Monografia

Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares.

This work is part of the project of developing a teaching-learning platform for the Algebra Linear (AlfaGebra) discipline, thus allowing students of the Computer Science course to learn Linear Algebra. The proposed platform essentially addresses three modules: systems of linear equations, vector...

ver descrição completa

Autor principal: Santiago, Jhonatan Sousa
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/3237
id ir-11612-3237
recordtype dspace
spelling ir-11612-32372021-10-27T06:01:34Z Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares. Santiago, Jhonatan Sousa Apolinário, Hellena Christina Fernandes Silva, Edeilson Milhomemda Álgebra Linear Ensino e aprendizagem da matemática Espaço Vetorial Transformação linear CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO This work is part of the project of developing a teaching-learning platform for the Algebra Linear (AlfaGebra) discipline, thus allowing students of the Computer Science course to learn Linear Algebra. The proposed platform essentially addresses three modules: systems of linear equations, vector spaces and linear transformations. The focus of this work was the development of the platform and the evaluation of the performance of the academics when using it, being targeted specifically to the vector space modules and linear transformations. Each module presents theoretical concepts, solved exercises, videotapes and the possibility of the academic interacting with the platform, in this way he will be able to perform the calculations and follow the step by step of the resolution. In this work we use a software life cycle with the following phases: study, analysis, design, coding, testing and deployment. Also applied is the agile Scrum development methodology for project management and planning. Therefore, the system aims to help the students of the Linear Algebra discipline in the learning of the contents and thus to evaluate the students with the comparison of a group that used the platform AlfaGebra and another that did not use it. The evaluation methodology adopted was the field survey, which was carried out with the application of questionnaires, the first questionnaire was applied to a group that did not use the system, and the other to the group that used the software, so it was possible to identify the effects of the system in the learning of academics. Este trabalho é parte do projeto de desenvolvimento de uma plataforma de ensino-aprendizagem para a disciplina de Álgebra Linear (AlfaGebra), permitindo assim auxiliar os acadêmicos dos curso de Ciência da Computação com o aprendizado de Álgebra Linear. A plataforma proposta aborda essencialmente três módulos: sistemas de equações lineares, espaços vetoriais e transformações lineares. O foco deste trabalho foi o desenvolvimento da plataforma e a avaliação do desempenho dos acadêmicos ao utilizá-la, sendo voltado especificamente para os módulos de espaço vetorial e transformações lineares. Cada módulo apresenta conceitos teóricos, exercícios resolvidos, videoaulas e a possibilidade do acadêmico interagir com a plataforma, dessa maneira ele será capaz de realizar os cálculos e acompanhar o passo a passo da resolução. Neste trabalho é utilizado um ciclo de vida de software com as seguintes fases: estudo, análise, projeto, codificação, testes e implantação. Também é aplicado a metodologia de desenvolvimento ágil Scrum para gestão e planejamento do projeto. Portanto o sistema tem como objetivo auxiliar os acadêmicos da disciplina de Álgebra Linear no aprendizado dos conteúdos e dessa forma avaliar os acadêmicos com a comparação de uma turma que utilizou a plataforma AlfaGebra e outra que não a utilizou. A metodologia de avaliação adotada foi a pesquisa de campo, sendo realizada com aplicação de questionários, o primeiro questionário foi aplicado a uma turma que não utilizou o sistema, já o outro com a turma que utilizou o software, assim foi possível identificar os efeitos do sistema no aprendizado dos acadêmicos. 2021-10-27T04:17:40Z 2021-10-27T04:17:40Z 2018 Monografia Santiago, Jhonatan Sousa. Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares. 95 f. Monografia (Graduação) – Ciência da computação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2018. http://hdl.handle.net/11612/3237 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Tocantins Palmas Ciência da computação Palmas Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Álgebra Linear
Ensino e aprendizagem da matemática
Espaço Vetorial
Transformação linear
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
spellingShingle Álgebra Linear
Ensino e aprendizagem da matemática
Espaço Vetorial
Transformação linear
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Santiago, Jhonatan Sousa
Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares.
topic_facet Álgebra Linear
Ensino e aprendizagem da matemática
Espaço Vetorial
Transformação linear
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description This work is part of the project of developing a teaching-learning platform for the Algebra Linear (AlfaGebra) discipline, thus allowing students of the Computer Science course to learn Linear Algebra. The proposed platform essentially addresses three modules: systems of linear equations, vector spaces and linear transformations. The focus of this work was the development of the platform and the evaluation of the performance of the academics when using it, being targeted specifically to the vector space modules and linear transformations. Each module presents theoretical concepts, solved exercises, videotapes and the possibility of the academic interacting with the platform, in this way he will be able to perform the calculations and follow the step by step of the resolution. In this work we use a software life cycle with the following phases: study, analysis, design, coding, testing and deployment. Also applied is the agile Scrum development methodology for project management and planning. Therefore, the system aims to help the students of the Linear Algebra discipline in the learning of the contents and thus to evaluate the students with the comparison of a group that used the platform AlfaGebra and another that did not use it. The evaluation methodology adopted was the field survey, which was carried out with the application of questionnaires, the first questionnaire was applied to a group that did not use the system, and the other to the group that used the software, so it was possible to identify the effects of the system in the learning of academics.
author_additional Apolinário, Hellena Christina Fernandes
author_additionalStr Apolinário, Hellena Christina Fernandes
format Monografia
author Santiago, Jhonatan Sousa
title Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares.
title_short Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares.
title_full Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares.
title_fullStr Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares.
title_full_unstemmed Desenvolvimento da plataforma AlfaGebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares.
title_sort desenvolvimento da plataforma alfagebra e avaliação do aprendizado dos acadêmicos da disciplina de álgebra linear - módulo espaço vetorial e transformações lineares.
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2021
url http://hdl.handle.net/11612/3237
_version_ 1787134618260996096
score 11.755432