Periódico

Foucault e a atitude de modernidade

Autor principal: Damasceno Costa, Roberta Liana
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins - UFT 2021
Acesso em linha: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/11773
id ojs-article-11773
recordtype ojs
spelling ojs-article-117732021-11-29T19:21:17Z Foucault e a atitude de modernidade Damasceno Costa, Roberta Liana O presente texto visa recorrer à interpretação do filósofo Michel Foucault sobre a Modernidade como atitude crítica e como tarefa filosófica para reivindicação de pensar uma educação outra. Essa alternativa está associada ao projeto de formação para a emancipação e a justiça social distante de um empresariamento das instituições e assujeitamento dos indivíduos. Como ponto de partida desta reflexão filosófica recorremos a interrogação do filósofo ao pressupor ser a Modernidade uma atitude e não como um período da história, tal questionamento presente na conferência O que é a Crítica? de 1978 é a marca da atualidade da Modernidade elaborada por Immanuel Kant resgatada por Foucault. Dedica-se a escrita em abordar a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento e enfrentamento para pensar o presente como tensão, ação e transformação nos excessos de governo presentes na sociedade contemporânea, principalmente no campo da Educação. A suposição desenvolvida é a de que o sentido da crítica, entendida como a capacidade de interrogar a relação entre o poder, a verdade e seus efeitos sobre o sujeito. Para tanto a crítica se atualiza para a Educação como para os sujeitos, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais e consigo. The following article resorts to the French philosopher Michel Foucault’s interpretation of Modernity as a critical attitude and as a philosophical task to invite us to think another type of Education. This alternative is associated with the project of a formation for emancipation and social justice apart from the entrepeneurshipment of institutions and subjugation of individuals. As a starting point of this philosophical meditation, we turn to the interrogation of this philosopher in pressupposing Modernity to be an attitude and not a time in History. Such interrogation is presented in the text of the conference What is critique?, from 1978, and is what marks the contemporariness of the conception of Modernity elaborated by Immanuel Kant and retrieved by Foucault. This essay is dedicated to aproach Foucault’s conception of critique, as a questioning and confronting strategy regarding the task of thinking present times as a tension, action and transformation of the abuses of government we can find in contemporary society, especially in the field of Education. The hypothesis developed is that the meaning of critique, understood as a capacity to interrogate the relations between power, truth and its effects on subjectivity. In order to do so, critique actualizes itself for Education as well as for the individuals as long as it acts toward the transformation of the institutional relationships with the individuals themselves.  Universidade Federal do Tocantins - UFT 2021-07-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Intérpretes da Modernidade application/pdf https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/11773 10.20873/rpv6n1-90 Perspectivas; Vol. 6 Núm. 1 (2021): Dossiê Intérpretes da Modernidade; 162-177 Perspectivas; v. 6 n. 1 (2021): Dossiê Intérpretes da Modernidade; 162-177 2448-2390 10.20873/rpv6n2 por https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/11773/18891 Copyright (c) 2021 Roberta Liana Damasceno Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Periódicos Uft
collection periodicosUFT
language por
format Periódico
author Damasceno Costa, Roberta Liana
spellingShingle Damasceno Costa, Roberta Liana
Foucault e a atitude de modernidade
author-letter Damasceno Costa, Roberta Liana
title Foucault e a atitude de modernidade
title_short Foucault e a atitude de modernidade
title_full Foucault e a atitude de modernidade
title_fullStr Foucault e a atitude de modernidade
title_full_unstemmed Foucault e a atitude de modernidade
title_sort foucault e a atitude de modernidade
publisher Universidade Federal do Tocantins - UFT
publishDate 2021
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/11773
_version_ 1717825340095594496
score 11.755432