/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental
The teaching of literature in the public network needs strategies that will captivate the readership to appreciate this art. This research, applied in a public school in Palmas - TO, aimed to understand and revise ways of working literary reading, used, to encourage reading in young people and...
Autor principal: | Cavalcante, Télia Batista |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/3164 |
id |
ir-11612-3164 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-31642021-10-01T06:00:59Z Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental Cavalcante, Télia Batista Medeiros, Valéria da Silva Contadores de histórias; protagonismo juvenil; incentivo à leitura; mediadores de leitura e leitura literária; Storytellers; youth protagonism; encouragement of reading; mediators of reading and literary reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS The teaching of literature in the public network needs strategies that will captivate the readership to appreciate this art. This research, applied in a public school in Palmas - TO, aimed to understand and revise ways of working literary reading, used, to encourage reading in young people and children, the Storytelling. As a strategy we propose to stimulate the participation of the young people of the 9th year of Elementary School in cultural activities, forming them mediators / multipliers. The research focus on the field of the intervention. It was developed with a group of twelve students of the final series in five stages: recruitment; first readings and group interaction; formation of reading mediators - theory; planning / training and presentations. Understanding that reading is extremely important for the social context comprehension and that it is also important that the youth be protagonist in the struggle for a better future, there has been a desire to use this instrument as a way to disseminate the taste for literary art. From the results of this action research it was possible to visualize that a simple process whose students are transforming agents can contribute satisfactorily to cultural, intellectual development, improve interpersonal relations, orality and writing. In order to form this community of readers, we started by reading and studying wonderful tales as a genre focus and we used the logbook to collect the data both on the readings carried out on the course and the record of all the steps seen from each group's perspective. In light of storytelling, literary reading and literary literacy, we work with the notions postulated by Coelho (2006), Busatto (2007), Colomer (2007), Cosson (2018) and Candido (2012). Muito se discute atualmente acerca da necessidade de estratégias que cativem o público para a aquisição do hábito da leitura e formação de leitores críticos na rede pública de ensino no Brasil. Esta pesquisa, aplicada em uma escola pública de Palmas – TO, tem por objetivo buscar novas formas - e rever antigas - de trabalhar a leitura literária, utilizando a Contação de Histórias como estratégia para incentivar à leitura entre jovens e crianças, estimulando a participação dos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental em atividades culturais, formando-os também como mediadores/multiplicadores. A pesquisa situou-se no campo interventivo, desenvolvida com um grupo de doze alunos das séries finais em cinco etapas: recrutamento; primeiras leituras e interação do grupo; formação de mediadores de leitura – a teoria; planejamento/treinamento e apresentações. Entendendo que a leitura é fundamental para a compreensão do contexto social e atuação no mesmo, acreditamos que é igualmente importante que a juventude seja protagonista na luta por um futuro menos desigual socialmente, assim surgiu a vontade de utilizar deste instrumento como um caminho para a disseminação do gosto pela leitura. Os resultados desta pesquisa-ação possibilitam visualizar que um processo simples, no qual os alunos entendam-se como agentes transformadores, pode contribuir satisfatoriamente para seu desenvolvimento cultural, intelectual, melhorar as relações interpessoais, a comunicação oral e escrita. Para formar essa comunidade de leitores, elegemos a leitura e o estudo de contos maravilhosos e utilizamos o diário de bordo para coletar os dados tanto sobre as leituras realizadas no percurso como para registrar todas as etapas vistas pela perspectiva de cada jovem do grupo. O projeto foi considerado como um dos três melhores da disciplina de Língua Portuguesa em um evento para professores das escolas públicas do município de Palmas. À luz da contação de histórias, da leitura literária e do letramento literário, trabalhamos com as noções postuladas por Coelho (2006), Busatto (2007), Colomer (2007), Cosson (2018) e Candido (2012). 2021-09-30T19:43:02Z 2021-09-30T19:43:02Z 2019-08-29 Dissertação CAVALCANTE, Télia Batista. Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental. 2019.137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2019. http://hdl.handle.net/11612/3164 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras Araguaína |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Contadores de histórias; protagonismo juvenil; incentivo à leitura; mediadores de leitura e leitura literária; Storytellers; youth protagonism; encouragement of reading; mediators of reading and literary reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Contadores de histórias; protagonismo juvenil; incentivo à leitura; mediadores de leitura e leitura literária; Storytellers; youth protagonism; encouragement of reading; mediators of reading and literary reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Cavalcante, Télia Batista Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental |
topic_facet |
Contadores de histórias; protagonismo juvenil; incentivo à leitura; mediadores de leitura e leitura literária; Storytellers; youth protagonism; encouragement of reading; mediators of reading and literary reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
The teaching of literature in the public network needs strategies that will captivate the
readership to appreciate this art. This research, applied in a public school in Palmas -
TO, aimed to understand and revise ways of working literary reading, used, to
encourage reading in young people and children, the Storytelling. As a strategy we
propose to stimulate the participation of the young people of the 9th year of
Elementary School in cultural activities, forming them mediators / multipliers. The
research focus on the field of the intervention. It was developed with a group of
twelve students of the final series in five stages: recruitment; first readings and group
interaction; formation of reading mediators - theory; planning / training and
presentations. Understanding that reading is extremely important for the social
context comprehension and that it is also important that the youth be protagonist in
the struggle for a better future, there has been a desire to use this instrument as a
way to disseminate the taste for literary art. From the results of this action research it
was possible to visualize that a simple process whose students are transforming
agents can contribute satisfactorily to cultural, intellectual development, improve
interpersonal relations, orality and writing. In order to form this community of readers,
we started by reading and studying wonderful tales as a genre focus and we used
the logbook to collect the data both on the readings carried out on the course and the
record of all the steps seen from each group's perspective. In light of storytelling,
literary reading and literary literacy, we work with the notions postulated by Coelho
(2006), Busatto (2007), Colomer (2007), Cosson (2018) and Candido (2012). |
author_additional |
Medeiros, Valéria da Silva |
author_additionalStr |
Medeiros, Valéria da Silva |
format |
Dissertação |
author |
Cavalcante, Télia Batista |
title |
Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental |
title_short |
Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental |
title_full |
Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental |
title_sort |
contação de histórias e formação de leitores: leitura literária nas séries finais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2021 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/3164 |
_version_ |
1787134190153629696 |
score |
11.755432 |