/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO.
The present research had as its purpose to analizy some violence and conflict management and representations in one of the public schools in Tocantinópolis-To. The methodology applied it was the direct observation and open interviews with school‟ students and the pedagogical advisor. With this re...
Autor principal: | Mota, Ana Paula Silva |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/2265 |
id |
ir-11612-2265 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-22652021-02-27T06:02:20Z Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO. Mota, Ana Paula Silva França, Paula Marcela Ferreira Escola Violências Conflitos Representações Agenciamentos School Violence Conflicts Representations Management CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL The present research had as its purpose to analizy some violence and conflict management and representations in one of the public schools in Tocantinópolis-To. The methodology applied it was the direct observation and open interviews with school‟ students and the pedagogical advisor. With this resources sought to interpret the conflicts and violence as shared perception/construction, also permeate by ideologies, and identify managements and representations of the members from the school community studied. Sought to perceive how a small town‟s interactions and social organization influence the way conflicts and violence are managed, or silenced, or identified, in the researched school – where the physical violence happens randomly and present conflicts not often are enunciated. A presente pesquisa teve como objetivo analisar algumas representações e agenciamentos dos conflitos e violências em uma instituição escolar pública da cidade Tocantinópolis-To. A metodologia utilizada foi à observação direta e entrevistas semiestruturadas e abertas realizadas com estudantes e com a orientadora pedagógica da escola. Com esses recursos procuramos interpretar os conflitos e violências como percepções/construções compartilhadas, também permeados por ideologias, e identificar agenciamentos e representações dos membros da comunidade escolar pesquisada. Procurou-se ainda observar como as interações e organização social de uma pequena cidade influenciam no modo como são gerenciados os conflitos e violências, ora silenciados, ora identificados, na escola estudada - onde a violência física acontece aleatoriamente e conflitos presentes nem sempre são enunciados. 2021-02-26T11:01:01Z 2021-02-26T11:01:01Z 2020-12-09 Monografia Mota, Ana Paula Silva. Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO. 2020. 52 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO. http://hdl.handle.net/11612/2265 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAIS Tocantinópolis Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Escola Violências Conflitos Representações Agenciamentos School Violence Conflicts Representations Management CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Escola Violências Conflitos Representações Agenciamentos School Violence Conflicts Representations Management CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL Mota, Ana Paula Silva Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO. |
topic_facet |
Escola Violências Conflitos Representações Agenciamentos School Violence Conflicts Representations Management CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL |
description |
The present research had as its purpose to analizy some violence and conflict
management and representations in one of the public schools in Tocantinópolis-To.
The methodology applied it was the direct observation and open interviews with
school‟ students and the pedagogical advisor. With this resources sought to interpret
the conflicts and violence as shared perception/construction, also permeate by
ideologies, and identify managements and representations of the members from the
school community studied. Sought to perceive how a small town‟s interactions and
social organization influence the way conflicts and violence are managed, or
silenced, or identified, in the researched school – where the physical violence
happens randomly and present conflicts not often are enunciated. |
author_additional |
França, Paula Marcela Ferreira |
author_additionalStr |
França, Paula Marcela Ferreira |
format |
Monografia |
author |
Mota, Ana Paula Silva |
title |
Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO. |
title_short |
Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO. |
title_full |
Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO. |
title_fullStr |
Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO. |
title_full_unstemmed |
Identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de Tocantinópolis - TO. |
title_sort |
identificando e invisibilizando conflitos e violências na escola: representações e agenciamentos de membros de uma comunidade escolar de tocantinópolis - to. |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/2265 |
_version_ |
1787134338133917696 |
score |
11.755432 |