tcc

O desporto de orientação como metodologia alternativa no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos cartográficos e geográficos

Este artigo aborda uma metodologia alternativa no ensino de geografia no que concerne aos conteúdos de cartografia do ensino médio, ao mesmo tempo em que surge como uma alternativa para tentar sanar uma carência identificada entre as escolas públicas de Parintins-AM, que é a falta de meios práticos...

ver descrição completa

Autor principal: Pinto, Kelton Klinger
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/666
Resumo:
Este artigo aborda uma metodologia alternativa no ensino de geografia no que concerne aos conteúdos de cartografia do ensino médio, ao mesmo tempo em que surge como uma alternativa para tentar sanar uma carência identificada entre as escolas públicas de Parintins-AM, que é a falta de meios práticos para ensinar os conteúdos cartográficos nas escolas de ensino médio do município. Trata-se de uma metodologia alternativa utilizando o desporto de orientação, onde se buscou aplicar e avaliar a metodologia, executando as seguintes etapas: mapeamento da escola trabalhada, aplicação de aulas teóricas e práticas e por fim, avaliação da metodologia proposta pelo estudo. Na fase de mapeamento, os alunos não participaram do processo devido à exigência técnica envolvida nessa etapa, a segunda etapa, consistiu na aplicação de aulas teóricas e práticas, nas teóricas, foi primeiramente apresentado o desporto aos alunos envolvidos na pesquisa, seguidos de temas como: leitura de mapas temáticos, escalas e orientação, conhecimentos estes indispensáveis para avançar para a próxima etapa, as aulas práticas, nesta, os discentes envolvidos foram levados a uma área livre da escola, onde adquiriram conhecimentos práticos de orientação com o uso da bússola associado à leitura de mapa temático, desenvolvendo ainda, habilidades como noção de espaço, aprendendo a calcular distâncias utilizando seu próprio corpo. Após a execução de todos os exercícios necessários a prática do desporto, os discentes tiveram seu primeiro contato com o desporto ao realizarem uma corrida orientada em uma área aberta da escola, para posteriormente testar os conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa em uma corrida orientada executada em um local desconhecido dos discentes, com intuito de pôr em prova as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos durante a realização da metodologia proposta e dessa forma, avaliar o aproveitamento dos alunos envolvidos na pesquisa, bem como, o índice de satisfação dos mesmos com esse novo meio de “aprender brincando”.