/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa
The present monograph deals with a research on self-reflection, from my internship reports, requested by the English Language Arts course, through an analysis of them. Based on these analyses, the objective is to answer how the reflexive reports can contribute to the English teachers’ formation....
Autor principal: | Santos, Hosana Pereira de Sousa |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/1605 |
id |
ir-11612-1605 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-16052020-02-07T06:00:57Z Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa Santos, Hosana Pereira de Sousa Vieira, Miliane Moreira Cardoso Formação de Professores Relatos Reflexivos Autorreflexão Teacher training Reflective reporting Self-reflection CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The present monograph deals with a research on self-reflection, from my internship reports, requested by the English Language Arts course, through an analysis of them. Based on these analyses, the objective is to answer how the reflexive reports can contribute to the English teachers’ formation. Throughout the research, we could observe an evolution on the theme and perceive how to face each obstacle. The difficulties encountered in relation to the prevailing educational system and the contact with teachers and students from the schools proved to be very enriching. As a research methodology, we carry out a bibliographical and documentary research. In the interpretation of the data, we used the qualitative approach, which allowed for a self-reflexive analysis of the internship reports, with a focus on contributing to my training. Given this, we find that the Supervised Internship is an important moment of the course, which allows us to have a more comprehensive vision regarding the future teaching profession. A presente monografia aborda uma pesquisa sobre autorreflexão, a partir dos meus relatórios de estágio, solicitados pelo curso de Letras/Inglês, através de uma análise dos mesmos. Com base nessa análise, objetiva-se responder como a autorreflexão de relatos reflexivos pode contribuir na formação de professores de língua inglesa. Ao longo da pesquisa, pudemos observar uma evolução sobre o tema e perceber como enfrentar cada obstáculo. As dificuldades encontradas em relação ao ensino educacional vigente e o contato com professores e alunos das escolas-campo se mostraram algo muito enriquecedor. Como metodologia de pesquisa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. Na interpretação dos dados utilizamos a abordagem qualitativa, que possibilitara uma análise autorreflexiva dos relatórios de estágio, com o foco em contribuir com minha formação. Diante disso, constatamos que o Estágio Supervisionado é um importante momento do curso, que nos possibilita ter uma visão mais abrangente em relação à futura profissão docente. 2020-02-06T13:55:58Z 2020-02-06T13:55:58Z 2018-11-19 Monografia SANTOS, Hosana Pereira de Sousa. Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em licenciatura de Língua Inglesa. 2018. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras - Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas, UFT, Araguaína, 2018. http://hdl.handle.net/11612/1605 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Formação de Professores Relatos Reflexivos Autorreflexão Teacher training Reflective reporting Self-reflection CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Formação de Professores Relatos Reflexivos Autorreflexão Teacher training Reflective reporting Self-reflection CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Santos, Hosana Pereira de Sousa Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa |
topic_facet |
Formação de Professores Relatos Reflexivos Autorreflexão Teacher training Reflective reporting Self-reflection CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
The present monograph deals with a research on self-reflection, from my internship
reports, requested by the English Language Arts course, through an analysis of
them. Based on these analyses, the objective is to answer how the reflexive reports
can contribute to the English teachers’ formation. Throughout the research, we could
observe an evolution on the theme and perceive how to face each obstacle. The
difficulties encountered in relation to the prevailing educational system and the
contact with teachers and students from the schools proved to be very enriching. As
a research methodology, we carry out a bibliographical and documentary research.
In the interpretation of the data, we used the qualitative approach, which allowed for
a self-reflexive analysis of the internship reports, with a focus on contributing to my
training. Given this, we find that the Supervised Internship is an important moment of
the course, which allows us to have a more comprehensive vision regarding the
future teaching profession. |
author_additional |
Vieira, Miliane Moreira Cardoso |
author_additionalStr |
Vieira, Miliane Moreira Cardoso |
format |
Monografia |
author |
Santos, Hosana Pereira de Sousa |
title |
Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa |
title_short |
Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa |
title_full |
Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa |
title_fullStr |
Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa |
title_full_unstemmed |
Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa |
title_sort |
contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em licenciatura em língua inglesa |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2020 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/1605 |
_version_ |
1787134288118939648 |
score |
11.755432 |