tcc

A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no ensino médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM.

A presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as principais habilidades e competências da leitura para a formação do leitor crítico no Ensino Médio, tendo como título “A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no Ensino Médio, em u...

ver descrição completa

Autor principal: Amazonas, Silvia
Grau: tcc
Idioma: por
Publicado em: Universidade do Estado do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/889
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as principais habilidades e competências da leitura para a formação do leitor crítico no Ensino Médio, tendo como título “A leitura crítica para além da decodificação: habilidades e competências na formação do leitor crítico no Ensino Médio, em uma escola estadual no município de Parintins-AM”. Para o percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da abordagem qualitativa, de enfoque fenomenológico. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de entrevista semiestruturada e questionário com perguntas abertas para alunos e professores. No aporte teórico, foram elencados autores como Freire (1984), Silva (2011), Martins (1994), Solé (1998), Kleiman (1993), Antunes (2009), dentre outros. O estudo fez uma breve contextualização sobre as habilidades e competências da leitura. Discutindo em linhas gerais os conceitos de contribuições, a respeito da formação de leitores críticos; o papel do professor no incentivo à leitura; Por fim, os resultados da pesquisa apontam que os estudantes do Ensino Médio possuem professores que pautam suas práticas em ações que instigam o aluno a construir gradativamente o senso de criticidade. Para os alunos, a leitura crítica se encontra em um contínuo processo de construção.