Monografia

A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores

This monograph aims to discuss the central concepts of the theory developed by Jean William Fritz Piaget, known as Genetic Epistemology, from the perspective of intellectual cognitive development of the subject. The research presents the stages of intellectual cognitive development and their specif...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Fábio Pereira de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/2855
id ir-11612-2855
recordtype dspace
spelling ir-11612-28552021-08-17T06:05:56Z A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores Oliveira, Fábio Pereira de Stach-Haertel, Brigitte Ursula Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores. Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores. This monograph aims to discuss the central concepts of the theory developed by Jean William Fritz Piaget, known as Genetic Epistemology, from the perspective of intellectual cognitive development of the subject. The research presents the stages of intellectual cognitive development and their specificities, as well as the processes of formation of cognitive structures described by the theory of equilibrium. Piaget explains, through the concepts of assimilation, accommodation and equilibrium, the interactions of the subject with the object, obtaining as a product of this relationship the construction of knowledge. Based on this theory, formative experiences are presented during internship and academic monitoring curriculum activities. It is necessary to consider the relevance of the theme researched here, being to the future educators the important contribution of this theoretical reference for the strengthening of their formation and professional qualification. Esta monografia tem como objetivo discutir os conceitos centrais da teoria desenvolvida por Jean William Fritz Piaget, conhecida como a Epistemologia Genética, na perspectiva do desenvolvimento cognitivo intelectual do sujeito. A pesquisa apresenta os estágios do desenvolvimento cognitivo intelectual e suas especificidades, bem como os processos de formação das estruturas cognitivas descritas pela teoria da equilibração. Piaget explicita, por intermédio dos conceitos de assimilação, acomodação e equilibração, as interações do sujeito com o objeto obtendo como produto dessa relação a construção do conhecimento. Com base nesta teoria são apresentadas experiências formativas durante atividades curriculares de estágio e de monitoria acadêmica. Há que se considerar a relevância do tema aqui pesquisado ficando aos futuros pedagogos a importante contribuição desse referencial teórico para o fortalecimento de sua formação e qualificação profissional. 2021-06-28T13:59:03Z 2021-06-28T13:59:03Z 2021-06-28 Monografia OLIVEIRA, Fábio Pereira de. A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores. 2019. 64 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019. http://hdl.handle.net/11612/2855 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Miracema Pedagogia Miracema Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores.
Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores.
spellingShingle Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores.
Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores.
Oliveira, Fábio Pereira de
A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores
topic_facet Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores.
Epistemologia genética; Desenvolvimento cognitivo intelectual; Jean Piaget; Formação de professores.
description This monograph aims to discuss the central concepts of the theory developed by Jean William Fritz Piaget, known as Genetic Epistemology, from the perspective of intellectual cognitive development of the subject. The research presents the stages of intellectual cognitive development and their specificities, as well as the processes of formation of cognitive structures described by the theory of equilibrium. Piaget explains, through the concepts of assimilation, accommodation and equilibrium, the interactions of the subject with the object, obtaining as a product of this relationship the construction of knowledge. Based on this theory, formative experiences are presented during internship and academic monitoring curriculum activities. It is necessary to consider the relevance of the theme researched here, being to the future educators the important contribution of this theoretical reference for the strengthening of their formation and professional qualification.
author_additional Stach-Haertel, Brigitte Ursula
author_additionalStr Stach-Haertel, Brigitte Ursula
format Monografia
author Oliveira, Fábio Pereira de
title A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores
title_short A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores
title_full A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores
title_fullStr A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores
title_full_unstemmed A epistemologia genética de Jean Piaget e suas contribuições para a formação de professores
title_sort epistemologia genética de jean piaget e suas contribuições para a formação de professores
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/2855
_version_ 1787134389692399616
score 11.653393