Periódico

THE IMAGE OF THE UNIVERSITY THROUGH ENEM DISSEMINATION: reflections on public communication, representativeness and stereotypes

Autor principal: Ribeiro , Bianca Zanella
Outros Autores: Ruão , Teresa, Prates, Helena
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins - UFT 2020
Acesso em linha: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11257
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recordtype ojs
spelling ojs-article-112572022-03-04T12:58:43Z THE IMAGE OF THE UNIVERSITY THROUGH ENEM DISSEMINATION: reflections on public communication, representativeness and stereotypes LA IMAGEN DE LA UNIVERSIDAD A TRAVÉS DE LA DIFUSIÓN DEL ENEM: reflexiones sobre la comunicación pública, la representatividad y los estereotipos A IMAGEM DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DO ENEM: reflexões sobre comunicação pública, representatividade e estereótipos Ribeiro , Bianca Zanella Ruão , Teresa Prates, Helena Análise visual Comunicação Pública Imagem organizacional Diversidade racial Universidades Análise visual Comunicação Pública Imagem organizacional Diversidade racial Universidades The present study consists of a visual analysis of the official Enem advertising campaigns for 2019 and 2020. This highlights the unequivocal preponderance of white people in advertising representation and demonstrates subjectivities such as the recurrent association of black individuals with the stereotype of poverty and exceptionality. Based on these insights, the role of government advertising in the (de) construction of the image of Higher Education and Brazilian public universities is discussed, and attention is drawn to the possible use of public communication as a political and ideological mechanism.   El presente estudio consiste en un análisis visual de las campañas publicitarias oficiales de Enem para 2019 y 2020. Esto resalta la preponderancia inequívoca de las personas blancas en la representación publicitaria y demuestra subjetividades como la asociación recurrente de individuos negros con el estereotipo de pobreza y excepcionalidad. Con base en estas ideas, se discute el papel de la publicidad gubernamental en la (des) construcción de la imagen de la Educación Superior y las universidades públicas brasileñas, y se llama la atención sobre el uso posible de la comunicación pública como mecanismo político e ideológico. O presente estudo consiste em uma análise visual das campanhas oficiais de divulgação do Enem de 2019 e 2020. Tal evidencia a inequívoca preponderância de pessoas brancas na representação publicitária e demonstra subjetividades como a recorrente associação de indivíduos negros ao estereótipo de pobreza e de excepcionalidade. A partir desses insights, discute-se o papel da publicidade governamental na (des)construção da imagem do Ensino Superior e das universidades públicas brasileiras, e chama-se a atenção para o possível uso da comunicação pública como mecanismo político e ideológico. Universidade Federal do Tocantins - UFT 2020-08-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11257 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a12pt Observatory Journal; Vol. 6 No. 5 (2020): Life Stories in communication: from stereotypes to (the possibility of) humanization / Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização; a12pt Observatorio Magazine; Vol. 6 Núm. 5 (2020): Life Stories in communication: from stereotypes to (the possibility of) humanization / Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização; a12pt Observatoire Journal; Vol. 6 No. 5 (2020): Life Stories in communication: from stereotypes to (the possibility of) humanization / Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização; a12pt Revista Observatório ; v. 6 n. 5 (2020): Life Stories in communication: from stereotypes to (the possibility of) humanization / Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização; a12pt 2447-4266 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11257/18149 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11257/18150 Copyright (c) 2020 Revista Observatório
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