Monografia

Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016

This paper describes a case report about teaching activities of multiseriate program, applied to students of Rural Area in Municipality of Novo Repartimento on state of Pará. Has objetive to describe how is reality of educational activity multisseriado and applied in the series of 1st to 5th and...

ver descrição completa

Autor principal: Moreira, Cleisiane Lopes
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/1797
id ir-11612-1797
recordtype dspace
spelling ir-11612-17972020-02-22T06:01:45Z Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016 Moreira, Cleisiane Lopes Paiva, Joseilson Alves de Ensino Básico Ensino Multisseriado Educação Rural Basic Education Multiseriate Process Rural Education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This paper describes a case report about teaching activities of multiseriate program, applied to students of Rural Area in Municipality of Novo Repartimento on state of Pará. Has objetive to describe how is reality of educational activity multisseriado and applied in the series of 1st to 5th and 6th and 7th year of elementary school. The work describ at difficulties and challenges find by teachers and students. The multi-seriado teaching developed brings to student more learning difficulties, since the teacher has as responsibility to teach in class to various series in the same room, and has work with the different levels of learning. The Teachers has responsible in addition to their classes, for doing school meals and cleaning at unit. The school structure was extremely precarious, the union community together with the teacher, maked to efforts for construction of a new school, improving the conditions of teaching learning of the school, bringing students a better school structure tand beter attendance conditions, consequently improving classes and teaching. Although there are many problems in this teaching process, the assisted community strives to keep it going, because ther'nt existen olther form to education in this region, thus demonstrating the fragility of basic education in our Country's Rural Zone. Este trabalho trata de um relato de caso onde descreve as atividades de docência em modalidade de ensino multisseriado, aplicado aos alunos da Zona Rural do Município de Novo Repartimento no estado do Pará. Tem como objetivo descrever como foi a realidade desta atividade educacional multisseriada e aplicada nas serieis de 1º ao 5º e 6º e 7º ano do ensino fundamental. O trabalho destaca as dificuldades e desafios enfrentados por professores e alunos. O ensino multisseriado desenvolvido traz para o aluno dificuldades de aprendizagem, pois o docente tem como responsabilidade ministrar aula para várias turmas na mesma sala, trabalhando com os diferentes níveis de aprendizagem. Os professores além de ministras aulas, assumem também a reponsabilidade pela, merenda escolar e limpeza da unidade. As estruturas das escolas são extremamente precárias. Houve a necessidade da própria comunidade com união e perseverança junto com a docente, fazerem mutirões para a construção de uma nova unidade escolar menos precária, e então assim poder suprir a lotação dos alunos e melhorar as condições de atendimento e consequentemente melhorar aulas e o processo de ensino. Embora existam muitos problemas neste processo de ensino, a comunidade atendida se esforça e mantê-la funcionando, pois é a única forma de ensino da região, demonstrando assim a fragilidade do ensino básico na Zona Rural do nosso País. 2020-02-21T21:34:08Z 2020-02-21T21:34:08Z 2020-02-21 Monografia MOREIRA, Cleisiane Lopes. Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016. 2017. 38 f. Monografia (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017. http://hdl.handle.net/11612/1797 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::QUÍMICA Araguaína Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Ensino Básico
Ensino Multisseriado
Educação Rural
Basic Education
Multiseriate Process
Rural Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Ensino Básico
Ensino Multisseriado
Educação Rural
Basic Education
Multiseriate Process
Rural Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Moreira, Cleisiane Lopes
Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016
topic_facet Ensino Básico
Ensino Multisseriado
Educação Rural
Basic Education
Multiseriate Process
Rural Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This paper describes a case report about teaching activities of multiseriate program, applied to students of Rural Area in Municipality of Novo Repartimento on state of Pará. Has objetive to describe how is reality of educational activity multisseriado and applied in the series of 1st to 5th and 6th and 7th year of elementary school. The work describ at difficulties and challenges find by teachers and students. The multi-seriado teaching developed brings to student more learning difficulties, since the teacher has as responsibility to teach in class to various series in the same room, and has work with the different levels of learning. The Teachers has responsible in addition to their classes, for doing school meals and cleaning at unit. The school structure was extremely precarious, the union community together with the teacher, maked to efforts for construction of a new school, improving the conditions of teaching learning of the school, bringing students a better school structure tand beter attendance conditions, consequently improving classes and teaching. Although there are many problems in this teaching process, the assisted community strives to keep it going, because ther'nt existen olther form to education in this region, thus demonstrating the fragility of basic education in our Country's Rural Zone.
author_additional Paiva, Joseilson Alves de
author_additionalStr Paiva, Joseilson Alves de
format Monografia
author Moreira, Cleisiane Lopes
title Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016
title_short Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016
title_full Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016
title_fullStr Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016
title_full_unstemmed Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016
title_sort relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do pará nos anos de 2015 e 2016
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2020
url http://hdl.handle.net/11612/1797
_version_ 1787134128369434624
score 11.755432