Monografia

Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa

The present monograph deals with a research on self-reflection, from my internship reports, requested by the English Language Arts course, through an analysis of them. Based on these analyses, the objective is to answer how the reflexive reports can contribute to the English teachers’ formation....

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Hosana Pereira de Sousa
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1605
id ir-11612-1605
recordtype dspace
spelling ir-11612-16052020-02-07T06:00:57Z Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa Santos, Hosana Pereira de Sousa Vieira, Miliane Moreira Cardoso Formação de Professores Relatos Reflexivos Autorreflexão Teacher training Reflective reporting Self-reflection CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS The present monograph deals with a research on self-reflection, from my internship reports, requested by the English Language Arts course, through an analysis of them. Based on these analyses, the objective is to answer how the reflexive reports can contribute to the English teachers’ formation. Throughout the research, we could observe an evolution on the theme and perceive how to face each obstacle. The difficulties encountered in relation to the prevailing educational system and the contact with teachers and students from the schools proved to be very enriching. As a research methodology, we carry out a bibliographical and documentary research. In the interpretation of the data, we used the qualitative approach, which allowed for a self-reflexive analysis of the internship reports, with a focus on contributing to my training. Given this, we find that the Supervised Internship is an important moment of the course, which allows us to have a more comprehensive vision regarding the future teaching profession. A presente monografia aborda uma pesquisa sobre autorreflexão, a partir dos meus relatórios de estágio, solicitados pelo curso de Letras/Inglês, através de uma análise dos mesmos. Com base nessa análise, objetiva-se responder como a autorreflexão de relatos reflexivos pode contribuir na formação de professores de língua inglesa. Ao longo da pesquisa, pudemos observar uma evolução sobre o tema e perceber como enfrentar cada obstáculo. As dificuldades encontradas em relação ao ensino educacional vigente e o contato com professores e alunos das escolas-campo se mostraram algo muito enriquecedor. Como metodologia de pesquisa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. Na interpretação dos dados utilizamos a abordagem qualitativa, que possibilitara uma análise autorreflexiva dos relatórios de estágio, com o foco em contribuir com minha formação. Diante disso, constatamos que o Estágio Supervisionado é um importante momento do curso, que nos possibilita ter uma visão mais abrangente em relação à futura profissão docente. 2020-02-06T13:55:58Z 2020-02-06T13:55:58Z 2018-11-19 Monografia SANTOS, Hosana Pereira de Sousa. Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em licenciatura de Língua Inglesa. 2018. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras - Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas, UFT, Araguaína, 2018. http://hdl.handle.net/11612/1605 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação de Professores
Relatos Reflexivos
Autorreflexão
Teacher training
Reflective reporting
Self-reflection
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Formação de Professores
Relatos Reflexivos
Autorreflexão
Teacher training
Reflective reporting
Self-reflection
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Santos, Hosana Pereira de Sousa
Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa
topic_facet Formação de Professores
Relatos Reflexivos
Autorreflexão
Teacher training
Reflective reporting
Self-reflection
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description The present monograph deals with a research on self-reflection, from my internship reports, requested by the English Language Arts course, through an analysis of them. Based on these analyses, the objective is to answer how the reflexive reports can contribute to the English teachers’ formation. Throughout the research, we could observe an evolution on the theme and perceive how to face each obstacle. The difficulties encountered in relation to the prevailing educational system and the contact with teachers and students from the schools proved to be very enriching. As a research methodology, we carry out a bibliographical and documentary research. In the interpretation of the data, we used the qualitative approach, which allowed for a self-reflexive analysis of the internship reports, with a focus on contributing to my training. Given this, we find that the Supervised Internship is an important moment of the course, which allows us to have a more comprehensive vision regarding the future teaching profession.
author_additional Vieira, Miliane Moreira Cardoso
author_additionalStr Vieira, Miliane Moreira Cardoso
format Monografia
author Santos, Hosana Pereira de Sousa
title Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa
title_short Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa
title_full Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa
title_fullStr Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa
title_full_unstemmed Contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em Licenciatura em Língua Inglesa
title_sort contribuições da análise autorreflexiva dos relatórios de estágio na formação em licenciatura em língua inglesa
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/1605
_version_ 1787134288118939648
score 11.675088