Periódico

A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor principal: Teixeira, Domício
Outros Autores: Machado, Elismar, Patrícia, Márcia Ângela
Grau: Periódico
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 2022
Acesso em linha: https://periodicos.unir.br/index.php/RCTRN/article/view/6578
id ojs-article-6578
recordtype ojs
spelling ojs-article-65782022-05-17T23:26:45Z A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL Teixeira, Domício Machado, Elismar Patrícia, Márcia Ângela O presente resumo tem como objetivo analisar a prática avaliativa no ensino fundamental. Oobjeto do presente estudo foi requisito parcial avaliativo na disciplina de “Avaliação daAprendizagem”, desenvolvida por acadêmicos do 8° período, do curso de Pedagogia –UNIR/Ariquemes – RO; ofertada pelo Departamento de Ciências da Educação (DACED).Buscou-se compreender como ocorre a prática avaliativa dos alunos por parte dosprofessores, nas instituições públicas de ensino do país, e se essas práticas estão deacordo com as bases legais. A metodologia pautou-se em dois momentos: A primeira parteutilizou-se artigos, teses, dissertações e livros e monografias, baseados em autores como:Freitas (2003), Luckesi (2005), Hoffmann (2011), Perrenoud (1993), Vasconcelos, (1998) eoutros, realizou-se também uma abordagem acerca das leis que regulamentam a práticaavaliativa no ensino fundamental, o que elas dizem sobre o assunto, como a Lei n° 9.394/96,Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); os ParâmetrosCurriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes curriculares Nacionais (DCNs). Na segundaetapa, seguindo alguns requisitos, foi realizada uma pesquisa secundária, através de ummapeamento de pesquisas de campo em 5 artigos, de até 5 anos de publicação,pertencentes a lugares diferentes do país, sendo os autores correspondentes: Debiasi eBertolino (2021), Andrade, J. A, et. al. (2015), Santos e Coelho (2020), Oliveira, Pacífico eMascarenhas (2014), Silva e Santos (2017). No mapeamento das pesquisas foramanalisados, referenciais teóricos, pesquisas in loco dos autores, onde ocorreu a identificaçãodos dados colhidos nas instituições públicas de ensino, com as informações proveniente dosartigos estudados foi possível listar os elementos obtidos, chegando assim a um resultado,exposto no presente estudo. Da abordagem ao objeto em tela, a prática avaliativa no ensinofundamental o estudo aponta para as complexidades de se avaliar no ambiente escolar,evidenciando as bases legais da educação que são utilizadas na normatização dasinstituições e no processo de ensino aprendizagem, que por vez demonstra umdistanciamento do que é previsto na lei. Já mediante aos estudos realizados nos artigos, nosegundo momento, foi possível identificar como resultado fatores positivos e negativospresente nas práticas avaliativas do ensino fundamental. Os fatores negativos foramomissão na dimensão da avaliação pela falta de conhecimento nos instrumentos utilizadosnas práticas avaliativas, falta de empenho na busca de melhoria do ato avaliativo através daformação continuada, uma vez que as resposta em torno de suas práticas avaliativas foramvagas sobre o assunto, levando em consideração que cada aluno seu tempo deaprendizado e não pode ser medido de modo igual, sendo assim a prática avaliativa devecontemplar a necessidade individual do aluno. Já os fatores positivos podem-se classificar o142Rev. ciênc. tecnol. reg. norte, v. 8, n. 1, p. 141-147, 2022. ISSN: 2359-5906conhecimento expresso pelos professores de que para o desenvolvimento do aluno, aprática avaliativa deve ser continua e se faz necessária e pela utilização. Este mapeamentoindicou que o ato de avaliar, presente no cotidiano dos educadores, ainda não possui aimportância que deveria ter, as metodologias utilizadas nas instituições educacionais paramedir o nível de desenvolvimento do aluno, algumas seguem a tendência de produzirresultados contrários, causando insegurança, medo, e até mesmo traumas no processo deeducação. Portanto desta forma o trabalho concluiu que diante dos estudos realizados, asanálises e resultados apresentados mostra que a prática avaliativa ainda segue um sentidodistinto das mudanças ocorrentes na educação, embora seja muito utilizada taiscomportamento acabam tornando-a arcaica e retrógrada no que diz a respeito àmetodologia que deveria contribuir com o aprendizado do aluno ajudando no seudesenvolvimento, ficando evidente através do mapeamento que em muitas instituições deensino, podem ocorrer a probabilidade de alunos sofrer problemas de aprendizadotemporário e permanente. Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 2022-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.unir.br/index.php/RCTRN/article/view/6578 Revista de Ciência e Tecnologia da Região Norte; v. 8 n. 1 (2022): Edição Especial da Revista de Ciência e Tecnologia da Região Norte (RCTRN); 141-147 2359-5906 2359-5906 10.47209/2359-5906.v.8.n.1 por https://periodicos.unir.br/index.php/RCTRN/article/view/6578/106 Copyright (c) 2022 Revista de Ciência e Tecnologia da Região Norte
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