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Tese
Para além da aldeia e da escola: um estudo decolonial de aquisição da língua portuguesa pelos indígenas Wai-Wai da aldeia Aapuera, Amazônia Brasileira
O objetivo deste estudo que investigou a aquisição da Língua Portuguesa entre os Wai-wai (Karib) é analisar, com base na teoria decolonial, os sentidos que assume a aquisição da Língua Portuguesa pelos indígenas Wai-wai da Aldeia Mapuera, Amazônia brasileira. Para tanto, parte da seguinte ques...
Autor principal: | Câncio, Raimundo Nonato de Pádua |
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Grau: | Tese |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/3078 |
Resumo: |
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O objetivo deste estudo que investigou a aquisição da Língua Portuguesa entre os Wai-wai
(Karib) é analisar, com base na teoria decolonial, os sentidos que assume a aquisição da
Língua Portuguesa pelos indígenas Wai-wai da Aldeia Mapuera, Amazônia brasileira. Para
tanto, parte da seguinte questão: no contexto da realidade dos indígenas Wai-wai da Aldeia
Mapuera, Amazônia brasileira, que sentidos assume a aquisição de Língua Portuguesa?
Metodologicamente, caracteriza-se como um Estudo de Caso do Tipo Etnográfico, cuja
abordagem é qualitativa, realizado na escola e na aldeia, junto à professores e a sujeitos
indígenas, utilizando-se como recurso de pesquisa a observação, a entrevista e o diário de
campo. O estudo apresenta como base teórica crítica de reflexão a Teoria Decolonial e o Pós colonialismo, tendo em vista a relação entre os sujeitos Wai-wai, a aquisição da Língua
Portuguesa e o lugar que esta língua passa a ocupar na cultura indígena. Os resultados do
estudo convergiram para a confirmação da hipótese, logo, para a afirmação da tese, de que a
aquisição da Língua Portuguesa, historicamente reivindicada pelos indígenas Wai-wai da
Aldeia Mapuera, embora ocorra de forma a tentar negar suas culturas e submetê-los política e
epistemologicamente, produziu e ainda produz práticas de resistência e enfrentamentos.
Sustenta-se este argumento no fato de que a aquisição da Língua Portuguesa, inicialmente, só
foi possível pelo enfrentamento dos missionários que tentaram embargar esse processo na
aldeia. E no fato de que, hoje, para além da escola e da aldeia, essa aquisição ocorre tanto na
cidade como nos espaços de circulação com os não indígenas, na convivência, na
interlocução, e nas circunstâncias de comunicação mobilizadas pelas necessidades
comunicativas. |