percepção dos professores, a conversa com os pais de todos os alunos, sobre a inclusão, deve existir? A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, sendo inicialmente bibliográfica e depois de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas e fechadas, semiestruturadas, como sujeitos da pesquisa, os professores da Educação Infantil. O local da pesquisa foi uma escola Municipal de Educação Infantil, localizada na Zona Centro-Sul de Manaus. Como método de análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo, por meio da qual organizamos os dados em três tópicos, sendo estes: A educação na perspectiva inclusiva, a formação de professores para o desenvolvimento da educação na perspectiva Inclusiva e os desafios do trabalho pedagógico na escola comum na perspectiva da educação inclusiva. A revisão de literatura teve como principais teóricos: Mazzota (1993-2006), Omete (2006), entre outros. Os resultados apontaram para a importância da educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, ressaltando o quanto a legislação dá subsídios para que ela ocorra nas escolas, mas não é suficiente, visto ser necessário repensar o currículo, o projeto político pedagógico e as práticas desenvolvidas nas escolas para que o aluno tenha, não apenas o acesso, que a lei garante, mas total condição para a permanência e oportunidades para que alcance do sucesso escolar. |