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Tese
PARA ALÉM DO ATUAL. A Tecnologia Intelectual Espaço do Brincar e suas implicações para a potencialização do ludus na formação inicial de professores.
Traçamos aqui a tese que levanta reflexões acerca do uso da Tecnologia Intelectual Espaço do Brincar na formação inicial de professores do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Amazonas. O Espaço do Brincar foi desenvolvido durante o período de 2014 a 2016 com a proposta de ser um ambiente...
Autor principal: | Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2010088367727908 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7817 |
Resumo: |
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Traçamos aqui a tese que levanta reflexões acerca do uso da Tecnologia Intelectual Espaço do Brincar na formação inicial de professores do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Amazonas. O Espaço do Brincar foi desenvolvido durante o período de 2014 a 2016 com a proposta de ser um ambiente digital alternativo para o suporte didático às disciplinas e pesquisas na área do lúdico infantil. Ele foi concebido por uma equipe multidisciplinar do Cefort/Ufam e está hospedado no Laboratório de Produção de Materiais e Mediações em Ambientes Hipermídia. Adotamos como método para o manejo da investigação a cartografia. Ela pressupõe a habitação territorial durante todas as fases do trabalho investigativo, inclusive para o levantamento das pistas que compuseram o projeto inicial, o mapeamento dos fluxos e os agenciamentos que atravessaram o dispositivo de pesquisa. Com o intuito de extrair as linhas de variação da problemática investigada, no primeiro semestre de 2017, estivemos implicados na disciplina Jogos e Atividades Lúdicas e, em 2019, retornamos ao acompanhamento de processos na disciplina Estágio Supervisionado II. Assim, partindo do objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como as tecnologias da inteligência, mais precisamente a TI Espaço do Brincar e seus agenciamentos, potencializam o ludus na formação inicial de professores. A fundamentação teórica do trabalho está alicerçada em Lévy (2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2014); Deleuze e Guattari (1992, 1995, 2011); Passos, Kastrup, Escócia (2015); Passos, Kastrup, Tedesco (2014); Huizinga (2014); Perrenoud (2001, 2002, 2013). A experiência imanente no território desvelou que as tecnologias digitais geram um movimento dialético de atualização e virtualização constantes que potencializam os esquemas de pensamento e ação, no processo de apropriação do saber, dos professores em formação inicial. |