/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências
The objective of this work is to develop a discussion based on the analysis of the Common National Base Curriculum (BNCC), focusing on the stage of Early Childhood Education, problematizing an association between the concepts of learning and development rights and fields of experience with the ph...
Autor principal: | Santos, Lázaro Pereira dos |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/2673 |
id |
ir-11612-2673 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-26732021-04-21T06:01:40Z Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências Santos, Lázaro Pereira dos Oliveira, Marco Aurélio Gomes de BNCC Dewey Educação Infantil Direitos de aprendizagem e desenvolvimento Campos de experiência BNCC Dewey Child education Learning and development rights Fields of experience. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The objective of this work is to develop a discussion based on the analysis of the Common National Base Curriculum (BNCC), focusing on the stage of Early Childhood Education, problematizing an association between the concepts of learning and development rights and fields of experience with the philosophical foundations and historical aspects of Deweyana educational theory. The research developed here has a bibliographic and documentary methodology, with a qualitative character, where the data are analyzed with the intention of understanding the legal frameworks and the possible philosophical and pedagogical foundations that support the elaboration of the BNCC. After an intense study on the selected works that deal with the theme of our research, we can conclude that there is a similarity between the concepts approached at BNCC with the foundations of John Dewey. However, it is worth mentioning that this author is not the only one who addresses these topics, let alone that his ideas are incorporated in the entirety, construction and implementation of the BNCC. With this, it is desired to awaken the interest to provoke the debate around the theme for this discussion, so that one can know the contributions of this author to BNCC, and to instigate them to a theoretical deepening on the theme in question. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma discussão a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com enfoque na etapa da Educação Infantil, problematizando uma associação entre os conceitos de direitos de aprendizagem e desenvolvimento e campos de experiência com os fundamentos filosóficos e históricos da teoria educacional deweyana. A pesquisa aqui desenvolvida possui uma metodologia de cunho bibliográfico e documental, com caráter qualitativo, onde os dados são analisados na intenção de compreender quais os marcos legais e os possíveis fundamentos filosóficos e pedagógicos que embasam a elaboração da BNCC. Após um intenso estudo sobre as obras selecionadas que tratam do tema da nossa pesquisa, podemos concluir que existe uma semelhança entre os conceitos abordados na BNCC com os fundamentos de John Dewey. Mas, vale destacar que este autor não é o único que aborda essas temáticas, e muito menos que suas ideias são incorporadas na totalidade, construção e implementação da BNCC. Com isso deseja-se provocar o debate em torno da temática para que se possa conhecer as contribuições desse autor para a BNCC e para instiga-los a um aprofundamento teórico sobre a temática em questão. 2021-04-20T14:05:46Z 2021-04-20T14:05:46Z 2021-04-13 Monografia Santos, Lázaro Pereira dos. Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências. 2021. 58 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2021. http://hdl.handle.net/11612/2673 pt_BR Acesso Livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA Tocantinópolis Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
BNCC Dewey Educação Infantil Direitos de aprendizagem e desenvolvimento Campos de experiência BNCC Dewey Child education Learning and development rights Fields of experience. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
BNCC Dewey Educação Infantil Direitos de aprendizagem e desenvolvimento Campos de experiência BNCC Dewey Child education Learning and development rights Fields of experience. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Santos, Lázaro Pereira dos Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências |
topic_facet |
BNCC Dewey Educação Infantil Direitos de aprendizagem e desenvolvimento Campos de experiência BNCC Dewey Child education Learning and development rights Fields of experience. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
The objective of this work is to develop a discussion based on the analysis of the Common
National Base Curriculum (BNCC), focusing on the stage of Early Childhood Education,
problematizing an association between the concepts of learning and development rights and
fields of experience with the philosophical foundations and historical aspects of Deweyana
educational theory. The research developed here has a bibliographic and documentary
methodology, with a qualitative character, where the data are analyzed with the intention of
understanding the legal frameworks and the possible philosophical and pedagogical
foundations that support the elaboration of the BNCC. After an intense study on the selected
works that deal with the theme of our research, we can conclude that there is a similarity
between the concepts approached at BNCC with the foundations of John Dewey. However, it
is worth mentioning that this author is not the only one who addresses these topics, let alone
that his ideas are incorporated in the entirety, construction and implementation of the BNCC.
With this, it is desired to awaken the interest to provoke the debate around the theme for this
discussion, so that one can know the contributions of this author to BNCC, and to instigate them
to a theoretical deepening on the theme in question. |
author_additional |
Oliveira, Marco Aurélio Gomes de |
author_additionalStr |
Oliveira, Marco Aurélio Gomes de |
format |
Monografia |
author |
Santos, Lázaro Pereira dos |
title |
Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências |
title_short |
Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências |
title_full |
Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências |
title_fullStr |
Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências |
title_full_unstemmed |
Educação Infantil na BNCC: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências |
title_sort |
educação infantil na bncc: fundamentos filosóficos e históricos dos conceitos de direitos de aprendizagem/desenvolvimento e campo de experiências |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/2673 |
_version_ |
1787134971263057920 |
score |
11.755432 |